Guia da Semana
Viagens Nacionais
Por Redação Guia da Semana

Conheça Cuiabá, capital e maior cidade do Mato Grosso

Seja para curtir a cidade ou conhecer as maravilhas próximas a ela, Cuiabá vai te conquistar.

Foto: Shutterstock

Cuiabá, capital do Mato Grosso, é uma daquelas cidades com diversos atrativos turísticos. Além de ser um município muito antigo, com um patrimônio histórico importante, está situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

Seja para curtir a cidade ou conhecer as maravilhas próximas a ela, Cuiabá vai te conquistar. Por isso, o Guia da Semana fez uma galeria com lugares imperdíveis para explorar por lá:
 

CENTRO HISTÓRICO


Foto: Shutterstock

Fundada em 1719, com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se em uma das maiores cidades do Brasil em menos de duas décadas. Mesmo passada a corrida do ouro, a capital do velho oeste brasileiro ainda guarda algumas raízes do passado.

Estamos falando do Centro Histórico de Cuiabá que certamente vale a visita. Com uma arquitetura colonial, por lá é possível caminhar entre igrejas, museus e casinhas antigas. Um dos pontos mais visitados é a Igreja do Rosário e São Benedito, construída em 1730 e tombada pelo IPHAN em 1975.

PRAÇA POPULAR

Para quem quer curtir a vida noturna de Cuiabá, a Praça Popular é o lugar certo. É que lá estão os principais bares e restaurantes da cidade, sendo conhecida como uma das regiões mais boêmias de lá. Durante as noites, é comum ouvir música ao vivo saindo dos estabelecimentos que cercam a praça.

Durante o dia, o lugar é tomado por famílias e crianças que encontram na praça um espaço para tomar café, comprar sorvete e curtir atividades ao ar livre.

 

PARQUES ESTADUAIS 


Foto: Shutterstock

Áreas verdes não faltam em Cuiabá. Um dos parques mais visitados de lá é o Parque Estadual Massairo Okamura. São 7 hectares de área verde, vegetação e flora típica do cerrado, com diversas pistas para caminhada e outras atividades físicas ao ar livre. 

Outro lugar bem famoso é o Parque Estadual Mãe Bonifácia, o maior de Cuiabá, com 77 hectares. Com a sensação de ser uma verdadeira floresta dentro da cidade, o espaço conta com trilhas, espaço para atividades ao ar livre e inúmeros atrativos para as crianças.

 


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 17 Jan 2019.

Mais notícias

Conheça Porto Alegre, a incrível capital do Rio Grande do Sul

Viagens Nacionais

Conheça Santos: 8 passeios imperdíveis para curtir a cidade litorânea

Viagens Nacionais

9 viagens no Brasil que ficam ainda melhores no inverno

Viagens Nacionais

5 lugares para se aventurar em uma tirolesa pelo Brasil

Viagens Nacionais

10 hospedagens próximas a São Paulo para ir de casal e curtir um momento romântico

Viagens Nacionais

Conheça 5 retiros no Brasil para descansar o corpo e a mente

Viagens Nacionais