Guia da Semana

Quem tem o cabelo tingido sabe que não é fácil deixar a cor sempre bonita e impecável. Ainda mais se a cor escolhida é o loiro, que requer retoques constantes e muitos cuidados com os fios – não tem nada pior do que desfilar por aí com aquele cabelo cor de água de salsicha ou gema de ovo, não é mesmo?

Por incrível que pareça, ainda não existe uma fórmula mágica que deixa os fios perfeitos para sempre. Porém, há técnicas e cuidados específicos que conseguem deixar os cabelos loiros sedosos, brilhantes e hidratados.

Pensando em você, que é loira ou que está louca para desfilar por aí com os fios platinados, o Guia da Semana separou sete incríveis dicas para você conquistar – e manter – o loiro dos sonhos.

O TOM IDEAL

O primeiro passo é encontrar o tom ideal de loiro para você. A gama de cores é enorme, e a escolha certeira é essencial para conquistar um cabelo incrível. Nesse momento é preciso analisar a cor dos olhos, da pele e a textura dos fios – se eles estiverem ressecados ou porosos, é importante que passem por um processo de reconstrução da fibra capilar antes da descoloração. Um boa dia é consultar um profissional para decidir qual é o tom de loiro ideal para você.

MUITA HIDRATAÇÃO

Não adianta nada você escolher o tom perfeito e não cuidar dos fios. Ao descolorir os cabelos, os fios ficam porosos e frágeis e necessitam de hidratação. O ideal é sempre hidratar os cabelos no salão ou em casa para que eles fiquem cada vez mais sedosos e resistentes – até porque, ser loira significa realizar manutenções constantes, e para isso é preciso estar com os fios fortes.

MANUTENÇÃO CONSTANTE

Não tem jeito: quem não nasceu com os fios claros e quer desfilar por aí com as madeixas platinadas precisa sim visitar o salão com frequência – não tem nada pior do que aquela raizona escura marcada que entrega o desleixo para com os cabelos. Mesmo se a técnica escolhida for a raiz apagada (mais escura propositalmente), ainda é preciso visitar o salão.

CORTE

Para conquistar um loiro saudável, é preciso cortar as madeixas com frequência. A descoloração pode deixar os cabelos um pouco quebradiços e frágeis. Por isso, seguir uma rotina de corte é fundamental. Além de um aspecto saudável, o seu cabelo sempre estará com um corte moderno.

MATIZAÇÃO

Ninguém merece sair por aí com um cabelo cor de água de salsicha ou de gema de ovo, não é mesmo? É super normal o loiro desbotar e mudar de tom com o tempo, mas essas mudanças são super fáceis de corrigir. Um bom shampoo desamarelador – o famoso roxo – já dá conta de reavivar o brilho e a cor dos cabelos. Uma boa dica para quem gosta de cuidar dos fios em casa é comprar um vidrinho de violeta genciana na farmácia e aplicar uma gotinha em um shampoo ou condicionador de sua preferência. Mas tome cuidado, pois o produto pode manchar as mãos, toalha, recipiente e até os cabelos. Para evitar possíveis desastres, é preciso ficar atenta ao tempo de aplicação da mistura nos fios.

BONS PRODUTOS

Ser loira custa caro, não tem jeito. Além de visitar o salão com frequência, ainda é preciso usar produtos de boa qualidade. O shampoo, o condicionador e máscara devem ser específicos para os cabelos loiros e para o tom dos fios. Além disso, usar um bom leave-in e óleos finalizadores também é fundamental.

SOL, MAR E PISCINA

Quem tem fios loiros precisa tomar muito cuidado com a piscina. Na verdade, o indicado é não mergulhar os fios na água com muito cloro, caso contrário, suas mechas claras podem desbotar. Além disso, a exposição dos fios ao sol forte também pode modificar a cor dos cabelos. Nesse caso, um bom filtro solar específico para cabelos loiros pode ajudar na proteção das madeixas.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 10 Ago 2014.