Guia da Semana

Cuidados com a pele masculina que todo homem tem que ter

Quem disse que homem não pode se cuidar? Confira dicas para tratar cada tipo de pele

Não é nenhum segredo que os homens estão cada vez mais vaidosos. Afinal, a ideia de que só mulher pode cuidar da saúde e do corpo está cada vez mais ultrapassada. E quando o quesito é a pele, isso é um fator que afeta qualquer um. Não é a toa que se diz que o nosso rosto é o nosso cartão de visita, a primeira coisa que as pessoas vão reparar na gente. Pensando nisso, o Guia da Semana conversou com a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel para descobrir algumas estratégias para os homens ficarem com a pele tinindo. Confira!

Os aspectos da pele masculina

Antes de tudo é importante ressaltar as características da pele dos homens. "O aspecto geral da pele masculina é diferente do da mulher: a textura é mais áspera e espessa, devido a presença de pelos mais grossos e pigmentados", conta a médica. "A barba esconde irregularidades, como cicatrizes, manchas e vasos, fazendo que as alterações da pele não são vistas tão facilmente", completa.

A grande quantidade de glândulas sebáceas e produção de sebo na pele é outro fator importante: isso pode resultar em uma pele mais oleosa e propensa à acne. "As glândulas apócrinas fazem com que a taxa de sudorese aumente, sem contar o pH cutâneo, mais ácido em relação ao da mulher", ressalta a dra.

"Outra característica é que os homens têm a pele do rosto mais oleosa por natureza, variando de acordo com a localização: algumas regiões são mais oleosas, outras mais ressecadas, resultando, na maioria das vezes, uma pele mista", finaliza.

Normal, seca ou oleosa: como cuidar  

Pele normal: um sabonete em barra ou gel e filtro solar diário são suficientes para mantê-la bem.

Pele seca: use pouco sabonete, de preferência específico para peles ressecadas, e evite loções adstringentes; use hidratante facial diário, porém cuidado para não usar em excesso, pois pode causar acne.

Pele oleosa: necessita da avaliação do dermatologista. Em geral são usados loções adstringente, sabonetes de controle de oleosidade e cremes secativos e ácidos. Sempre sob prescrição médica!

Cuidados gerais e outros problemas

Olheiras e problemas com a barba e os cabelos são queixas frequentes e, muitas vezes, os pacientes não sabem que é possível realizar tratamentos bons e eficazes. Para as olheiras, dependendo do caso, o preenchimento suaviza rugas finas e/ou marcas de expressão com apenas uma aplicação. Em situações de barbas difíceis e pelos encravados pode-se fazer uso de laser.

"Entre os cuidados gerais para preservar a pele masculina, destacam-se a proteção contra o sol com filtros solares, bonés e chapéus. A limpeza com sabonetes adequados também é importante. Em relação aos cosméticos, os homens podem optar por produtos para lavar o rosto e remover a oleosidade e sujeira. Geralmente, sabonetes com ácido salicílico e enxofre ajudam no controle da oleosidade", finaliza a dermatologista.

A dra. Daniela Schmidt Pimentel é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro com residência médica em clínica médica e dermatologia pela mesma universidade. 

Atualizado em 20 Jan 2015.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

13 ideias de marmita fit para levar no trabalho

Tem receita de gnocchi, risoto, crepioca e muito mais!

Inverno saudável: receitas incríveis para quem ama massa e está de dieta

5 exercícios com bola que vão deixar sua barriga chapada (e que você pode fazer em casa)

Primeiro studio só de corrida chega a São Paulo

A academia conta com esteiras Star Trac

Terceira idade: 7 exercícios físicos indicados para os idosos

Cardiologista do HCor aponta os benefícios da atividade física para os idosos

8 sobremesas quentes e saudáveis para comer sem culpa nos dias frios do inverno

Panqueca, maça assada e suflê de chocolate estão na lista!