Guia da Semana

Cabeleireiro das loiras dá dicas para quem tem (ou quer ter) fios platinados

O Guia da Semana conversou com o hairstylist Romeu Felipe, do Romeu Felipe Creative Salon

Ter e manter um loiro bonito requer alguns muitos cuidados. É preciso hidratar, nutrir, reconstruir, cuidar da cor e saúde dos fios (ufa!). E não é só isso. Ter produtos bons e específicos para esse tipo de cabelo é essencial.

O hairstylist Romeu Felipe, do Romeu Felipe Creative Salon (@rfcreativesalon), em São Paulo, é especialista em loiras. Embaixador da Wella Professionals, referência internacional em tecnologia cosmética, Romeu é considerado um verdadeiro artesão dos fios – atualmente ele acumula quase 200 mil seguidores em seu Instagram. Além disso, como fruto de seu trabalho incrível, ele assina um workshop mensal, sempre com capacidade máxima lotada, para profissionais que desejam aprender sua técnica exclusiva de “Mechas Criativas”.

O Guia da Semana conversou com o profissional sobre o universo das loiras. Romeu Felipe falou sobre os cuidados básicos para quem tem fios platinados, produtos essenciais, tratamentos e até sobre as tendências de cabelo loiro para o verão 2016. Confira:

ESCOLHENDO O TOM DO LOIRO

Todas as mulheres podem ter fios platinados, desde que levem em consideração o tom de pele, a saúde dos fios e sua estrutura. É importante analisar a cliente de forma geral, como sua personalidade, rotina diária e cuidados com o cabelo.

As mulheres de pele clara combinam com tons de bege, perolados e dourados suaves. Já as morenas claras ficam bem com tons de tabaco, dourado e mesclas de tons frios e quentes – por exemplo, areia com bege queimado. Morenas combinam com tons de loiro, desde que preservem a raiz mais escura. É interessante mesclar dois tons para esse tipo de mulher, para dar um efeito mais natural e monocromático.

CUIDADOS BÁSICOS COM O CABELO LOIRO


O ideal é consultar um bom profissional para indicar os produtos adequados para cada tipo e necessidade dos fios. Geralmente os cabelos platinados pedem tratamentos quinzenais de reconstrução, a base de proteínas e aminoácidos, que devem ser feitos no salão. Além disso, recomendo a manutenção diária com máscaras específicas para cabelos fragilizados ou sensibilizados.

Outro ponto fundamental é o uso de leave-in ou óleo para manter a umidade/hidratação e a proteção dos fios. No verão, escolha produtos com fator de proteção solar. Já em relação aos secadores e chapinhas, use-os de forma moderada e sempre aplique um protetor térmico antes de iniciar o processo.

Sugestões de Produtos:

- Color Recharge Cool Blonde, da Wella
- Sebastian Penetraitt, máscara de reparação profunda
- Wella Luxe Oil, óleo reestruturante a base de queratina e aminoácidos

HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CABELO LOIRO


A hidratação e a nutrição têm funções similares, ambas são recomendadas para devolver água aos fios e promover movimento, maciez e brilho. Já a reconstrução é um ponto-chave para cabelos sensibilizados e quebradiços. Além de devolver força e densidade aos fios, prepara a fibra para os desgastes diários, como escovação e processos químicos.  

A combinação de hidratação e reconstrução é super importante para manter o equilíbrio da fibra capilar. O primeiro repõe proteínas e aminoácidos, enquanto o outro devolve umidade e movimento. Os tratamentos podem ser alternados semanalmente ou quinzenalmente.

DESAMARELANDO OS FIOS


Para desamarelar os fios o ideal é usar produtos que contenham pigmento violeta em sua fórmula e sejam indicados para uso diário.  Porém, eles devem ser alternados com um xampu de uso habitual, por exemplo um xampu hidratante – use uma vez por semana.  Além disso, faça visitas mensais ao salão para manutenção da cor e procedimentos específicos para remover o amarelo do fios. O Color Recharge, da Wella, e o True Hue, da Sescience, são bons produtos para desamarelar os fios.

TRATAMENTOS PARA O CABELO LOIRO


Os melhores tratamentos são as cauterizações e reconstruções a quente. e hidratações e nutrições profundas, que devem ser alternadas quinzenalmente. As progressivas, o botox capilar e seus similares não são indicados, pois comprometem a estrutura do fio e futuros procedimentos de clareamento.

FINALIZADORES PARA O CABELO LOIRO


Os melhores finalizadores para cabelo loiro são os óleos, pomadas, protetores térmicos e sprays de brilho.

Sugestões de Produtos:

- Osis+ Thrill Texture, da Schwarzkopf – Pomada
- Extreme Anti-snap, da Redken – Leave-in anti-quebra e proteção térmica
- Uniq One, da Revlon – BB Cream com 10 benefícios, como hidratação, proteção e brilho
- Dumb Blonde, da Bed Head – Para cabelos descoloridos,reconstrói a fibra. Mantém a estrutura mais firme, protege e repara.

TENDÊNCIAS DE CABELO LOIRO PARA O VERÃO 2016

A minha aposta para os fios loiros no verão 2016 são cabelos com comprimento médio, base reta, pontas irregulares e franjas longas, na altura do queixo. As cores virão em tons de canela, dourado, beges queimados e composição de mechas em tons quentes e frios.

 

Atualizado em 14 Nov 2015.

Por Anna Thereza de Almeida
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

7 receitas de biscoitos saudáveis para fazer em casa

18 receitas saudáveis e refrescantes para saborear no verão

Tem receita de bolo gelado, sorvete, smoothie e até de tartar!

12 exercícios ao ar livre para emagrecer e ainda curtir o verão

Que tal se exercitar e curtir um lindo pôr do sol ao mesmo tempo?

De água à manteiga de coco: conheça 6 maneiras de usar a fruta a favor da saúde

A fruta é rica em vitaminas, minerais e compostos que ajudam na prevenção de doenças

Saiba mais sobre o treino HIIT, forte aliado para o emagrecimento

O treino intervalado de alta intensidade promove a queima de gordura ainda após o final do exercício

Umami? Saiba tudo sobre o quinto gosto básico do paladar humano

O umami está presente em vários alimentos comuns do dia a dia, como queijos, carnes, tomates e cogumelos