Guia da Semana

Não é nenhum segredo que os homens estão cada vez mais vaidosos. Afinal, a ideia de que só mulher pode cuidar da saúde e do corpo está cada vez mais ultrapassada. E quando o quesito é a pele, isso é um fator que afeta qualquer um. Não é a toa que se diz que o nosso rosto é o nosso cartão de visita, a primeira coisa que as pessoas vão reparar na gente. Pensando nisso, o Guia da Semana conversou com a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel para descobrir algumas estratégias para os homens ficarem com a pele tinindo. Confira!

Os aspectos da pele masculina

Antes de tudo é importante ressaltar as características da pele dos homens. "O aspecto geral da pele masculina é diferente do da mulher: a textura é mais áspera e espessa, devido a presença de pelos mais grossos e pigmentados", conta a médica. "A barba esconde irregularidades, como cicatrizes, manchas e vasos, fazendo que as alterações da pele não são vistas tão facilmente", completa.

A grande quantidade de glândulas sebáceas e produção de sebo na pele é outro fator importante: isso pode resultar em uma pele mais oleosa e propensa à acne. "As glândulas apócrinas fazem com que a taxa de sudorese aumente, sem contar o pH cutâneo, mais ácido em relação ao da mulher", ressalta a dra.

"Outra característica é que os homens têm a pele do rosto mais oleosa por natureza, variando de acordo com a localização: algumas regiões são mais oleosas, outras mais ressecadas, resultando, na maioria das vezes, uma pele mista", finaliza.

Normal, seca ou oleosa: como cuidar

Pele normal: um sabonete em barra ou gel e filtro solar diário são suficientes para mantê-la bem.

Pele seca: use pouco sabonete, de preferência específico para peles ressecadas, e evite loções adstringentes; use hidratante facial diário, porém cuidado para não usar em excesso, pois pode causar acne.

Pele oleosa: necessita da avaliação do dermatologista. Em geral são usados loções adstringente, sabonetes de controle de oleosidade e cremes secativos e ácidos. Sempre sob prescrição médica!

Cuidados gerais e outros problemas

Olheiras e problemas com a barba e os cabelos são queixas frequentes e, muitas vezes, os pacientes não sabem que é possível realizar tratamentos bons e eficazes. Para as olheiras, dependendo do caso, o preenchimento suaviza rugas finas e/ou marcas de expressão com apenas uma aplicação. Em situações de barbas difíceis e pelos encravados pode-se fazer uso de laser.

"Entre os cuidados gerais para preservar a pele masculina, destacam-se a proteção contra o sol com filtros solares, bonés e chapéus. A limpeza com sabonetes adequados também é importante. Em relação aos cosméticos, os homens podem optar por produtos para lavar o rosto e remover a oleosidade e sujeira. Geralmente, sabonetes com ácido salicílico e enxofre ajudam no controle da oleosidade", finaliza a dermatologista.

A dra. Daniela Schmidt Pimentel é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro com residência médica em clínica médica e dermatologia pela mesma universidade.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Jan 2015.