Guia da Semana

6 documentários incríveis sobre gastronomia e alimentação

Das consequências da má alimentação à alta gastronomia, conheça docs imperdíveis

Alimentação é um tema complexo. Podemos falar sobre o prazer da alimentação, sobre gastronomia, chefs renomados e suas criações que chegam a emocionar. Podemos citar restaurantes renomados, alimentos que vêm direto da fazenda e pratos estrelados.

Mas também podemos focar em um lado oposto e nada romântico, como os venenos que são colocados em nossos alimentos, na máfia das indústrias alimentícias e nas consequências disso tudo para nossa saúde.

Se você é apaixonado por comida e ama saber tudo sobre os dois lados, separamos uma lista com documentários incríveis sobre gastronomia e alimentação. Desde histórias emocionantes sobre chefs e seus restaurantes até obesidade infantil no Brasil. Confira!

Chef's Table (2015)

O documentário, produzido pela Netflix, acompanha as vidas e cozinhas de seis dos mais renomados chefs internacionais do mundo. Cada episódio se concentra em um único chef e seu olhar particular sobre sua vida, talento e paixão pelo universo gastronômico. Qualquer apaixonado por comida vai se encantar com o documentário, já que ele é inspirador e traz uma nova perspectiva sobre a gastronomia mundial.
Onde assistir: Netflix

Foodmatters (2008)

Este é para quem se preocupa em saber de onde vem o que come. Apesar de nos deixar bem preocupados ao mostrar a verdade crua sobre o agronegócio e como nossos alimentos são afetados, o documentário é uma ótima forma de abrir nossos olhos para alimentação saudável e a importância de se alimentar com consciência. O filme, que tem base em um livro do mesmo título, traz falas de nutricionistas , naturopatas, médicos e jornalistas sobre tópicos de alimentos orgânicos, segurança alimentar, e tantos outros temas.
Onde assistir: Online

Por Que Você Partiu? (2013)

O documentário conta a história de seis chefs franceses que atuam no Brasil: Alain Uzan, Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Frédéric Monnier, Laurent Suaudeau e Roland Villard. A partir da pergunta título do filme, o diretor Eric Belhassen, procura desvendar os motivos da separação: a separação da família, da pátria e da sua cultura. As razões dos exílios dos chefs, mesmo que diferentes para cada um, se conectam ao exílio do próprio autor do filme, que se questiona sobre os motivos que o levaram a deixar a França, 15 anos atrás.
Trailer: Youtube

Muito Além do Peso (2012)

Este sensacional documentário brasileiro foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. Muito Além do Peso mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Food, Inc (2008)

O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos nesses animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação. O filme também aborda o fato de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes.

Entre les Bras (2012)

Em 2009, o chef francês com três estrelas Michelin Michel Bras decide entregar seu restaurante para seu filho Sébastien, que trabalha com ele há 15 anos. O documentário conta a história destes pratos extraordinários preparados por um pai e um filho, na paisagem montanhosa da região de Aubrac . Com ele, é possível acompanhar essa transmissão gastronômica, e entrar intimamente em seus laços familiares. O documentário traça um retrato comovente e alegre desta família notável dedicada ao Haute Cuisine por três gerações.
Trailer: Youtube

Atualizado em 24 Jul 2015.

Por Marina Marques
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro