Guia da Semana

5 saladas que valem por uma refeição

Que tal substituir o almoço ou o jantar por uma dessas delícias?

Nos dias de calor, uma salada cai super bem no almoço ou no jantar e ainda ajuda a manter a boa forma! Porém, para substituir adequadamente as refeições, essas saladas devem conter uma quantidade ideal de nutrientes. 

De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, para susbstituir adequadamente refeições, a salada deve conter fontes de proteínas (carne vermelha, frango, peixe, ovos, soja ou frutos do mar), carboidratos (macarrão ou tubérculos, como batata, mandioquinha, inhame, cará, milho) e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha).

"Na hora de temperar, outra dica gostosa e saudável: azeite batido com ervas, que só deve ser acrescentado na hora de servir. A salada deve conter muitas folhas verdes, legumes crus e quanto mais coloridos melhor. Se possível, adicionar sementes como a de girassol, gergelim e linhaça. Também é interessante polvilhar castanhas como a de caju e do Pará", ensina.

Confira abaixo cinco receitas de saladas completas e nutritivas, recomendadas pela nutricionista Vivian Goldberger para substituir uma refeição:

 

  • SALADA VERÃO
  • SALADA MEXICANA
  • SALADA TROPICAL
  • SALADA ORIENTAL
  • SALADA MEDITERRÂNEA

Atualizado em 27 Abr 2015.

Por Conceição Gama
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