Guia da Semana

10 documentários completos para ver no Youtube

Separamos para você uma lista com alguns dos melhores documentários para assistir de graça no Youtube

Expondo diferentes realidades, os documentários nos aproximam de outras culturas, povos, países e por vezes, alguns planetas. Com assuntos que vão desde questões sociais até a possibilidade de vida em outras galáxias, aprendemos sobre diversos assuntos e vemos histórias cotidianas mostradas em uma nova perspectiva.

+ Confira os 10 melhores documentários sobre band
+ Confira os 7 filmes que são melhores que os livros
Veja os bastidores das cenas mais clássicas do cinema

Separamos para você uma lista com documentários completos para ver no Youtube – disseminando a informação através de uma das maiores ferramentas de vídeos da internet.

Supersize me – A dieta do Palhaço (2004)

Para demonstrar os malefícios que a comida servida em fast food pode fazer ao seu organismo, Morgar Spurlock resolve adotar a “dieta do palhaço”. Comendo apenas alimentos servidos em grandes redes de lanches e outros alimentos hipercalóricos, podemos acompanhar as mudanças que ocorrem em seu corpo e saúde ao mudar os hábitos alimentares.

Clique na imagem para assistir

A história secreta da obsolescência Programada (2011)

Por que alguns dos aparelhos que possuímos simplesmente param de funcionar? O que nos leva a ter que trocar aparelhos relativamente novos mas que já não tem mais conserto? Este documentário nos apresenta a realidade da obsolescência programada utilizada para impulsionar a compra e venda de determinados produtos, diminuindo seu tempo de ciclo de vida. 

A História da Coca-Cola (1999)

O documentário conta a história de uma das maiores marcas do mundo: a Coca-Cola. Desde seu surgimento como um tônico milagroso até a modernidade como uma das marcas mais valiosas do mundo. Com curiosidades, nos é mostrado o poder que a marca tem de não só estimular o consumo da bebida, mas inserir novos valores e hábitos na sociedade.

Tiros em Columbine (2002)

Dirigido por Michael Moore, Tiros em Columbine investiga a fascinação do povo estadunidense por armas de fogo. Após um massacre em uma escola onde os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório, Moore investiga e nos leva a refletir sobre a real necessidade das armas de fogo nos lares norte-americanos.

Pixo (2009)

Pichação é arte ou apenas uma forma de vandalismo? Grafitte e picho são a mesma coisa? Será que ele pode ser considerado uma forma de expressão em meio a cidade? Estas e outras questões são abordadas neste documentário que propõe uma reflexão sobre a arte urbana em algumas de suas formas.

Ilha das Flores (1989)

Apesar de ter sido produzido em 1989, o documentário aborda questões que continuam bem atuais e que ainda são problemas em nossa sociedade: a enorme produção de lixo e os locais inapropriados para seu descarte, mostrando a vida de pessoas que sobrevivem daquilo é considerado resto para outros.

Zeitgeist (2007)

Abordando temas controversos e naturalmente polêmicos como religião, ataques terroristas e até mesmo o Banco Central dos Estados Unidos, o docmentário traça alguns paralelos entre as histórias de Jesus e de Hórus, o “deus sol” egípcio.

Muito além do peso (2012)

Seguindo a mesma linha de “Supersize me”, o documentário aborda como as crianças vem apresentando os mesmo sintomas de doenças que antes eram vistas apenas em adultos: doenças de coração, problemas respiratórios, depressão e diabetes. Mostrando a má alimentação dos pequenos, o documentário propõe a reflexão sobre os hábitos alimentares por eles desenvolvidos.

 Não Existe Amanhã (2012)

Vivemos em uma era onde o consumo desenfreado de recursos naturais faz com que sejamos uma potencial causa da extinção de nossa própria espécie. A animação mostra com fatos e números o quanto nos resta de recursos findáveis e quanto tempo demoraríamos para consumi-los até o esgotamento total.

A educação proibida (2012)

Este documentário propõe o questionamento das lógicas da escolarização moderna e uma nova forma de entender a educação, apontando novas experiências educativas que são nada convencionais, apresentando um modelo de aprendizado mais lúdico e com mais experiências se comparado ao atualmente utilizado.

 

Atualizado em 29 Ago 2014.

Por Leila Vieira
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 Motivos para ver a animação “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”

Filme chega aos cinemas no dia 22 de dezembro

“Pets” tem sessão gratuita para incentivar a adoção de animais

Cine Matilha exibe a animação em sessão aberta para cães e seus donos

7 Fatos sobre “Fallen” que você precisa saber antes de ir aos cinemas

Adaptação do primeiro livro da saga adolescente estreia no dia 8 de dezembro

4 Motivos para ver “A Qualquer Custo” nos cinemas

Filme com Chris Pine e Jeff Bridges chega aos cinemas em janeiro

"50 Tons Mais Escuros" ganha trailer inédito; confira

Novo vídeo do longa está mais caliente do que nunca!

Clássico de Chaplin tem sessão gratuita no Auditório Ibirapuera

Exibição encerra a programação do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes