Guia da Semana

Grande vencedor do Globo de Ouro e com 14 indicações ao Oscar, "La La Land" é o hit da estação. Estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, o filme conquistou o público por resgatar, com louvor, os elementos de um gênero em desuso - o musical.

Acontece que, apesar do roteiro original, a magia de "La La Land" se deve pelas fontes certeiras das quais bebeu - as inesquecíveis coreografias de Fred Astaire, os clássicos de Jacques Demy e até animações da Disney são apenas alguns exemplos.

Ficou curioso? Então confira 8 referências cinematográficas que o Guia da Semana encontrou em "La La Land" e boa sessão!


Duas Garotas Românticas (1967) e Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)

A cena de abertura de "La La Land" é o primeiro anúncio das muitas referências do filme. Em uma Los Angeles engarrafada, dezenas de pessoas abandonam os seus carros para cantar e dançar ao som de "Another Day of Sun", igual assistimos "Duas Garotas Românticas", musical francês de 1967. Assista aqui.

O diretor Damien Chazelle, aliás, é fã confesso de Jacques Demy, de quem emprestou o clima que compõem a cenografia geral de seu "La La Land". O formato widescreen, as sequências ao ar livre e a direção de arte do filme remetem, além de "Duas Garotas Românticas", a outros clássicos como "Os Guarda-Chuvas do Amor".

Sweet Charity (1969)

O segundo número musical de "La La Land" traz outra referência bastante óbvia. As cores vibrantes e o ritmo dançante de "Someone in the Crowd" lembram bastante "There’s Gotta Be Something Better Than This", de Sweet Cherity - assista aqui. Assim como no musical de 1969, a cena é interpretada apenas por mulheres - no caso Mia (Emma Stone) e sua trupe.

Cantando na Chuva (1952)

Não é a primeira vez (e nem será a última) que "Cantando na Chuva" inspira filmes contemporâneos, sejam musicais, ou não. E é claro que "La La Land" também emprestou do clássico de 1952 uma de suas cenas mais icônicas (assista aqui), quando Gene Kelly se agarra ao poste, assim como Ryan Gosling enquanto canta o tema de Mia e Sebastian.

Vamos Dançar? (1937)

É impossível falar em musicais e não se lembrar de Fred Astaire e Ginger Rogers. A dupla estrelou dezenas de cenas inesquecíveis, que, é claro, serviram de inspiração para "La La Land". Um exemplo? Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling) sapateando em "A Lovely Night" é uma bela reinterpretação do clássico "Vamos Dançar?", de 1937. Assista aqui.

A Bela Adormecida (1959)

Sim! Damien Chazelle foi até à Disney como fonte para a belíssima cena do planetário, onde Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling) dançam, literalmente, nas estrelas. Isso te lembra alguma coisa? "Once Upon a Dream" de "A Bela Adormecida", talvez?

Melodia da Broadway de 1940 (1940)

Outra bela valsa interpretada por Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling), nesta vez no epílogo do filme, também vem com gostinho de nostalgia: a dança de Fred Astaire e Eleanor Powell em "Begin the Beguine", uma das cenas mais dançantes de "Melodia da Broadway de 1940". Assista aqui.

Cinderela em Paris (1957)

O epílogo de "La La Land" traz outra referência bastante específica. Quando Mia (Emma Stone) aparece segurando balões em frente a um Arco do Triunfo cenográfico, somos transportados automaticamente para "Cinderela em Paris", filme de 1957 estrelado por Audrey Hepburn, Fred Astaire e Kay Thompson. Assista aqui.

Título do novo "Star Wars" é revelado: "The Last Jedi"

Oitavo episódio da saga chega aos cinemas em dezembro

"Batman vs. Superman" lidera indicações ao Framboesa de Ouro 2017; veja lista completa

Ao contrário do Oscar, premiação elege os piores filmes do ano

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 24 Jan 2017.