Guia da Semana

São Thomé das Letras é destino místico e sossegado em Minas Gerais

Cachoeiras, trilhas, paisagens incríveis: o destino em meio às montanhas acalma e encanta!.

A cidade de São Thomé das Letras fica a 350 km de São Paulo e 320 km de Belo Horizonte. O destino místico fica a 1.400 metros de altitude e é cercado por lindas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e paz. 

Gosta de viagens místicas e tranquilas? Então esse é o destino certo para você. Confira um roteiro das atrações imperdíveis na cidade: 

Cachoeira do Vale das Borboletas


Reprodução: Quem Vai Foi via Acervo Setur MG/Patrick Grosner 

A Cachoeira do Vale das Borboletas fica na serra de São Thomé, indo para a cidade de Três Corações. Ela é formada por duas quedas d'água que formam uma piscina natural, com uma linda gruta cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas (janeiro é a época das borboletas azuis - originando o nome do local).

Cachoeira Shangri-lá

A Cachoeira Shangri-lá fica um pouco mais afastada da cidade, a cerca de 16 km, mas é uma parada obrigatória! Suas águas nascem de pedras de quartzito rosa, sendo uma ótima fonte de energização e relaxamento. Suas piscinas naturais rendem ótimos momentos de sossego e tranquilidade. 

Cachoeira Antares


Reprodução: Naturam

A Cachoeira Antares é considerada uma das mais bonitas da região e fica numa área de preservação em meio a uma linda mata. Para chegar até lá, é preciso caminhar cerca de 200 metros por uma trilha que leva até o local. 

Gruta do Carimbado 

A Gruta do Carimbado é uma das mais famosas e mais visitadas da cidade. Existe uma lenda que diz que ela leva até a cidade de Machu Picchu, a 4 mil quilômetros de distância. Ela fica localizada a 6 km do centro de São Thomé, na estrada para São Bento do Abade. A teoria sobre a passagem secreta ganha força, já que nunca alguém conseguiu chegar até o fim dessa gruta. De qualquer maneira, o passeio é interessante e curioso!

Gruta do Labirinto


Reprodução: São Thomé das Letras.com.br

Gruta do Labirinto é uma das mais curisosas da região. Além da formação típica rochosa, ela possui incríveis piscinas naturais. O visual é lindo e atrai a atenção dos visitantes. Com 150 metros de extensão, o local forma verdadeiros labirintos com várias saídas diferentes. 

Centro Histórico

O Centro de São Thomé é formado por lugares charmosos e que contam muita histórica. No ano de 1962, o local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais e não é pra menos, já que suas igrejas, construções e arquitetura são uma herança de mais de 200 anos atrás. Restaurantes com música ao vivo, lojas e pousadas completam o roteiro.

Casa da Pirâmide  


Reprodução: São Thomé das Letras.com.br

Casa da Pirâmide fica localizada no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale. O local é um point para as pessoas verem o por do sol, sendo um dos programas obrigatórios por lá! É comum ter gente até no telhado para poder pegar o melhor ângulo da vista! Além disso, quando o céu estiver aberto, aproveite o local para olhar as estrelas. Quem foi garante que parece que é possível tocar nelas.

Atualizado em 4 Mai 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Tá calor? 5 hotéis e pousadas próximos a São Paulo para curtir o verão

Querendo dar uma fugidinha para escapar das altas temperaturas? Aqui temos a solução!

Day Use: 6 hotéis próximos a São Paulo para passar o dia

Você consegue curtir o dia nas instalações do hotel pagando um preço menor do que a diária

Cansou da praia? 5 destinos próximos a São Paulo para se refrescar no verão

Lugares maravilhosos para quem quer variar um pouco e fugir das praias

Primeira montanha-russa aquática do Brasil inaugura nesta quinta-feira (12), em São Paulo

Atração do Thermas dos Laranjais tem 370 metros de extensão, curvas e quedas em alta velocidade

6 lugares incríveis para visitar no Jalapão e se apaixonar ainda mais por Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão é um dos principais destinos turísticos do Estado

Arraial do Cabo: conheça a região do Brasil que parece o Caribe

Você provavelmente nunca viu uma água tão cristalina assim no Brasil inteiro!