A Itália é um dos destinos de viagem que mais preenchem o imaginário dos turistas e motivos para isso não faltam: são inúmeras cidades que se dividem entre grandes metrópoles e vilarejos históricos. Muito mais do que pontos turísticos manjados, é possível explorar a essência do país e descobrir lugares que muitos turistas ainda não conhecem.
Prova disso é o Norte da Itália, que revela cidades tão bonitas quanto antigas, mostrando um 'lado B' do turismo. São muitas construções históricas, paisagens surpreendentes e experiências inusitadas. Para quem quer conhecer a essência italiana, essa região é a pedida certa.
Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 cidades para conhecer ao Norte da Itália! Você vai se apaixonar:
TURIM
Turim é um dos principais destinos do Norte da Itália. Com mais de 2 mil anos de história, a cidade é considerada a primeira capital do país e foi também residência da Casa de Saboya [família real italiana de 1861]. O resultado disso tudo é uma cidade repleta de museus, construções importantes e muita história para contar.
Repleta de lugares que valem a visita, Turim conta com diversos lugares obrigatórios para o turismo, como a Piazza Castello, bem no centro da cidade. Ela abriga dois dos principais palácios que se transformaram em museu: o Palazzo Reale e Palazzo Madama.
MILÃO
Visitar Milão é uma experiência única – e quem já foi garante que o lugar é mais incrível do que se imagina. A cidade é avançada, com bons transportes públicos e ótimas opções de passeios. Não é à toa que o lugar é referência quando o assunto é moda, estilo de vida e artes.
Para quem quer conhecer um pouco sobre a história, o destino também é uma boa pedida. Um dos lugares interessantes da cidade é a Galeria Vittorio Emanuele II, considerada o shopping mais antigo do mundo (foi construído na primeira metade do século 19).
CINQUE TERRE
Cinque Terre é o nome dado a cinco vilarejos localizados em uma encosta banhada pelo mar Mediterrâneo. O que faz do destino ser tão especial é o seu charme e sua simplicidade, que se unem com a paisagem paradisíaca, criando um dos destinos mais incríveis da Itália e de toda Europa.
Suas vilas são: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Uma boa dica é escolher uma delas para ser seu ponto de partida de exploração e de lá sair descobrindo aos poucos (e sem pressa) o restante.
VERONA
Verona, ao Norte da Itália, ganhou fama mundial após ter sido palco de uma das histórias de amor mais conhecidas do mundo e imortalizada por Willian Shakespeare: Romeu e Julieta. Por isso, o destino atrai milhares de turistas que vão até à cidade em busca do clima de romance e das histórias que cercam o local.
Porém, muito mais do que cenário de Shakespeare, o destino guarda inúmeros pontos turísticos que valem a visita, sem contar a gastronomia italiana, que encanta a todos. A pequena cidade é o roteiro certo para um dia de viagem pela Itália.
VENEZA
Veneza é um dos destinos mais famosos da Itália e roteiro certo para quem gosta de lugares diferentes, bonitos e que possuem muitas histórias para contar. Localizada ao Nordeste da Itália, a cidade é formada por um conjunto de 118 pequenas ilhas, 170 canais e 430 pontes, sendo cercada de água por todos os lados.
Sua posição faz com que vez ou outra a cidade seja atingida por inundações fortes, causadas pelo aumento do nível da água nesses canais. Há quem diga, inclusive, que um dia esse acontecimento pode ser ainda maior, causando a imersão total ou parcial da cidade. Se é verdade ou não, não há como saber, mas uma coisa é fato: se seu sonho é conhecer o destino, nada melhor do que se programar o quanto antes.
GÊNOVA
Gênova é uma cidade portuária que tem uma grande importância econômica para o Norte da Itália. É lá que está o principal porto do país, de onde chegam mercadorias de todo o mundo. Mesmo com esse lado moderno aflorado, a charmosa cidade ainda conseguiu guardar seus traços originais. Suas ruelas e construções foram preservadas, mostrando aos turistas muita história e arte.
Dentre os pontos mais visitados de lá está o Castri, primeiro centro urbano da cidade, referente ao período dos romanos e dos etruscos. Seu patrimônio é de grande valor arquitetônico, como os famosos Palácio Spinola e Palácio Ducal.
BERGAMO
Bergamo está localizada a 60 km de Milão e é um passeio bate e volta imperdível para quem está na região. Trata-se de uma cidade histórica dividida em duas partes: a Cidade Baixa (Città Bassa) e Cidade Alta (Città Alta). As duas são completamente distintas.
A parte baixa abriga enormes avenidas, arranha céus e muito comércio, em contrapartida, a parte alta abriga uma verdadeira cidade medieval e fica no meio de enormes muros que serviam como proteção contra invasores. Bergamo foi fundada pelos celtas no século VI a.C. e é repleta de obras e construções artísticas de vários períodos.
PADOVA
Pádova é conhecida como a cidade de Shakespeare e Galileu, mas não é por isso que você deveria visitá-la. Com inúmeras construções históricas e pontos turísticos que mais parecem um cartão-postal, o destino é uma das cidades mais antigas da Itália e roteiro certo para quem gosta de descobrir mais sobre a história do país.
Um verdadeiro museu a céu aberto, talvez essa seja a melhor definição sobre Pádova. Como a maioria de suas atrações são ao ar livre, a dica é conhecer a cidade durante alguma estação mais amena, quando não faz tão frio - fato esse que impossibilita o turista de ficar nas ruas.
LAGO DI COMO
O Lago di Como é um daqueles lugares que mais parecem ter saído de um conto de fadas. Quase na divisa com a Suíça, o terceiro maior lago da Itália divide paisagem com imponentes Alpes. Em meio a tudo isso, cidades com construções coloridas levam ao turista o melhor dos costumes italianos sem perder todo o charme que um destino nas montanhas pode oferecer.
Dentre as cidades mais famosas presentes na beira do lago estão Bellagio, Como, Tremezzina, Varenna e Laglio. Para quem quer fugir um pouco do tradicional roteiro pelo país, a região da Lombardia é pedida certa.
BOLONHA
Capital da Emília-Romanha [região ao norte da Itália], a cidade de Bolonha é uma das mais modernas e avançadas do país, embora ainda consiga manter as aparências de antigo vilarejo. Recheada de construções históricas em tons alaranjados, o destino é muito procurado por quem não quer abrir mão do conforto e nem de conhecer lugares que possuem muita história.
Para quem gosta de uma boa gastronomia foi ali que nasceu o famoso molho à bolonhesa e muitas coisas mais. Posicionada perto de lagos, montanhas e planícies, a cidade tem a sua disposição os melhores ingredientes! Um roteiro gastronômico pelo país do macarrão precisa ter Bolonha.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 22 Nov 2018.