Guia da Semana

Em agosto de 1962, a 15ª edição da revista Amazing Fantasy chegava às bancas com uma história curta de um novo super herói, criado pelos ainda novatos Stan Lee e Steve Ditko. Mal sabiam eles que hoje, 50 anos depois, o exemplar original da primeira história do Homem-Aranha é um dos quadrinhos mais valiosos do mundo,vendido por 1.1 milhões de doláres da última vez que foi à leilão.

>> Relembre 10 grandes momentos dos últimos 50 anos da Marvel
>> Confira um roteiro de lojas geek em São Paulo
>> Veja as estreias da semana nos cinemas

Mas quer saber por que o herói é tão popular? O Guia da Semana te lembra algumas das curiosidades que rolaram em quase 50 anos do Amigão da Vizinhaça. Confira:

Os muitos quadrinhos


É impossível resumir tudo que rolou nos quadrinhos em quase meio século de existência do Homem-Aranha. Ele já se casou, teve uma filha, morreu, ressuscitou, teve sua identidade revelada para o mundo (que voltou a esquece-la após o herói fazer um acordo com o diabo), entre outras reviravoltas estranhas, típicas das HQs.

Mas nos últimos anos, podemos fazer dois grandes destaques. O primeiro foi sua entrada para equipe dos Vingadores, e a sua morte em sua versão Ultimate, uma linha alternativa e mais realista do herói, onde ele foi substituito por Miles Morales, um jovem latino e negro.

Adaptações para TV

Nos anos 70, o Homem-Aranha ganhou duas versões live action pra TV. Primeiro, ganhou uma bizarra versão japonesa, feita pela Toei (responsável por seriados como Changeman e Jiraya) onde ele morava em Tokyo e possuia um robô gigante chamado Leopardon. Já o canal de TV norte americano CBS lançou sua produção do herói, porém a empreitada durou apenas 13 episódios feitos com uma qualidade muito baixa.

Nos desenhos animados, as versões foram muitas também. A primeira, seguia a linha dos desenhos "desanimados" do Homem de Ferro e Thor. Uma versão curisosa, foi "Homem-Aranha e seus amigos", onde ele dividia uma casa com o Homem de Gelo e a Flama. Mas o desenho mais famoso de todos, foi com certeza a animação exibida nos anos 90 no canal Fox Kids e na TV Globo.

O Homem-Aranha de Sam Raimi

Por muito tempo, cogitou-se que o diretor James Cameron, fã confesso do herói, seria o diretor do primeiro filme, que contaria com Arnold Schwarzenegger no papel do Doutor Octopus. Depois de muitas negociações que sairam erradas o projeto foi parar nas mãos do desconhecido Sam Raimi. No elenco, Tobey Maguire interpretando Peter Parker e Kristen Dunst como Mary Jane.

Mesmo sem um elenco pomposo, se tornou um marco para as adaptações de quadrinhos para o cinema com uma bilheteria de quase $ 800 mil dólares e abriu as portas para uma onda de adaptações de quadrinhos. O longa teve duas continuações, o segundo filme teve como vião o Doutor Octopus e terceiro, o Venom e o Homem-Areia.

O filme quase chegou a ter uma quarta parte com o elenco original, mas os constantes conflitos do diretor Sam Raimi com os produtores deram fim ao projeto. Mesmo assim, os executivos da Sony não deixaram as histórias do heróis esfriarem. Logo, anunciaram que a franquia seria reiniciada com novos atores e uma nova origem.

O Espetacular Homem-Aranha

Com a direção de Marc Webb, de 500 Dias com Ela, o novo filme é uma versão mais fiel aos espiríto das histórias em quadrinhos. O Homem-Aranha é divertido e dispara várias piadas contra seus inimigos. Já Andrew Garfield deu vida a Peter Parker, transformando-o em um adorável nerd cheio de personalidade.

Um dos principais motivos da boa qualidade da obra é a participação ativa de Brian Michael Bendis, roteirista da versão ultimente do herói, que deu assessoria no roteiro do longa metragem. O filme, traz um tom mais realista, uma pegada parecida com Batman Begins, e promete agradar tanto os fãs mais tradicionais como os marinheiros de primeira viagem.

Por Edson Castro

Atualizado em 7 Jul 2012.