Guia da Semana

11 lugares em São Paulo obrigatórios para quem ama arte e cultura

Entre cinemas, centros culturais, bares, ruas e museus, confira opções para todos os gostos

São Paulo oferece opções de programas para todos os gostos. Mas, entre tantos deles, muitas vezes ficamos perdidos e não sabemos qual escolher. Quando o assunto é arte e cultura então, o que não faltam são lugares com as mais diversas programações.

Por isso, entre tantos, selecionamos 11 que são obrigatórios para quem gosta do assunto. Confira:

GALERIA DO ROCK

A Galeria do Rock é o lugar perfeito para quem procura coisas diferentes e alternativas ligadas ao universo da música. As lojas apresentam vitrines criativas e produtos curiosos, que vão de miniaturas a LPs raros e de roupas a adesivos e acessórios.

BECO DO BATMAN

O Beco do Batman, na Vila Madalena, pode ser definido como uma galeria de arte a céu aberto, com as paredes todas grafitadas.

GALERIA VERMELHO

Com mais de dez anos de existência, a Galeria Vermelho, mais do que um simples espaço expositivo, catalisa o que há de mais recente e inovador na arte atual, e surge como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, incentivando novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes ou já estabelecidos.

JAZZ NOS FUNDOS

O delicioso e escondido barzinho é decorado com arte e materiais reciclados. Oferece jazz ao vivo, comidinhas e cervejas.

PRAÇA ROOSEVELT

Quem a vê ou visita hoje em dia, não consegue imaginar como ela estava alguns anos atrás. Construída na década de 60, entre as ruas Consolação e Augusta, a Praça Franklin Roosevelt é um ponto de junção e integração de cultura. O local, além de ter sido adotado por milhares de skatistas, reúne cinema, bares, restaurantes e teatro.

CASA DAS ROSAS

Também conhecida como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista e é um dos cartões-postais de São Paulo. O casarão oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.

RESERVA CULTURAL

Quem procura uma programação de cinema mais exclusiva, precisa conhecer o Reserva Cultural. Com poucas salas, o espaço prioriza a exibição de filmes de arte e complementa a experiência com um café, um bistrô e uma lojinha com filmes, camisetas e outros objetos irresistíveis para o público cinéfilo.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo, conta com nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes temáticas extremamente interessantes. Mas, além das obras, sua arquitetura também é um grande atrativo. Projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e o vão livre do prédio tem mais de 70m de comprimento – um dos maiores do mundo.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA

Com salas confortáveis, boa localização e uma lojinha de deixar qualquer cinéfilo apaixonado, o Espaço Itaú de Cinema Augusta é um refúgio para quem procura o equilíbrio entre uma boa programação e um espaço agradável.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS

Cinema, fotografia, vídeo, som, televisão, artes gráficas e novas mídias. Todos estes meios são encontrados no acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Misto de museu e espaço cultural, o local tornou-se famoso pelas grandes exposições interativas nos mais diversos assuntos, mas também traz uma programação rica com cursos, mostras e sessões especiais, como o Cinematographo (com acompanhamento musical ao vivo).

MIRANTE 9 DE JULHO

Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade.

Atualizado em 18 Mai 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças