Guia da Semana

Você já ouviu falar em São Thomé das Letras? Trata-se de um destino conhecido por sua fama mística e que reserva aos visitantes o melhor da natureza sem precisar de muito. A cidade, no Sul de Minas Gerais, possui ares de interior com um charme sem igual.

Para quem gosta de cachoeiras, trilhas e contato com a natureza, o local conta com um leque variado de opções de passeios. Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer por lá. Confira:

A CIDADE MÍSTICA


Foto: Shutterstock

São Thomé das Letras é conhecida pelo seu forte misticismo, fator que lhe rende visita de estudiosos, ufólogos e curiosos durante todo o ano. As lendas dizem que o poder energético da cidade se dá pelo fato do local ter sido construído em cima de blocos de quartzito, emanando sempre boas energias. Não por coincidência, a mineração é a atividade mais importante para a economia do município e não é preciso muito para ver as modificações que ela causou na paisagem local.

A história da Gruta de São Thomé gira em torno da cidade. Diz à lenda que foi ali que foi encontrada a estátua de São Thomé [ela estava exposta na Igreja Matriz, mas foi roubada]. Dizem que durante a edificação da matriz foram encontrados diversos desenhos na entrada da gruta, o que muitos acreditavam ser uma prova de que o santo aparecera por lá.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS.

CASA DA PIRÂMIDE


Foto: Shutterstock

A Casa da Pirâmide fica localizada no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale em que a cidade está. O local é um point para as pessoas verem o pôr do sol, sendo um dos programas obrigatórios por lá!

É comum ter gente até no telhado para poder pegar o melhor ângulo da vista. Além disso, quando o céu estiver aberto, aproveite o local para olhar as estrelas – quem foi garante que parece que é possível tocar nelas.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS.

CACHOEIRA VALE DAS BORBOLETAS


Foto: Shutterstock

A Cachoeira do Vale das Borboletas fica na serra de São Thomé, indo para a cidade de Três Corações. Ela é formada por duas quedas d'água que formam uma piscina natural, com uma linda gruta cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas (janeiro é a época das borboletas azuis - originando o nome do local).

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS.

CENTRO HISTÓRICO DE SÃO THOMÉ

Foto: Shutterstock

O Centro de São Thomé é formado por lugares charmosos e que contam muita história. No ano de 1962, o local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais e não é pra menos, já que suas igrejas, construções e arquitetura são uma herança de mais de 200 anos. Restaurantes com música ao vivo, lojas e pousadas completam o roteiro.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 30 Out 2018.