Guia da Semana

10 Filmes que Levaram o Rock and Roll para o Cinema

Para comemorar o Dia do Rock, o Guia selecionou 10 filmes inspirados em bandas e artistas representantes do gênero

Todo dia 13 de julho, o Guia da Semana faz uma homenagem especial aos filmes que levaram o rock n' roll para as telas. Isso porque este é o Dia Mundial do Rock - criado em referência à data do primeiro festival Live Aid, que usou o gênero musical para arrecadar fundos para ajudar a Etiópia em 1985. O dia ajuda a lembrar a história dos músicos que mudaram o jeito de agir, vestir e pensar dos jovens dos anos 50 até hoje.

Confira as estreias da semana nos cinemas 

Selecionar apenas 10 filmes é um desafio e tanto, mas decidimos buscar lá, na memória dos nossos anos mais rebeldes, a lembrança do que passou de inesquecível diante de olhos rockeiros e cinéfilos. 

Confira o resultado:

Os cinco rapazes de Liverpool (1993)

Menos conhecido que o filme de 2009 (chamado por aqui de O Garoto de Liverpool), “Cinco Rapazes” conta uma história posterior àquela, começando quase perfeitamente de onde termina o outro. Neste filme, John e seu então inseparável amigo Stuart Stutcliffe se unem a Paul, George e, mais tarde, Ringo, para a lendária primeira turnê dos Beatles (que ainda nem se chamavam assim) em Hamburgo. O longa enfoca o drama pessoal de Stutcliffe na decisão de seguir seu talento nas artes plásticas ou ficar com os amigos no grupo.

The Wonders (1996)

Uma banda fictícia provavelmente nunca fez tanto sucesso quanto The Wonders. Criado para o cinema, com uma lista de canções originais que se tornaram cultuadas muito além do filme, o grupo nunca existiu, mas tem uma história que poderia representar qualquer rockeiro de respeito - com acidentes na hora do show, empresários de olho no dinheiro e um desejado lugar no topo da lista da Billboard. A música faz um mix de Beatles e Beach Boys, com uma batida irresistível.

Quase Famosos (2000)

Que rockeiro nunca sonhou em trabalhar na Rolling Stone americana? Cameron Crowe, diretor de Quase Famosos, conseguiu uma chance quando ainda tinha 16 anos, e recriou a situação quase 30 anos depois, no cinema. O filme gira em torno de um garoto que, como ele, foi escalado pela revista para cobrir uma turnê de rock.

Detroit Rock City (1999)

Fãs da banda Kiss guardam este filme como algo a ser venerado. Ambientado nos anos 70, a comédia conta a história de um grupo de adolescentes que se consideram os maiores fãs e têm todos os objetos e souvenires do Kiss, além de se apresentarem com uma banda cover. Porém, eles não têm os ingressos para seu próximo show e vão fazer de tudo para consegui-los.

Aconteceu em Woodstock (2009)

A história do maior festival de música independente do mundo é contada pelo ponto de vista dos donos de um pequeno hotel na vizinhança de Woodstock. Elliot é o filho dos proprietários e tem uma ideia arriscada para tirar o empreendimento do vermelho: oferecer o terreno para sediar um festival, que acabara de ter sua licença caçada no local original. Sem mudar o nome do evento, Woodstock acontece fora de Woodstock e muda os rumos do rock.

Escola de Rock (2003)

Jack Black pode não ser um consenso entre os amantes de cinema, mas o ator tem espírito rockeiro. Neste filme – um remix do gênero professor-liberal-em-escola-tradicional – Black vive Dewey, um músico desempregado que é contratado como substituto numa escola. Para sair da monotonia, ele recruta estudantes para uma banda de rock, para participar de um concurso entre escolas. O problema é que ele mente para os alunos, prometendo que o concurso renderia pontos no currículo, e ainda oculta o projeto da diretora.

Shine a Light (2008)

Martin Scorcese dirige o documentário sobre os Rolling Stones, acompanhando um único show no teatro Beacon em Nova York, durante a turnê Bigger Bang. Além da apresentação, o diretor capta momentos dos bastidores e explora imagens de arquivo – especialmente para analisar a relação entre Mick Jagger e Keith Richards num balanço de carreira musical que não esconde o fanatismo.

Pink Floyd – The Wall (1982)

Revolucionária no som e nas imagens, a banda Pink Floyd lançou em 1982 seu projeto mais ousado: o filme-videoclipe The Wall. Contendo quase todas as canções do CD de mesmo nome, o longa dirigido por Alan Parker mistura atores e uma animação conceitual, quase nonsense, para contar a história de um músico à beira da loucura diante do isolamento decorrente da fama. O filme e o álbum ainda fazem uma crítica à repressão e à guerra. The Wall não poderia faltar na nossa lista, já que prova que arte, política e rock n’ roll podem, sim, andar juntos.

Across The Universe (2007)

Inspirada no universo dos Beatles, Julie Taymor cria uma história de amor com fundo político, no melhor estilo psicodélico e paz-e-amor dos anos 70. A trilha sonora, maior charme do filme, repete a estratégia de sucesso usada em Uma Lição de Amor (I Am Sam, 2001): artistas de diferentes características reinterpretam as canções da banda, gerando um daqueles CDs imperdíveis para os fãs. Na história, Jude, Lucy, Prudence e outros personagens das músicas ganham vida na pele de jovens que questionam a guerra do Vietnã e se envolvem em movimentos da contra-cultura.

Menção honrosa: De Volta Para o Futuro (1985)

Nós sabemos que De Volta Para O Futuro não é um filme sobre uma banda de rock. Mas Marty McFly e a sua performance de Johnny B. Goode (clássico de Chuck Berry) merecem uma menção honrosa na nossa lista de filmes que levaram o espírito rock n’ roll às telas. Afinal, não é todo dia que vemos um garoto subir ao palco de um bailinho e revolucionar a maneira de dançar dos seus próprios pais, depois de viajar no tempo a bordo de um carro super tecnológico. Ponto para ele! 

Atualizado em 12 Jul 2013.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017

Cahiers du Cinéma elege os melhores filmes de 2016

O brasileiro "Aquarius" aparece em quarto lugar na lista