Guia da Semana

Com o objetivo de levar ao público materiais publicitários de empresas de café veiculados no início do século XX, o Museu do Café inaugura, no dia 28 de dezembro, a exposição temporária “À Venda: propagandas de café em jornais e periódicos”. Por meio de 81 anúncios publicados em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1900 e 1950, a mostra promove uma viagem no tempo pelas diversas estratégias das marcas de café para atrair o consumidor, que foram desde pequenas notas a anúncios mais elaborados.

Dividida em três módulos, a exposição inicia com as publicações de 1900 a 1929, nas quais o elemento mais ressaltado era o sabor do café. Na maioria das vezes, tratavam-se de anúncios pequenos, textuais ou com ilustrações mínimas. No segundo módulo, o destaque é para os anos de 1930 a 1949, que apresentavam propagandas mais elaboradas, com ilustrações e textos extensos e, por consequência, ocupavam maior espaço nos jornais. Nessa época, as marcas começaram a se direcionar para públicos específicos, como as donas de casa.

Com materiais datados entre 1950 e 1959, o terceiro e último módulo encerra a exposição apresentando ao público principalmente anúncios de café solúvel. As publicações divulgavam a rapidez e facilidade no preparo dessa linha, e, fugindo do consumo doméstico, tão presente nos anúncios vistos anteriormente, a empresa direcionou as campanhas para o ambiente de trabalho.

SERVIÇO

Endereço: Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos
Temporada: até junho de 2017
Horário de Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, entre 10h e 17h
A partir do mês de dezembro até abril, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h
Preço: Exposição grátis. Para as demais visitas, os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.
Outras informações estão disponíveis no site.
Telefone: (13) 3213-1750

Por Nathália Tourais

Atualizado em 20 Dez 2016.