Guia da Semana

Não tem como: quem está na luta para perder peso precisa escolher a dedo os alimentos que vai consumir. Comer pouco não significa que você vai emagrecer. É preciso comer os alimentos certos nas horas certas. E claro, ficar atento à quantidade.

No mundo da alimentação saudável existe um pouco de tudo. Há alimentos que conseguem enganar a fome, outros que aumentam o metabolismo e até aqueles que auxiliam na queima de gordura. No geral, esses quitutes são chamados de alimentos funcionais, que, além de serem benéficos à saúde, ainda ajudam na prevenção de doenças crônicas.

Pensando em você, que quer eliminar os quilinhos extras, o Guia da Semana listou 8 alimentos que te ajudam nessa difícil missão. Se liga:

Chia
Por ser rica em fibras, a chia é super indicada para quem quer perder peso. Ao entrar em contato com a água ela se transforma em gel, aumentando assim a saciedade.

Chá verde
Rico em catequina, um fitonutriente com forte ação antioxidante, o chá verde acelera o metabolismo e queima gordura. Além disso, ele ainda ajuda a diminuir os níveis de colesterol.

Farelo de aveia
Além de conter fibras, que melhora o trânsito intestinal e prolonga a sensação de saciedade, o farelo de aveia ainda é rico em substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura.

Banana
Além de ser benéfica ao coração, a banana ainda ajuda no emagrecimento. Rica em Potássio, ela alivia o desconforto do inchaço e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo. Uma boa dica é consumi-la com farelo de aveia. Fica uma delícia =)

Pimenta
Além de ajudar na sensação de saciedade, a pimenta contém capsaicina, ingrediente responsável por usar a gordura do organismo para gerar energia.

Cenoura
Além de ajudar na eliminação de resíduos, prevenindo assim infecções do trato urinário, o consumo de cenoura estimula o metabolismo, contribuindo assim para o emagrecimento.

Gengibre
O gengibre tem muitas funções. Além de ativar o metabolismo, ele ainda estimula a digestão e alivia a constipação intestinal.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 14 Out 2015.