Guia da Semana

No decorrer de nossas vidas, lemos, vemos e ouvimos muitas coisas que, quer queira quer não, acabam influenciando em nossas atitudes. Geralmente, isso ocorre porque nos identificamos com uma música, livro ou situação na tela do cinema ou da TV.

+ 7 filmes que são verdadeiras lições de vida
+ 10 filmes que talvez você não saiba que são remake

Inspirados por essa interferência em nosso cotidiano, fizemos uma lista de alguns longas que, de maneira ou outra, cabem no nosso dia a dia. Preparado pra fazer uma maratona de filmes que vão te ajudar na carreira e, quem sabe, na vida?

A Rede Social

Quem diria que um garoto cursando a faculdade, em uma pequena brincadeira com os amigos, iria se tornar um dos homens mais ricos do mundo?

Acreditar: muitos jovens, com ideias brilhantes, desistem de seguir em frente por falta de capital ou pela falta de "espaço". Acredite no seu projeto e nas suas ideias!

Argo

Durante o sequestro de diplomatas na revolução iraniana em 1789, o governo dos EUA planeja e executa um plano que teria tudo para dar errado, porém é a única chance de conseguir tirar os cidadãos norte-americanos de lá.

Estratégia: mesmo parecendo uma ideia maluca ou extravagante, devemos apostar em estratégias que, às vezes, não são aceitas pelos demais. Um bom planejamento, seja para o que for, caminham junto com o sucesso.

Truque De Mestre

Um carismático grupo de mágicos usa o ilusionismo para encantar o público e também para realizar grandes assaltos a banco. Na busca por provas do crime, os agentes do FBI saem da linha de pensamento óbvio e desvendam o mistério.

Sair da caixa: sair da mesmice, ver além do obvio para chegar em resultados que vão te surpreender. Quando ficamos focados em um ponto apenas, esquecemos de olhar a nossa volta, e as vezes é lá que vamos encontrar a solução.

O Segredo do Meu Sucesso

Levando uma vida dupla, o protagonistas do filme vive um estagiário de uma empresa multimilionária e também assume a identidade de um CEO, que ninguém sabe de onde veio, mas tem ideias brilhantes.

Uma coisa de cada vez: a ideia pode ser tentadora, mas só fica nos filmes mesmo. Querer começar logo de cima pode te dar uma baita dor de cabeça, pois você vai se deparar com situações que não poderá resolver por não ter experiência anterior.

Wall Street

Ao se envolver com o mercado financeiro, um jovem ambicioso se vê em um ambiente tentador e só pensa em passar por cima de qualquer um pela ganância. Afinal, princípios e ética pra quê?

Pra vida: o poder pode corromper, por isso nunca deixe se dominar pela ambição. Ter paciência e prudência é essencial para não optar por caminhos curtos que te levem à glória enquanto seu respeito pelos outros se esvai a cada passo. Aliás, o primeiro passo é não achar este discurso piegas e démodé.


12 homens e uma sentença

Um juri de 12 homens se trancafia numa sala de um tribunal para decidir o destino de um réu. Porém, o veredicto só será aceito quando a decisão dos 12 for unânime. Tudo corre bem até que apenas um jurado começa a contrariar a opinião do grupo. À partir daí, acompanhamos toda a discussão em torno do julgamento e como estes homens vão (ou não) bater o martelo.

Trabalho em equipe: o trabalho em equipe é uma forma de dividir e dinamizar as tarefas. No entanto, a harmonia é o fator determinante na eficiência e bom funcionamento do grupo. Como não existe ser humano que seja idêntico ao outro nesse mundo, o primordial é estabelecer relações democráticas embasadas na empatia e poder de argumentação.

Náufrago

Um funcionário da FedEx sofre um acidente aéreo enquanto viaja a trabalho e se torna o único sobrevivente. Chuck, vivido por Tom Hanks, fica totalmente isolado em uma ilha deserta durante anos. Ele é obrigado a lidar com as mais variadas situações, como fome, frio e, a irreparável, solidão.

Resolução de problemas: imagine que, vira e mexe, nos vemos em circunstâncias que temos recursos limitados para a ação. No filme, vemos que podemos resolver situações complicadas com uma boa estratégia, criatividade e muita, mas muita persistência. E, se você não está isolado numa ilha, ainda tem a ótima opção chamada "pedir ajuda". A percepção externa ao conflito será sempre menos contaminada que a nossa.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Set 2014.