Guia da Semana

Já imaginou perder os quilinhos extras sem sair de casa? E mais: já imaginou emagrecer de verdade apenas jogando videogame? Sim, esse sonho é possível e já ajudou muita gente a esculpir o corpitcho.

Além de uma alimentação balanceada, a conquista do corpo perfeito também está relacionada aos exercícios físicos. Se a ideia é perder peso, é preciso suar a camisa, não tem jeito. A boa notícia é que existem diversos jogos de videogame que colocam o esqueleto para mexer e, de quebra, queimam calorias.

O Guia da Semana listou alguns dos melhores jogos de videogame para perder peso. Se liga:

KINECT SPORTS


Com esse jogo é possível praticar uma variedade de modalidades esportivas sem sair de casa. Futebol, vôlei, atletismo, boliche, tênis de mesa, boxe, basquete, esqui e golfe são algumas das opções. Um dos destaques do game é o modo Sports Party, em que os jogadores podem participar de torneios e séries.


ZUMBA FITNESS


Para quem gosta de dança, o Zumba Fitness é um poderoso jogo para perder os quilinhos extras. Recheado de exercícios aeróbicos, o programinha usa a música como um fator motivacional para que a pessoa mexa o corpo. São 40 hits que mesclam mais de 30 estilos mundiais.

EVERYBODY DANCE


Para brincar com o poderoso jogo é preciso de um controle Playstation Move e uma Playstation Eye (câmera com sensor), objetos esses que rastreiam os movimentos dos participantes. São diversos hits para se jogar da dança, que vão do forró ao pop. É possível subir ao palco sozinho(a), juntar-se com mais um participante, desafiar um amigo ou até mesmo entrar no modo Party Play, em que até 20 jogadores se enfrentam.


NIKE + KINECT TRAINING


Já imaginou ter um personal trainer em casa 24hs por dia? Essa é a ideia desse jogo, que oferece um programa de exercício personalizado de acordo com a sua rotina. Além de realizar avaliações em tempo real, ele ainda apresenta os gastos calóricos de cada série.


YOUR SHAPE: FITNESS EVOLVED


Com esse jogo os jogadores, que são replicados na tela em um formato 3D, podem turbinar seus treinos de 90 minutos com exercícios de ioga, dança e até elementos de lutas marciais. Além disso, o game conta com três séries de exercícios especiais: uma voltada para pessoas com pressão arterial elevada, outra para prevenir a obesidade infantil e uma terceira para ajudar idosos a terem mais mobilidade e agilidade.


UFC PERSONAL TRAINER


Baseado nos treinos dos lutadores do UFC, o game é uma ótima forma de colocar o corpo para mexer. O jogo conta com diversos vídeos explicativos que ajudam os iniciantes a entrarem no clima e colocam os ‘atletas’ para suar a camisa.


WII FIT PLUS


Com o Wii Fit Plus é possível praticar diversas atividades físicas, como ioga, exercícios de equilíbrio, treinos aeróbico e localizado. Além dos treinos personalizados, o game ainda consegue contar as calorias de cada atividade. Vale destacar que o jogo conta com o acessório Wii Balance Board, que permite calcular o índice de massa corporal do jogador.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 24 Ago 2014.