Guia da Semana

Minas Gerais é um daqueles destinos charmosos que sempre está na memória dos brasileiros. É lá que estão algumas das cidades históricas mais importantes do nosso país, como é o caso de Tiradentes. Localizada a cerca de 190 km de Belo Horizonte, o destino encanta por ter um dos patrimônios históricos mais bem preservados, sem contar todo aquele charme mineiro sem igual.

Fazendo parte do roteiro da Estrada Real, antiga rota que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, Tiradentes recebe este nome por conta de um dos personagens principais da Inconfidência Mineira. O destino, que é bem famoso por seu Carnaval de rua, abriga igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial.

O Guia da Semana fez um roteiro com os principais lugares para conhecer em Tiradentes:

CENTRO HISTÓRICO


Foto: Shutterstock

O melhor jeito de conhecer o Centro Histórico de Tiradentes é a pé. Caminhar sem pressa por suas ruas de pedra e ficar com o olhar atento às construções são ótimas formas de explorar a cidade. Dizem que o lugar parou no tempo já que, ao contrário de suas vizinhas, Tiradentes ainda guarda a simplicidade de uma cidade pequena, interiorana e sem tecnologias.


O LARGO DAS FORRAS

É no Largo das Forras que vão estar os principais restaurantes e bares da cidade, ou seja, à noite, a região costuma ter movimento, mas nada exagerado, uma vez que estamos falando de uma cidade pequena. Junto das construções estão pequenas capelas conhecidas como Capelas dos Passos da Paixão: elas só abrem na Sexta-Feira Santa para a procissão que recorda a morte de Jesus.

Entretanto, a principal construção é a Capela Bom Jesus da Pobreza, uma das igrejas mais simples de Tiradentes, construída no estilo Barroco e que faz jus ao nome. A dica é visitá-la no domingo de manhã e a entrada é gratuita.


O LARGO DO SOL

No Largo do Sol está a Capela de São João Evangelista, a igrejinha charmosa, sem nenhum ornamento, apenas com um sino na janela. Ela é mais um exemplo das construções simples da cidade. No largo estão também a estátua de Tiradentes e a Casa de Padre Toledo, local onde morou Tiradentes e que foi usado como ponto de encontro da revolução colonial. A visita é paga e vale o valor simbólico cobrado, principalmente para quem quer conhecer mais sobre a história do ativista.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO


Foto: Shutterstock

A principal igreja da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio. Ela contrasta com as demais construções religiosas do destino já que possui uma maior riqueza de detalhes e é maior que todas. Tanta fama se justifica simplesmente por conta de sua fachada esculpida por ninguém menos que Aleijadinho em 1810 – dizem que foi o último trabalho dele.

Para completar o espetáculo, a Matriz recebe o título de Igreja mais rica de Minas Gerais e a segunda de todo o Brasil. São mais de 400 kg de ouro, aplicados no altar, decoração da construção e mais.

BATE E VOLTA: SÃO JOÃO DEL REI


Foto: Shutterstock


São João Del Rei é uma das mais importantes e antigas cidades mineiras quando falamos sobre a época da colonização. O local nasceu em 1702 às margens do rio das Mortes pelas mãos de bandeirantes paulistas. Embora guarde o agito de uma cidade interiorana mineira, o destino ainda consegue manter suas raízes e revelar aos turistas incríveis pontos históricos.

A melhor forma de conhecer São João Del Rei em sua essência é percorrer, sem pressa, suas ruas de paralelepípedos. Estando lá, não deixe de visitar a Igreja São Francisco de Assis, que foi tombada pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. O local conta com características barrocas, com uma grande quantidade de detalhes!

Outro passeio imperdível é o roteiro de Maria Fumaça, fundado por Dom Pedro II, que tem como destino a cidade de Tiradentes.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 1 Jul 2019.