Guia da Semana

Conheça o Parque Histórico de Carambeí, um pedaço da Holanda no Brasil

Um pulo na Europa sem precisar sair do Brasil - essa é a sensação ao visitar Carembeí.

O Brasil possui cada lugar único e especial que fica difícil não se apaixonar pelo país e seus cantinhos charmosos. O Parque Histórico de Carambeí é um desses lugares impressionantes e que muita gente ainda não conhece. O local retrata fielmente a antiga colônia de imigrantes holandeses que originou a cidade de Carambeí, no Paraná. 

Com o objetivo de preservar a história e espalhar a informação para os turistas que visitam a região, foi criado um dos maiores museus a céu aberto do país, onde o turista encontra casas típicas, museus e igrejas construídas em tamanho real. Tudo para que o visitante consiga ver de perto e com detalhes como era a vida desses imigrantes. Além disso, para deixar a experiência ainda melhor, é possível comprar e saborear algumas comidinhas e doces típicos da Holanda. 

Um pulo na Europa sem precisar sair do Brasil – essa é sensação que os turistas têm ao visitar o espaço. Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse local mágico, que merece entrar na sua lista de próximos passeios. Confira:

CASA MEMÓRIA 


Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico de Carambeí


Ao chegar no Parque Histórico de Carambeí, o visitante encontra a Casa Memória, que é basicamente um museu e espaço histórico onde o turista pode entender melhor a história da vinda dos holandeses ao Brasil e como era a vida delas por aqui. É lá que está uma recriação de suas casas, representações de atividades agropecuárias dos colonos e muito mais – é importante não pular nenhuma etapa da visita para que seja possível entender de fato o espaço e sua importância. Após essa parte, uma ponte típica da Holanda leva o turista para o restante dos 100 mil metros quadrados que forma o museu a céu aberto. 
 

VILA HISTÓRICA DE CARAMBEÍ 


Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico de Carambeí

A Vila Histórica de Carambeí retrata de maneira fiel e em tamanho real a antiga colônia que deu origem a cidade de Carambeí. Por lá, estão diversas construções que simulam situações do vilarejo original: desde o modo como produziam alimento até seus costumes – como o de irem à igreja ou caminhar pelos jardins.

Cada construção é decorada com objetos e personagens que mostram situações reais, como, por exemplo, a fabricação de queijo, o moinho em funcionamento e outras coisas mais. Quem for conhecer o espaço, é bom se preparar para andar. Afinal, são muitas construções e atrações a serem visitadas.
 

PARQUE DAS ÁGUAS


Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico de Carambeí 

A parte mais nova do museu a céu aberto é o Parque das Águas, inaugurado em 2015, e que apresenta de maneira fiel a Holanda e suas casinhas coloridas, bem como suas pontes e pequenos rios. O espaço, além de retratar a moradia típica do país, tem como objetivo demonstrar a tecnologia utilizada na Holanda, na sustentabilidade dos recursos hídricos e no controle do fluxo das águas dos canais.

Além dos espaços apresentados acima, o Parque ainda vai ganhar uma área para eventos e um quarteirão destinado à cidade de Amsterdã. Ambos os locais ainda não possuem data de inauguração.
 

INFORMAÇÕES GERAIS

COMO VISITAR: não é preciso agendar a visita, sendo necessário apenas comprar o ingresso na bilheteria do parque. O agendamento é necessário apenas para grupos grandes, através do e-mail: agendamento@aphc.com.br

INGRESSO: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada) para estudantes, idosos, doadores de sangue regulares com documento comprobatório e pessoas com deficiência. Entrada gratuita de quarta-feira, exceto feriado e grupos agendados.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: terça a domingo das 11h às 18h | retirada de ingressos até 17h30 - museu não abre de segunda-feira. 

Mais informações, acesse o site oficial do Parque Histórico de Carambeí.
 

Foto da Capa: Reprodução/Instagram Oficial Parque Histórico de Carammbeí: Foto 1 e Foto 2

Atualizado em 17 Mai 2018.

Por Redação Guia da Semana
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 lugares próximos a São Paulo para quem ama natureza

Conheça destinos incríveis próximos a São Paulo onde a natureza comanda!

Conheça o PETAR, destino incrível de ecoturismo em São Paulo

Formado por mais de 300 cavernas, o local abriga o maior portal de pedra do mundo!

Conheça o Vale Europeu, região do Brasil que mais parece a Europa

Essas cidades receberam grande influência européia e o resultado são lugares charmosos e que merecem uma visita!

Para economizar: 9 destinos mais em conta próximos a São Paulo

Aproveite esses destinos próximos a São Paulo para curtir uma viagem sem gastar muito!

5 trilhas próximas a São Paulo que você precisa conhecer

Conheça lugares incríveis para fazer trilhas e curtir a natureza

Lagos Andinos é opção de roteiro romântico na América do Sul

Região dos Lagos Andinos é destino perfeito para férias românticas próximas ao Brasil

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.