Guia da Semana

Mais uma animação da Disney está chegando aos cinemas. Desta vez, a protagonista é Moana, uma garota polinésia (uma princesa que se recusa a ser chamada como tal, prefere dizer que é “a filha do líder”) que sonha em desbravar os mares para além de sua ilha. Ela tem sua chance quando um desastre acomete seu povo e é preciso atravessar o oceano em busca de uma solução.

Se você tem filhos e quer saber se este filme é uma boa pedida para as férias, confira 5 motivos para levar a criançada ao cinema:

Conhecer uma cultura diferente

A nova animação da Disney transporta o espectador para a Polinésia antiga, quando uma deusa da natureza se volta contra os humanos após ter seu coração roubado por um semi-deus chamado Maui. Toda a aventura, portanto, começa num povoado indígena que vive numa ilha vulcânica, cultiva uma história cheia de personagens míticos e é transmitida oralmente para as crianças, tendo um passado marcado pela navegação, como realmente aconteceu com as ilhas do Pacífico. A música, a dança e a relação com a natureza são características marcantes dessa cultura exploradas no filme.

Encantar-se com o realismo dos gráficos

No meio do filme, não se espante se você se pegar olhando fixamente para a pele de um dos personagens. O realismo é impressionante e se estende para os cabelos, o mar e a areia, sem abrir mão da delicadeza de uma animação infantil.

Sentir-se inspirado pela mensagem do filme

“Moana” tem uma mensagem bonita desde o início, quando a protagonista bebê tem seu primeiro encontro com o oceano, até o final, quando ela usa sua sensibilidade para compreender o inimigo e salvar o mundo. A transformação de Maui, de herói arrogante a companheiro fiel da jovem, também é um ponto positivo.

Aprender novas músicas viciantes

Como não poderia faltar, “Moana” também é pontuado por números musicais, cantados pelos mais diversos personagens (incluindo um peculiar siri gigante). Algumas dessas canções são bastante simpáticas e tendem a ficar na cabeça após a sessão.

Assistir ao curta “Trabalho Interno”

Seguindo a tradição da Pixar, o departamento de animação da Disney agora também prepara seus melhores curtas-metragens para serem exibidos antes dos longas nos cinemas. No caso de “Moana”, o filme que abre a sessão é o adorável “Trabalho Interno”, dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda. O curta acompanha o conflito entre um cérebro e um coração durante um dia na vida de um homem que vive numa cidade de praia, mas trabalha num escritório entediante. Imperdível!

20 filmes da Disney que marcaram a infância nos anos 90

Confira os longas que encantaram e deixaram saudade

Relembre os melhores filmes infantis dos últimos 20 anos

Confira os filmes lançados nas últimas décadas que seus filhos precisam conhecer

5 Filmes infantis para ver nos cinemas nas férias de janeiro

Saiba o que assistir com as crianças em janeiro de 2017

Por Juliana Varella

Atualizado em 20 Dez 2016.