Guia da Semana

5 motivos para visitar Inhotim

Saiba por que você precisa visitar o instituto

Inhotim é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer antes de morrer. Idealizado em meados da década de 1980, transformou-se com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes.

Até hoje, mais de 500 mil pessoas já passaram pelo espaço e muitas o definem como "um lugar que possibilita uma nova forma de observar a arte, a natureza e convivência entre eles e o ser humano”.

Por isso, para que você planeje sua visita à um dos institutos mais encantadores, listamos 5 motivos pelos quais você não pode deixar de ir. Confira:

1- BRUMADINHO - MINAS GERAIS

Cercado por belezas naturais, riquezas históricas e culturais, desde sua criação, o Instituto Inhotim estabeleceu relações multidimensionais com a cidade, seja como local de trabalho para a população seja como agente propulsor de desenvolvimento social, educativo e cultural.

A cidade também possui atrativos naturais para quem gosta de aventura. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça oferece esportes como balonismo e vôo livre. O Verde Folhas oferece espaço para a prática de arvorismo. Além de relaxar observando paisagens exuberantes, o visitante pode se refrescar em cachoeiras como as da Ostra ou Osta, de Águas Claras, do Areião, da Usina de Piedade e do Paraopeba.

Dentre seus atrativos culturais a cidade conta com o Quilombo do Sapé, a Capela Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e as Igrejas Matrizes de São José e São Sebastião.

2- INSTITUTO

A visita a Inhotim é indescritível. Algumas pessoas podem até pensar que já firam algo parecido, mas, com certeza, não viram. Lá, somos tocados por absolutamente tudo que vemos, por diferentes sentidos. 

O caminho entre uma galeria e outra é também algo diferente, onde podemos apreciar a paisagem e admirar a natureza. É como um respiro para o que vamos absorver na próxima. 

É bacana ir com tempo e ficar na cidade por mais de um dia, pois o instituto é grande e torna-se quase impossível visitá-lo por completo em apenas uma tarde. 

3- JARDIM BOTÂNICO INHOTIM

A grande diversidade de plantas faz o Jardim Botânico Inhotim um espaço único, possuindo a maior coleção em número de espécies vivas entre os jardins brasileiros.

4- ARTE AO AR LIVRE

Entre as galerias dispostas no instituto, obras estão instaladas ao ar livre e também podem ser contempladas pelos visitantes. 

5- PROGRAMAÇÃO

É possível fazer visitas temáticas artística, onde mediadores incentivam conversa e reflexão sobre arte contemporânea de acordo com as obras do Inhotim, explorando o eixo amarelo do mapa. A rota conta com obras de artistas como Tunga, Amilcar de Castro e Cildo Meireles. Além disso, visitas ambientais, com temas sobre o acervo botânico, e educativas também estão entre as opções. 

Atualizado em 6 Ago 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças