Guia da Semana

Para contar uma história, é preciso ter um cenário condizente com a atmosfera que se deseja criar para os espectadores de um filme se sentirem imersos em uma outra realidade. Para trazer às telonas a magia, a verdade e a possibilidade deste mundo paralelo que está sendo vivenciado pelas personagens, são escolhidas diferentes locações ao redor do mundo – que servem como o plano de fundo perfeito para a narrativa contada.

+ Veja 10 filmes para viajar sem precisar sair de casa
+ Relembre os filmes de Woody Allen que se passam ao redor do mundo

Com praias paradisíacas, desertos que parecem ser o solo de outro planeta, pontos turísticos visitados por milhões de pessoas todos os anos, selecionamos alguns dos lugares lindos que conhecemos graças aos filmes. Confira!

Nova Zelândia – Senhor dos Anéis

As hipnotizantes paisagens da Nova Zelândia serviram de cenário para os filmes da trilogia Senhor dos Anéis. Dentre os principais locais, está Hobbiton, uma vila especialmente criada para os filmes – que conta com pequenas casas construídas “dentro” de uma colina.

Tailândia – A praia

As ilhas de Phi Phi na Tailândia fora o cenário perfeito para as gravações do filme A Praia com Leonardo de Caprio no papel principal. O paraíso que parece ser irreal até mesmo nas filmagens existe – e vale a pena ser visitado.

Vista Chinesa – Rio de Janeiro – RIO

Em RIO, uma das animações produzidas pela 20th Century Fox, se passa na cidade do Rio de Janeiro – onde uma arara azul criada por uma humana começa a descobrir como é a vida ao ar livre ao lado de outros pássaros selvagens. Além de um incrível passeio aéreo pela cidade, é possível ver também a famosa Vista Chinesa, localizada no Alto da Boa Vista.

Toscana – Sobre o sol da Toscana

Deixando bem claro onde o filme se passa logo em seu título, em “Sobre o Sol da Toscana” podemos ver lindas casas e outras belas paisagens da Toscana, lugar para onde a escritora Frances Mayes viaja após se separar de seu marido.

Deserto da Tunísia – Star Wars

Para passar a aridez e a sensação de estar em outro planeta, o Deserto da Tunísia foi escolhido como uma das locações para o filme Satr Wars. Atualmente, o iglu e todo o set construído encontra-se abandonado. Para os fãs da saga, a visita é como ver um antigo império em ruínas.

Grécia – Mamma Mia!

Gravado na ilha de Skopelos, na Grécia, o filme Mamma Mia! conta a história de uma noiva que não sabe quem é o seu verdadeiro pai, convivendo com os três “aspirantes” e antigos amigos dias antes de seu casamento.

Sacre Coeur – Amélie Poulain

Seguindo as pistas deixadas por Amélie, Nino acaba passando por um dos pontos turísticos mais famosos de Paris, as escadarias e a Basílica de Sacré Coeur. Além disso, o filme mostra a visão panorâmica da cidade – vista do alto das escadarias.

Los Angeles – 500 dias com Ela

Quando Tom e Summer ainda estão apaixonados, o casal vai até o alto de uma colina e senta em um banco. Deste lugar conhecido como "Angel's Knoll", é possível ter uma visão de alguns dos prédios mais importantes para a arquitetura da cidade.

Rio Sena - Ratatouille

Envolvendo muita culinária e a cidade de Paris, em Ratatouille vemos o pequeno rato Remi ir em busca de seu sonho de ser um grande chefe em um restaurante. Em uma de suas fugas, o vemos caminhar pelas margens do Rio Sena, um ponto icônico da cidade luz.

Parlamento Britânico – V de Vingança

Em um ano terrorista, V destrói um dos principais pontos turísticos e ícones de poder de Londres – o Parlamento Britânico. Como tudo não se passa de uma grande ficção, você ainda pode visitar a cidade e tirar sua foto com o Big Ben ao fundo.

Kremlin de Moscovo – Missão Impossível 4

Em Missão Impossível 4 vemos um dos principais pontos turísticos da Rússia ir pelos ares: o Kremlin de Moscovo. Significando “fortaleza” no idioma russo, os Kremlins são edificações fortificadas encontradas ao longo da cidade. No de Moscovo, encontra-se a sede do governo do país.

Estação Gare Montparnasse – A invenção de Hugo Cabret

Hugo Cabret, um garoto que vive dentro das paredes da estação Estação Gare Montparnasse em Paris tenta desvendar um grande mistério deixado por seu pai: um boneco autômato que nunca conseguiu fazê-lo funcionar.

Por Leila Vieira

Atualizado em 3 Mar 2014.