Guia da Semana

Conheça o Parque Histórico de Carambeí, um pedaço da Holanda no Brasil

Um pulo na Europa sem precisar sair do Brasil - essa é a sensação ao visitar Carembeí.

O Brasil possui cada lugar único e especial que fica difícil não se apaixonar pelo país e seus cantinhos charmosos. O Parque Histórico de Carambeí é um desses lugares impressionantes e que muita gente ainda não conhece. O local retrata fielmente a antiga colônia de imigrantes holandeses que originou a cidade de Carambeí, no Paraná. 

Com o objetivo de preservar a história e espalhar a informação para os turistas que visitam a região, foi criado um dos maiores museus a céu aberto do país, onde o turista encontra casas típicas, museus e igrejas construídas em tamanho real. Tudo para que o visitante consiga ver de perto e com detalhes como era a vida desses imigrantes. Além disso, para deixar a experiência ainda melhor, é possível comprar e saborear algumas comidinhas e doces típicos da Holanda. 

Um pulo na Europa sem precisar sair do Brasil – essa é sensação que os turistas têm ao visitar o espaço. Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse local mágico, que merece entrar na sua lista de próximos passeios. Confira:

CASA MEMÓRIA 


Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico de Carambeí


Ao chegar no Parque Histórico de Carambeí, o visitante encontra a Casa Memória, que é basicamente um museu e espaço histórico onde o turista pode entender melhor a história da vinda dos holandeses ao Brasil e como era a vida delas por aqui. É lá que está uma recriação de suas casas, representações de atividades agropecuárias dos colonos e muito mais – é importante não pular nenhuma etapa da visita para que seja possível entender de fato o espaço e sua importância. Após essa parte, uma ponte típica da Holanda leva o turista para o restante dos 100 mil metros quadrados que forma o museu a céu aberto. 
 

VILA HISTÓRICA DE CARAMBEÍ 


Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico de Carambeí

A Vila Histórica de Carambeí retrata de maneira fiel e em tamanho real a antiga colônia que deu origem a cidade de Carambeí. Por lá, estão diversas construções que simulam situações do vilarejo original: desde o modo como produziam alimento até seus costumes – como o de irem à igreja ou caminhar pelos jardins.

Cada construção é decorada com objetos e personagens que mostram situações reais, como, por exemplo, a fabricação de queijo, o moinho em funcionamento e outras coisas mais. Quem for conhecer o espaço, é bom se preparar para andar. Afinal, são muitas construções e atrações a serem visitadas.
 

PARQUE DAS ÁGUAS


Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico de Carambeí 

A parte mais nova do museu a céu aberto é o Parque das Águas, inaugurado em 2015, e que apresenta de maneira fiel a Holanda e suas casinhas coloridas, bem como suas pontes e pequenos rios. O espaço, além de retratar a moradia típica do país, tem como objetivo demonstrar a tecnologia utilizada na Holanda, na sustentabilidade dos recursos hídricos e no controle do fluxo das águas dos canais.

Além dos espaços apresentados acima, o Parque ainda vai ganhar uma área para eventos e um quarteirão destinado à cidade de Amsterdã. Ambos os locais ainda não possuem data de inauguração.
 

INFORMAÇÕES GERAIS

COMO VISITAR: não é preciso agendar a visita, sendo necessário apenas comprar o ingresso na bilheteria do parque. O agendamento é necessário apenas para grupos grandes, através do e-mail: agendamento@aphc.com.br

INGRESSO: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada) para estudantes, idosos, doadores de sangue regulares com documento comprobatório e pessoas com deficiência. Entrada gratuita de quarta-feira, exceto feriado e grupos agendados.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: terça a domingo das 11h às 18h | retirada de ingressos até 17h30 - museu não abre de segunda-feira. 

Mais informações, acesse o site oficial do Parque Histórico de Carambeí.
 

Foto da Capa: Reprodução/Instagram Oficial Parque Histórico de Carammbeí: Foto 1 e Foto 2

Atualizado em 17 Mai 2018.

Por Redação Guia da Semana
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Conheça os 21 lugares no Brasil que são considerados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO

Confira alguns dos lugares mais espetaculares do nosso país

Do pé à xícara: curso em fazenda de café de SP proporciona experiência única aos amantes da bebida

Os participantes caminham pelos cafezais, degustam variedades de café e aprendem a diferença entre o grão normal e o especial

8 hotéis e pousadas charmosas para conhecer no Sul do Brasil

Depois de conhecer essas hospedagens, você vai querer arrumar as malas e ir para o sul!

8 lugares incríveis para visitar em Salvador, na Bahia

A capital da Bahia tem uma forte influência religiosa e lugares históricos surpreendentes!

10 vinícolas incríveis para conhecer no Brasil

Não é preciso sair do Brasil para conhecer incríveis vinícolas e degustar bons rótulos de vinho!

5 fábricas de chocolate para conhecer no Brasil

Fábricas de Chocolate espalhadas pelo Brasil abrem suas portas para os visitantes conhecerem toda a produção!