Guia da Semana

7 filmes espíritas que você precisa assistir

Conheça 7 filmes que emocionam e ensinam um pouco sobre a doutrina espírita

Desde que decidiu apostar em filmes sobre o espiritualismo, o cinema brasileiro descobriu um público bastante interessado no assunto. Nos últimos anos, filmes que mostram o contato entre o mundo dos mortos e dos vivos “Nosso Lar” e “Chico Xavier” - levaram quase sete milhões de pessoas às salas escuras.

Para os fãs do tema, ou para os que procuram entendê-lo melhor, o Guia da Semana selecionou 7 filmes espíritas que fizeram muito sucesso nas telonas. Confira:

Nosso Lar (2010)


Recorde de bilheteria nacional na época do seu lançamento, com R$ 6,2 arrecadados, o filme “Nosso Lar”, inspirado em um livro homônimo escrito através de psicografia feita por Chico Xavier, emocionou milhares de pessoas. O longa conta a história de Andre Luiz, que, ao despertar no Mundo Espiritual, se depara com criaturas assustadoras vivendo junto com ele neste lugar escuro e sombrio – o purgatório. Além disso, ele percebe que, apesar de ter morrido, ele ainda continua vivo e sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.

Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)


“Ghost – Do Outro Lado da Vida”, que ganhou o Oscar de melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante, encanta até mesmo quem não é adepto do espiritismo. O longa conta a história de amor do casal Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) que vivem juntos na cidade de Nova Iorque. Após um assalto, Sam acaba morto, mas permanece como fantasma na terra e mantém contato com Molly através de uma falsa médium.

Joelma, 23º Andar (1980)


Considerado o primeiro filme espírita brasileiro, “Joelma, 23º Andar” também foi baseado na obra de Chico Xavier e conta a tragédia do edifício, que dá nome ao filme, que pegou fogo e matou 191 pessoas. Lucimar, personagem principal vivida por Beth Goulart, morreu no incêndio. Mas sua mãe não aceita a morte e acaba procurando o famoso médium para saber se a filha está bem.

Um Olhar no Paraíso (2009)


Após ser brutalmente assassinada aos 14 anos, Susie Salmon (Saoirse Ronan) continua preocupada em cuidar da sua família. Presa em um espaço entre o céu e o inferno, ela precisa lidar com um paradoxo de sentimentos: o desejo de vingança contra seu assassino e a vontade de ver sua família seguir com a vida em frente e superar sua morte traumática.

O Mistério da Libélula (2002)


Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson), esteja tentando se comunicar com ele do mundo dos mortos. Ela faz isso por meio de simbólicas libélulas e de seus antigos pacientes que, entre a vida e a morte, conseguem fazer contato com ela e podem ajudar o casal a resolver as pendências que não os deixam seguir em frente.

Amor Além da Vida (1998)


Em “Amor Além da Vida”, o céu não é simplesmente um espaço branco e cercado por nuvens. É, então, em um cenário que lembra os traços de uma pintura fresca para onde Chris Nielsen (Robin Williams) vai após sua morte. Tudo perfeito, até ficar sabendo que sua mulher, Annie (Annabella Sciorra), não aguentou a dor de ficar sozinha e se matou. Como suicida, ela é enviada a um local obscuro, distante dele, e não será mais capaz de reconhecê-lo caso o encontre. Mas isso não o impede de ir atrás de seu grande amor.

Além da Eternidade (1989)


Neste filme de Steven Spielberg, Pete Sandich (Richard Dreysfuss) é um piloto que costuma abusar da sorte com manobras arriscadas. Em uma de suas missões, após salvar seu melhor amigo, seu avião pega fogo e explode. Morto, ele encontra um anjo, que explica que a sua função agora é justamente ajudar outros pilotos quando eles mais precisarem, como uma espécie de anjo da guarda.

Atualizado em 16 Out 2015.

Por Renata Fernandes
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017