Guia da Semana

Num dos momentos mais constrangedores da história do Oscar, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway se enganaram ao anunciarem o Oscar de Melhor Filme e premiaram “La La Land – Cantando Estações” ao invés de “Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Beatty explicou que recebeu o envelope errado (de Melhor Atriz, que fora para Emma Stone, atriz de "La La Land") e o erro foi corrigido ainda no palco, quando os produtores do musical encerravam seu discurso, e a equipe dos dois longas acabou dividindo o palco.

“Nem nos meus sonhos eu ganharia um Oscar”, brincou o diretor de “Moonlight”, Barry Jenkins, antes de alfinetar o concorrente: “mas ao inferno com os sonhos!”. Segundos antes, um dos produtores de “La La Land” havia pedido ao público que “continuasse sonhando”, em referência ao tema de seu filme, a busca pelo sonho de ser artista.

Ao todo, “Moonlight” levou para casa três estatuetas – Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme –, enquanto “La La Land” acumulou seis. “Manchester à Beira-Mar” e “Até o Último Homem” ganharam ambos dois Oscars, enquanto “A Chegada” e “Um Limite Entre Nós” ficaram apenas com um cada.

A escolha de “Moonlight” para o prêmio principal, bem como a vitória de dois atores negros e um documentário sobre preconceito racial mostram uma resposta à polêmica do #OscarSoWhite, que dominou a premiação no ano passado. O fato de o vencedor abordar ainda a homossexualidade e de diversos candidatos trabalharem a questão do estrangeiro, da guerra e da comunicação também mostra uma preocupação em resistir ao discurso de ódio imposto pelo presidente americano Donald Trump.

Em certo momento, depoimentos de atores estrangeiros (incluindo brasileiros) sobre o amor ao cinema foram mostrados no telão do Dolby Theatre e um grupo de supostos turistas (estrategicamente diversos) foi convidado a entrar no salão e conhecer seus ídolos. Mais uma prova de que a diversidade foi, mesmo, o tema da noite.

De forma geral, a cerimônia foi marcada por discursos políticos e “empatia” foi a palavra-chave. Ela apareceu em diversos discursos, incluindo o recado escrito pelo diretor de “O Apartamento”, Asghar Farhadi – que, representando todos os iranianos que foram proibidos de entrarem nos EUA após o decreto do presidente, se recusou a participar da festa. Em seu lugar, quem subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro foi a engenheira Anousheh Ansari, considerada a primeira mulher e a primeira pessoa iraniana a ir ao espaço.

Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2017:

Melhor Ator Coadjuvante

Mahershala Ali (Moonlight)

Melhor Cabelo e Maquiagem

Esquadrão Suicida

Melhor Figurino

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Documentário

O.J. - Made in America

Melhor Edição de Som

A Chegada

Melhor Mixagem de Som

Até o Último Homem

Melhor Atriz Coadjuvante

Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

Melhor Filme Estrangeiro

O Apartamento

Melhor Curta-Metragem de Animação

Piper

Melhor Animação

Zootopia

Melhor Design de Produção

La La Land

Melhores Efeitos Visuais

Mogli

Melhor Montagem

Até o Último Homem

Melhor Curta-Metragem de Documentário

Os Capacetes Brancos

Melhor Curta-Metragem

Sing

Melhor Fotografia

La La Land

Melhor Trilha Sonora Original

La La Land

Melhor Canção Original

City of Stars (La La Land)

Melhor Roteiro Original

Manchester à Beira-Mar

Melhor Roteiro Adaptado

Moonlight

Melhor Diretor

Damien Chazelle (La La Land)

Melhor Ator

Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

Melhor Atriz

Emma Stone (La La Land)

Melhor Filme

Moonlight

Confira 37 filmes do Oscar 2017 que você pode assistir hoje mesmo

Longas e curtas estão em cartaz nos cinemas ou em serviços on demand

“Moonlight” chega aos cinemas brasileiros às vésperas do Oscar 2017

Filme narra a história de um garoto negro que se descobre gay numa comunidade preconceituosa e violenta

8 referências cinematográficas em

Vem ver quais foram os clássicos do cinema musical que inspiraram o filme!

Por Juliana Varella

Atualizado em 27 Fev 2017.