Guia da Semana

O Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em 1958. Às margens do Lago Paranoá, tornou-se símbolo do movimento moderno da arquitetura do país. Projetado por Oscar Niemeyer, suas colunas tornaram-se símbolo da cidade, forma do brasão do Distrito Federal.

O nome ao palácio foi dado por Juscelino Kubitschek, que o justificou dizendo que Brasília era a alvorada de um novo dia para o Brasil.

As elegantes colunas de mármore, em forma de aviões, dão a impressão de que o edifício está pousado no solo. São esculturas que proporcionam diversas visões conforme o ângulo pelo qual se olha. O palácio é revestido de mármore e tem sua fachada de vidro.

O espelho d´ água reflete a imagem da construção e abriga também um grupo escultórico que dá impressão de estar flutuando sobre as águas. O gramado da frente do palácio é habitado por flamingos, garças e emas. Um pequeno canal, habitado por carpas, separa a residência oficial da rua.

As visitas ao interior do palácio não são permitidas.

Conheça a residência:

No total, são sete mil metros quadrados de área, e 800 de construção destinada ao presidente. A suíte do casal tem 120 metros quadrados, a biblioteca 150, a piscina olímpica tem sistema de aquecimento, o mezanino tem pé-direito de 9 metros. Há ainda três salas de estar, sala de música, de jantar e uma específica para banquetes.

São, em média, 72 funcionários, entre secretários, assistentes, garçons, seguranças e até médicos, 24 horas por dia ao dispor da família presidencial.

Mapa do local

Palácio da Alvorada

Horário(s) Quarta , das 15h ás 17h30.

Endereço
Lago Paranoá
Setor de Hoteis e Turismo Norte,, 00000-000

Telefone (61) 3411-2317

Atualizado em 9 Abr 2012.