Guia da Semana

Para quem andou passando dos limites bebendo e comendo mais do que o habitual ultimamente, esse "tropeço" na saúde contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo. Resultado: células inflamadas, resistência baixa, cansaço, pele opaca e peso extra.

+ Saiba se ostra é bom ou ruim para a dieta
+ Confira se é possível conciliar cerveja com dieta
+ Será que sorvete engorda? Descubra!

Mas, de volta a rotina, o corpo dá início à eliminação dessas substâncias, e a tarefa não é nada simples, pois tudo fica mais complicado se a quantidade de bebida alcoólica consumida foi abusiva. O corpo, por ser uma máquina perfeita, elimina naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina. Só que, às vezes, a quantidade dessas substâncias é tão grande que é preciso dar uma forcinha para restaurar as energias.

Nesse processo, existem várias frutas e verduras que possuem o poder de desintoxicar o organismo. Algumas delas são: maçã, laranja, cenoura, abacaxi, melão, manga, tomate, beterraba, clorofila, agrião, limão, mamão, caqui, couve, agrião, pepino, gengibre, morango, entre outros.

A combinação de frutas e vegetais conhecidas como sucos desintoxicantes são um grandes aliados no processo de eliminação de toxinas. Isso porque tais combinações têm o poder de ação antiinflamatória. São inúmeras as vantagens desse tipo de suco, que agem na qualidade do sono, nas defesas imunológicas, pois contém muitas vitaminas aumentando a sua resistência aos resfriados e gripes, no trânsito intestinal, além de inúmeras outras coisas.

O consumo dos sucos desintoxicantes é sempre uma alternativa natural e saudável. Existem milhares de receitas de sucos desintoxicantes com ações diferentes para nosso organismo, mas o que é mais importante é que todos eles promovem o bem-estar geral.

Porém, é importante lembrar que não é aconselhável trocar os hábitos alimentares por apenas sucos e muito menos exagerar nas quantidades ingeridas. Com apenas um copo no café da manhã e outro no lanche da tarde, já é possível obter ótimos resultados.

Aprenda a preparar o suco desintoxicante de couve ou suco verde. Fácil e prático de fazer, essa receita irá te ajudar a dar uma faxina no seu organismo, além de manter a beleza e saúde em dia.

>> Suco desintoxicante de couve

Ingredientes
Maçã – 1 unidade (Rica em pectina – retira metais pesados do organismo)
Couve – 3 Folhas (Clorofila – Desintoxicante e rico em minerais)
Gengibre Cru – 1 Rodela (Anti-inflamatório, Antifugno, Antibacteriano natural)
Semente de linhaça – 1 colher de sopa (antioxidante e antiinflamatória)
1 Copo de 200 ml de água
Beber em jejum

Modo de preparo
Complete com um pouco de água filtrada. Bata tudo no liquidificador e não coe para preservar toda a fibra. Veja a importância de cada componente deste suco:

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.