Guia da Semana

Alimentação é um tema complexo. Podemos falar sobre o prazer da alimentação, sobre gastronomia, chefs renomados e suas criações que chegam a emocionar. Podemos citar restaurantes renomados, alimentos que vêm direto da fazenda e pratos estrelados.

Mas também podemos focar em um lado oposto e nada romântico, como os venenos que são colocados em nossos alimentos, na máfia das indústrias alimentícias e nas consequências disso tudo para nossa saúde.

Se você é apaixonado por comida e ama saber tudo sobre os dois lados, separamos uma lista com documentários incríveis sobre gastronomia e alimentação. Desde histórias emocionantes sobre chefs e seus restaurantes até obesidade infantil no Brasil. Confira!

Chef's Table (2015)

O documentário, produzido pela Netflix, acompanha as vidas e cozinhas de seis dos mais renomados chefs internacionais do mundo. Cada episódio se concentra em um único chef e seu olhar particular sobre sua vida, talento e paixão pelo universo gastronômico. Qualquer apaixonado por comida vai se encantar com o documentário, já que ele é inspirador e traz uma nova perspectiva sobre a gastronomia mundial.
Onde assistir: Netflix

Foodmatters (2008)

Este é para quem se preocupa em saber de onde vem o que come. Apesar de nos deixar bem preocupados ao mostrar a verdade crua sobre o agronegócio e como nossos alimentos são afetados, o documentário é uma ótima forma de abrir nossos olhos para alimentação saudável e a importância de se alimentar com consciência. O filme, que tem base em um livro do mesmo título, traz falas de nutricionistas , naturopatas, médicos e jornalistas sobre tópicos de alimentos orgânicos, segurança alimentar, e tantos outros temas.
Onde assistir: Online

Por Que Você Partiu? (2013)

O documentário conta a história de seis chefs franceses que atuam no Brasil: Alain Uzan, Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Frédéric Monnier, Laurent Suaudeau e Roland Villard. A partir da pergunta título do filme, o diretor Eric Belhassen, procura desvendar os motivos da separação: a separação da família, da pátria e da sua cultura. As razões dos exílios dos chefs, mesmo que diferentes para cada um, se conectam ao exílio do próprio autor do filme, que se questiona sobre os motivos que o levaram a deixar a França, 15 anos atrás.
Trailer: Youtube

Muito Além do Peso (2012)

Este sensacional documentário brasileiro foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. Muito Além do Peso mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Food, Inc (2008)

O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos nesses animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação. O filme também aborda o fato de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes.

Entre les Bras (2012)

Em 2009, o chef francês com três estrelas Michelin Michel Bras decide entregar seu restaurante para seu filho Sébastien, que trabalha com ele há 15 anos. O documentário conta a história destes pratos extraordinários preparados por um pai e um filho, na paisagem montanhosa da região de Aubrac . Com ele, é possível acompanhar essa transmissão gastronômica, e entrar intimamente em seus laços familiares. O documentário traça um retrato comovente e alegre desta família notável dedicada ao Haute Cuisine por três gerações.
Trailer: Youtube

Por Marina Marques

Atualizado em 24 Jul 2015.