Guia da Semana

10 documentários para quem se interessa por psicologia

Conheça obras incríveis que, com certeza, te deixarão de boca aberta

Foi-se o tempo em que psicologia era "coisa para louco" e que quem fazia análise era considerado desajustado. Atualmente, mais do que nunca, as áreas do conhecimento e estudos da mente são extremamente importantes e cada vez mais procuradas. 

Assim, a psicologia - juntamente da psicanálise e psiquiatria - são assuntos que mexem com nosso interior de forma profunda e intensa e colocam-nos diante de temas conflituosos, que sempre nos fazem crescer e obter novos pontos de vista. 

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 documentários incríveis sobre essas áreas que você deveria assistir. Confira:

A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE 

O documentário é um prato cheio para os amantes do assunto. Nele, imagens raríssimas do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e relatos dele e de Jung, descrevendo, inclusive, seu primeiro encontro. O som da entrevista de Freud para a BBC, suas últimas imagens e a trajetória da psicanálise estão nas cenas, que são por Elizabeth Roudinesco e Peter Gay, dois nomes super importantes da área.

DOCUMENTÁRIO DE CARL JUNG 

Para quem não conhece, Jung foi um dos principais nomes da psicologia e da psicanálise. Trabalhou e estudou com Freud e, depois, seguiu seu caminho, criando suas próprias teorias - que são apresentadas nas cenas. 

ENCONTRO COM LACAN

Assim como Freud, Lacan também foi um nome de extrema importância para o mundo da psicanálise e para os avanços nos estudos dessa área. Mais do que isso, partiu de pensamentos onde dizia que os psicanalistas pós-freudianos teriam se distanciado muito das teorias e propôs um retorno aos estudos do pensador. Assim, o documentário mostra não apenas a vida de Jacques Lacan, como o avanço de suas teorias e direcionamentos da psicanálise.

A FÚRIA DE UM ANJO

Se alguma pessoa ainda duvida do poder que uma análise tem, este é o primeiro documentário que deveria assistir. As cenas mostram a situação inicial de uma pequena garotinha e todo o andamento do seu processo de análise. Sem dúvidas, é um material rico, seja para ver o trabalho minucioso de um analista, a troca de amor que envolve uma análise e como as situações que consideramos perdidas podem sim ser revertidas. 

O CÉREBRO INCONSCIENTE 

O documentário, que conta com a participação de diversos neurocientistas, fala sobre as ações inconscientes do ser humano, nos mostrando como nosso corpo reage a esse processo e como o cérebro consegue, a partir disso, moldar nossas atenção e percepção.

AUTISMO: OS DIFERENTES TIPOS

O documentário tem a intenção de mostrar, em cenas reais, o que de fato é o autismo, suas diferenças e como as pessoas podem lidar com a doença. 

VOZES DA ESCURIDÃO

A palavra esquizofrenia vem do grego e significa "um vão entre a mente e a alma" e o documentário traz uma pesquisa que diz que um a cada 100 norte-americanos sofrerá da doença. As cenas mostram diversas manifestações dos distúrbios psíquicos, fazendo com que consigamos enxergar este universo de uma forma nova e diferente.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O documentário fala sobre como antigamente os problemas emocionais eram escondidos e hoje são mais bem aceitos. Nas cenas, aborda o fato de que as pessoas precisam aprender a reconhecer suas emoções para que possam, então, aprender a lidar com cada uma delas.

CRIANÇAS CONSUMIDORAS: A COMERCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

O documentário trata um assunto sério, mas que nem sempre é visto como um sinal de perigo para os pais e cuidadores. Em forma de alerta para a sociedade, fala sobre como as crianças são o maior alvo das estratégias de marketing e quais são as consequências desse processo em suas respectivas vidas.

VIP's: HISTÓRIAS REAIS DE UM MENTIROSO

Em VIP's, uma jornalista encontra Marcelo, um homem que se passou por político, policial, dono da GOL, repórter, olheiro da seleção, piloto e muito mais. 

BÔNUS 1

Curta mostra o poder e a beleza de ser analista.

BÔNUS 2

O curta, feito pela Organização da Saúde, conta um pouco de como é estar com depressão, um dos males do século. 

Atualizado em 10 Set 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças