Guia da Semana

Mais de 15 espaços culturais para visitar na Vila Madalena

Com opções para todos os gostos, bairro é sinônimo de disseminação de arte e cultura

Da roda de samba no boteco da esquina ao barraco de madeira que é reino para famílias inteiras; da favela que é senzala ao Brasil que também é África; entre pincéis e sprays, telas transformam-se em recortes de vida, dando origem a histórias tão reais, quanto a trajetória de quem as pinta, estejam elas em galerias ou nos muros espalhados pelas ruas da Vila. 

Em cada espaço, o lúdico se faz presente, transportando o público para uma reflexão imersiva, acerca de questões que permeiam o debate de temas atuais, seja numa mesa de bar - característicos da região - ou em teatros, cinemas, escolas e tantas opções que o bairro oferece. 

Assim, se a cidade de São Paulo é polo efervescente de arte e cultura, a Vila Madalena é um daqueles lugares vitais para isso e um verdadeiro tesouro para os paulistanos. Pensando nisso, o Guia da Semana um roteiro cultural imperdível para conhecer na região.

TEATROS E ESPAÇOS CULTURAIS

Galeria Fortes Vilaça


A galeria apresenta um programa dinâmico no qual artistas brasileiros e estrangeiros, jovens e consagrados, realizam exposições ambiciosas. Mostras coletivas organizadas por curadores convidados também são frequentes no programa.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500

Epicentro Cultural 

O Epicentro Cultural é um espaço de criação e circulação de artes visuais, música e atividades culturais. A casa promove apresentações de música autoral, exposições de arte, atividades educativas e outros eventos multilinguagem, incluindo performance e uma mostra mensal de audiovisual disparado em tempo real.

Endereço: Rua Paulistânia, 66 - Vila Madalena

Armazém da Cidade

Um espaço de valorização de produtores artesanais de moda, design e gastronomia que tem como idealizador Gilberto Dimenstein e a intenção de colaborar com o sonho de uma cidade com mais convivência, criatividade e alegria.

Promove eventos que ocorrem sempre aos sábados e domingos, das 11h às 20h. Contando sempre com apresentações infantis, como teatro e circos, e música ao vivo, como bandas de jazz, durante todo o dia.

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 270.

Galeria Porão


Localizada no coração da Vila Madalena, possui trabalhos incríveis que deixam qualquer visitante de boca aberta. Sem dúvidas, é o porão mais artístico e surpreendente da cidade. 

Endereço: Rua Aspicuelta, 145 - Vila Madalena

Galeria Tato

A Galeria é voltada para a produção de arte emergente e focada em obras que exploram grafismos, graffiti, cartoons e outros.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1339 - Pinheiros

Imã Foto Galeria 

A Imã Foto Galeria possui um acervo de mais de 3 mil imagens dos principais fotógrafos brasileiros, disponíveis para exposições, consultas e encomendas.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1239

Galeria Blau Projects

Apesar de nova, a galeria já é conhecida pelas suas obras contemporâneas e, principalmente, por apoiar artistas emergentes e promever diferentes formas de manifestações artísticas. 

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1464 - Pinheiros

Choque Cultural

O espaço é uma referência em arte urbana e na investigação de novas linguagens contemporâneas. Apresenta jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais, investindo em intercâmbios, residências, exposições, colaborações, imersões, projetos institucionais e de arte pública.

Endereço: Rua João Moura, 997  

A7MA 

A arte de rua está definida sob intenções que geralmente resultam em trabalhos coletivos, cheios de presença humana e fortes toques de questionamento. O espaço de arte e cultura, ‘A7MA’ (lê-se a sétima) em São Paulo é a morada para muitas dessas produções. Por lá, só se somam artistas, telas pincéis e amigos – por meio do desejo genuíno de amplificar a arte contemporânea com influencias da rua, até o limite do possível.

Endereço: Rua Harmonia, 95 - Vila Madalena

Centro Cultural Rio Verde

Concebido para ser um espaço de experimentação artística, com infraestrutura para produção de shows, eventos, ensaios, reuniões, o Centro Cultural Rio Verde abriga um charmoso coreto para apresentações ao ar livre, jardim, uma biblioteca, um bar com mesinhas na varanda, sala multiuso para aulas de dança e ensaios de teatro e um estúdio para ensaios e gravações com capacidade para 100 pessoas.

Endereço: Rua Belmiro Braga, 181 

 

CINEMA

2001 Vídeo

Talvez você tenha olhado este tópico e feito uma cara de dúvida. Afinal, como assim, em tempos de Netflix, Porcorn Time e tantas opções que evitam nossa locomoção, ir a uma locadora? Entretanto, algumas pessoas ainda gostam do ritual de estar num desses ambientes, respirando cinema e cultura e relembrar a delícia de passear entre corredores e prateleiras repletos de sugestões - além do fato de que a 2001 é o paraíso dos cinéfilos, pois possui em seu acervo raridades do cinema, cinematografias do mundo inteiro e produções hollywoodianas

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1241 - Vila Madalena

Cinesala

Eleito o cinema mais confortável da cidade, o CineSala busca a diversidade de filmes e públicos, procurando uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, autorais. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Vila Madalena

 

EVENTOS E FEIRAS

Bravo Model - Projeto Oui Vendi


Um projeto cultural da agência Bravo model, que leva cultura e entretenimento todo último domingo do mês para a Vila Madalena. Com Food Trucks, Banda, Dj, 27 expositores e muito mais, o projeto promete cair no gosto dos paulistanos e virar uma febre entre os jovens.

Endereço: Rua Luminárias, 94 - Vila Madalena 

 

LIVRARIAS

Livraria da Vila 

Para os apaixonados por livros, nada melhor do que entrar em uma das unidades da Livraria da Vila, que disponibiliza - além de títulos de livros e revistas incríveis - um universo único, dedicado a todos os amantes da literatura. 

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 893 - Vila Madalena

 

GRAFFITI

Beco do Aprendiz


Um lugar, que antes era degradado, se transformou em uma das maiores concentrações de arte urbana da cidade e uma grande galeria a céu aberto. Os muros foram cobertos com vários painéis de graffiti, que deixa a paisagem mais colorida. Hoje é ponto de encontro dos jovens e de manifestações culturais das mais diversas, de feiras de artesanato a apresentações de números circenses e de música.

Endereço: Rua Gonçalo Afonso

Beco do Batman

Ícone da arte urbana paulistana, o Beco do Batman já se tornou até clichê para muitos amantes de arte e fotografia. Porém, o local nunca passa batido e merece destaque. Bastante colorido, o beco é composto por algumas ruas grafitadas da boêmia Vila.

Endereço: Rua Gonçalo Afonso - Vila Madalena

 

BAR

Mercearia São Pedro


Reduto de escritores e artistas, o boteco tem petiscos deliciosos e cervejas, com estilo simples e espaço de sebo, dedicado a livros e discos.

Endereço: Rua Rodesia, 34 - Vila Madalena

Atualizado em 21 Ago 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças