Guia da Semana

Da roda de samba no boteco da esquina ao barraco de madeira que é reino para famílias inteiras; da favela que é senzala ao Brasil que também é África; entre pincéis e sprays, telas transformam-se em recortes de vida, dando origem a histórias tão reais, quanto a trajetória de quem as pinta, estejam elas em galerias ou nos muros espalhados pelas ruas da Vila.

Em cada espaço, o lúdico se faz presente, transportando o público para uma reflexão imersiva, acerca de questões que permeiam o debate de temas atuais, seja numa mesa de bar - característicos da região - ou em teatros, cinemas, escolas e tantas opções que o bairro oferece.

Assim, se a cidade de São Paulo é polo efervescente de arte e cultura, a Vila Madalena é um daqueles lugares vitais para isso e um verdadeiro tesouro para os paulistanos. Pensando nisso, o Guia da Semana um roteiro cultural imperdível para conhecer na região.

TEATROS E ESPAÇOS CULTURAIS

Galeria Fortes Vilaça


A galeria apresenta um programa dinâmico no qual artistas brasileiros e estrangeiros, jovens e consagrados, realizam exposições ambiciosas. Mostras coletivas organizadas por curadores convidados também são frequentes no programa.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500

Epicentro Cultural

O Epicentro Cultural é um espaço de criação e circulação de artes visuais, música e atividades culturais. A casa promove apresentações de música autoral, exposições de arte, atividades educativas e outros eventos multilinguagem, incluindo performance e uma mostra mensal de audiovisual disparado em tempo real.

Endereço: Rua Paulistânia, 66 - Vila Madalena

Armazém da Cidade

Um espaço de valorização de produtores artesanais de moda, design e gastronomia que tem como idealizador Gilberto Dimenstein e a intenção de colaborar com o sonho de uma cidade com mais convivência, criatividade e alegria.

Promove eventos que ocorrem sempre aos sábados e domingos, das 11h às 20h. Contando sempre com apresentações infantis, como teatro e circos, e música ao vivo, como bandas de jazz, durante todo o dia.

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 270.

Galeria Porão


Localizada no coração da Vila Madalena, possui trabalhos incríveis que deixam qualquer visitante de boca aberta. Sem dúvidas, é o porão mais artístico e surpreendente da cidade.

Endereço: Rua Aspicuelta, 145 - Vila Madalena

Galeria Tato

A Galeria é voltada para a produção de arte emergente e focada em obras que exploram grafismos, graffiti, cartoons e outros.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1339 - Pinheiros

Imã Foto Galeria

A Imã Foto Galeria possui um acervo de mais de 3 mil imagens dos principais fotógrafos brasileiros, disponíveis para exposições, consultas e encomendas.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1239

Galeria Blau Projects

Apesar de nova, a galeria já é conhecida pelas suas obras contemporâneas e, principalmente, por apoiar artistas emergentes e promever diferentes formas de manifestações artísticas.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1464 - Pinheiros

Choque Cultural

O espaço é uma referência em arte urbana e na investigação de novas linguagens contemporâneas. Apresenta jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais, investindo em intercâmbios, residências, exposições, colaborações, imersões, projetos institucionais e de arte pública.

Endereço: Rua João Moura, 997

A7MA

A arte de rua está definida sob intenções que geralmente resultam em trabalhos coletivos, cheios de presença humana e fortes toques de questionamento. O espaço de arte e cultura, ‘A7MA’ (lê-se a sétima) em São Paulo é a morada para muitas dessas produções. Por lá, só se somam artistas, telas pincéis e amigos – por meio do desejo genuíno de amplificar a arte contemporânea com influencias da rua, até o limite do possível.

Endereço: Rua Harmonia, 95 - Vila Madalena

Centro Cultural Rio Verde

Concebido para ser um espaço de experimentação artística, com infraestrutura para produção de shows, eventos, ensaios, reuniões, o Centro Cultural Rio Verde abriga um charmoso coreto para apresentações ao ar livre, jardim, uma biblioteca, um bar com mesinhas na varanda, sala multiuso para aulas de dança e ensaios de teatro e um estúdio para ensaios e gravações com capacidade para 100 pessoas.

Endereço: Rua Belmiro Braga, 181

CINEMA

2001 Vídeo

Talvez você tenha olhado este tópico e feito uma cara de dúvida. Afinal, como assim, em tempos de Netflix, Porcorn Time e tantas opções que evitam nossa locomoção, ir a uma locadora? Entretanto, algumas pessoas ainda gostam do ritual de estar num desses ambientes, respirando cinema e cultura e relembrar a delícia de passear entre corredores e prateleiras repletos de sugestões - além do fato de que a 2001 é o paraíso dos cinéfilos, pois possui em seu acervo raridades do cinema, cinematografias do mundo inteiro e produções hollywoodianas

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1241 - Vila Madalena

Cinesala

Eleito o cinema mais confortável da cidade, o CineSala busca a diversidade de filmes e públicos, procurando uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, autorais. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Vila Madalena

EVENTOS E FEIRAS

Bravo Model - Projeto Oui Vendi


Um projeto cultural da agência Bravo model, que leva cultura e entretenimento todo último domingo do mês para a Vila Madalena. Com Food Trucks, Banda, Dj, 27 expositores e muito mais, o projeto promete cair no gosto dos paulistanos e virar uma febre entre os jovens.

Endereço: Rua Luminárias, 94 - Vila Madalena

LIVRARIAS

Livraria da Vila

Para os apaixonados por livros, nada melhor do que entrar em uma das unidades da Livraria da Vila, que disponibiliza - além de títulos de livros e revistas incríveis - um universo único, dedicado a todos os amantes da literatura.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 893 - Vila Madalena

GRAFFITI

Beco do Aprendiz


Um lugar, que antes era degradado, se transformou em uma das maiores concentrações de arte urbana da cidade e uma grande galeria a céu aberto. Os muros foram cobertos com vários painéis de graffiti, que deixa a paisagem mais colorida. Hoje é ponto de encontro dos jovens e de manifestações culturais das mais diversas, de feiras de artesanato a apresentações de números circenses e de música.

Endereço: Rua Gonçalo Afonso

Beco do Batman

Ícone da arte urbana paulistana, o Beco do Batman já se tornou até clichê para muitos amantes de arte e fotografia. Porém, o local nunca passa batido e merece destaque. Bastante colorido, o beco é composto por algumas ruas grafitadas da boêmia Vila.

Endereço: Rua Gonçalo Afonso - Vila Madalena

BAR

Mercearia São Pedro


Reduto de escritores e artistas, o boteco tem petiscos deliciosos e cervejas, com estilo simples e espaço de sebo, dedicado a livros e discos.

Endereço: Rua Rodesia, 34 - Vila Madalena

Por Nathália Tourais

Atualizado em 21 Ago 2016.