Guia da Semana

A bebida virou símbolo de beleza e boa forma no cardápio de quem quer estar sempre bem-disposta, com a pele jovem e lisinha. Para garantir esses benefícios, o segredo é você tomar um copo do suco feito com folhas verdes, frutas, legumes, brotos ou sementes pela manhã, ainda em jejum - pois é o horário em que o corpo absorve os nutrientes com mai facilmente. Esse efeito é ainda melhor se der para esperar 30 minutos para comer outros alimentos. A bebida consegue eliminar pela urina as toxinas e o líquido retido, porque é geralmente composta por nutrientes concentrados, como vitaminas, minerais e fibras, que ativam o intestino, favorecendo um verdadeiro processo de desintoxicação.

+ Confira quais são os benefícios dos sucos desintoxicantes
+ Veja quais são os mitos e verdades sobre a gelatina

Se o seu objetivo é emagrecer? Basta Combinar o suco verde com uma alimentação balanceada, e claro, evite doces, frituras e produtos carregados em corantes e conservantes. Afinal, o ponto forte dessa bebida é promover uma “faxina”.
O suco verde também é bem-vindo no cardápio de quem pratica atividade física e busca resultados estéticos. Uma dose da bebida é capaz de fornecer a energia e suprir as necessidades nutricionais de quem vai se exercitar, já que combina fontes de carboidrato e nutrientes antioxidantes. As folhas verdes usadas no preparo possuem grande quantidade de clorofila, magnésio e cálcio. A concentração destas substâncias aumenta a disposição física.


Não existe um modelo único. Os ingredientes do suco verde podem variar de acordo com seu gosto (ou com as possibilidades que você tem na geladeira e na fruteira). Mas tenha cuidado para que estejam fresquinhos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, tenham sido cultivados sem agrotóxicos. Caso não encontre tempo de ir ao supermercado com frequência para renovar o estoque, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo ou copos descartáveis e vá usando aos poucos. Outra sugestão é variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte. Veja os grupos de alimento que devem fazer parte do suco e quantos itens usar de cada um deles.

• Folhas verdes (até 2 tipos): as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha, escarola) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, sãos os verdadeiros herói contra os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio como é o caso da couve e da salsinha, magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.

• Frutas (até dois tipos): por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda, e ainda tem pectina - fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o suco docinho, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja e a lima-da-pérsia fortalecem a imunidade. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. Por ter bromelina - mistura de enzimas que desdobram as proteínas -, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. A água de coco ajuda a repor os minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.

• Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abobrinha (antioxidante).


• Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E - excelentes antioxidantes. O inhame é a raiz de destaque pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e dificultando o acúmulo de gorduras. A batata-doce fornece potássio e fibras - importantes para equilibrar o nível de açúcar no sangue. Para deixar o suco ardidinho, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.



• Brotos (apenas um tipo): geralmente, as opções encontradas no supermercado são de broto de alfafa ou de feijão (moyashi). As enzimas da semente despertadas durante a germinação eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão. As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidos).

• Sementes (apenas um tipo): a de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 - ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Segue a nossa sugestão do suco verde

Ingredientes
- 2 fatias de abacaxi (de em média 1 dedo de espessura)
- 2 folha de couve orgânica
- 7 folhas de hortelã
- 1 raspa fina de gengibre
- 1 inhame pequeno ou ½ cenoura sem casaca
- 1 colher de sobremesa de semente de linhaça
- 100 ml de água de coco natural

Bata os ingredientes no liquidificador. Coe antes de beber se achar necessário.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.