Guia da Semana

Depois do sucesso da franquia Transformers e de G.I. Joe: A Origem da Cobra - que já tem continuação prevista para estrear em agosto deste ano -, mais um filme chega aos cinemas inspirado em jogos e brinquedos da Hasbro.

Battleship – A Batalha dos Mares leva o clássico e mundial Batalha Naval às telonas, com direito a muitos efeitos especiais, tecnologia 3D e alienígenas, além da estreia da cantora Rihanna como atriz.

>> Os navios que já passaram pelos cinemas
>> Confira as estreias da semana
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz, salas e horários de exibição

Mas não é de hoje que brinquedos famosos ganham vida nas telonas. Em 1985 a Paramount Pictures lançou o jogo Detetive na sétima arte com o título Os 7 Suspeitos.

A boneca mais famosa do mundo, Barbie, também ganhou diversas animações e logo deve chegar às salas de exibição em versão live-action (com atores reais). Os direitos já foram comprados pela Universal.

Ainda estão previstos os lançamentos de Lego, Candy Land, Strech Armstrong e Ouija.

Relembre alguns brinquedos que saíram das prateleiras e ganharam espaço nas salas de cinema

Os Sete Suspeitos (Clue) - 1985

Numa noite chuvosa, seis pessoas desconhecidas se encontram numa mansão com apenas uma coisa em comum: todas são chentageadas pelo anfitrião Mr. Broddy. Logo, um a um é assassinado, a começar pelo chantagista. E aí, quem será o criminoso? O mordomo? O Coronel Mostarda? O Professor Plum?

Inspirado no jogo Detetive (criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949, e trazido ao Brasil pela Estrela), o filme ganhou três finais diferentes na edição especial lançada em DVD.

Transformers - 2007, 2009 e 2011

Lançados em 1984 pela Hasbro, os bonecos Transformers fizeram tanto sucesso que ganharam desenho animado, games e uma trilogia dirigida por Michael Bay. O primeiro filme foi lançado em 2007, seguido por Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009) e Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011).

Este último, indicado ao Oscar 2012 nas categorias melhores efeitos especiais, edição e mixagem de som.

GI Joe: A Origem da Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra) - 2009

Protagonizado por Dennis Quaid e Channing Tatum (Querido John, Anjos da Lei), o longa de ação se inspira em outro brinquedo da Hasbro: os bonecos do Comando em Ação. O filme só chegou aos cinemas após Transformers ter mostrado aos produtores que a receita poderia dar certo.

A adaptação foi feita 45 anos depois do lançamento do brinquedo, que também virou história em quadrinhos e desenho animado.

Bratz: O Filme (Bratz: The Movie) - 2007

Criadas pela MGA Entertainment, as bonecas Bratz ganham vida com a história das adolescentes Cloe, Jade, Sasha e Yasmin. Amigas inseparáveis que são obrigadas a frequentar grupos diferentes quando entram no colégio.

O longa acabou não fazendo muito sucesso e recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro: pior filme, pior atriz, pior dupla, pior ator coadjuvante e pior refilmagem ou filme derivado de algo.

O Diário da Barbie (Barbie Diaries) - 2006

A boneca mais conhecida do mundo já teve diversas profissões, encarou personagens de todos os tipos (como Barbie e as Três Mosqueteiras, Barbie no Lago dos Cisnes, Barbie Rapunzel etc), e futuramente deve chegar aos cinemas num filme live-action, já que todos os anteriores foram apenas animações.

A parceria entre Mattel e Universal Pictures foi fechada em 2009.

Vem aí!

Além da chance de ver Barbie, Ken e companhia na pele de atores reais, existem promessas de que outros brinquedos que divertiram as crianças de gerações passadas cheguem aos cinemas.

Lego

Já tem data marcada para as pecinhas e bonecos da Lego chegarem aos cinemas. A estreia norte-americana está marcada para 28 de fevereiro de 2014 e a animação será exibida em 3D. Direção e roteiro são assinados por Phil Lord e Christopher Miller - dupla de Tá Chovendo Hambúrguer e Anjos da Lei.

Stretch Armstrong

O boneco lançado pela Hasbro nos anos 1970, que esticava os braços e pernas até 1,5m, tem previsão de estreia para 2014. Inicialmente ligado à Universal Pictures, a produção contaria com Taylor Lautner como protagonista. Porém, a adaptação passou para a Relativity Media, e o galã abandonou o projeto por incompatibilidade de agenda.

Candy Land

Criado em 1945 e lançado quatro anos depois também pela Hasbro, o jogo de tabuleiro cheio de personagens mágicas é outra aposta da sétima arte. O projeto da adaptação infantil ainda não tem data para estrear, já que o acordo de quatro anos entre Hasbro e Universal já terminou. Porém, Adam Sandler negocia com a Sony Pictures uma versão do jogo para os cinemas.

Ouija

Quem não se lembra do tradicional "jogo do copo"? Em 1966 a Hasbro (novamente ela) lançou o jogo em tabuleiro, e, em breve, a brincadeira deve chegar aos cinemas. Depois de sofrer cortes de orçamento, a produção, que seria uma aventura no estilo A Múmia, seguirá a mesma linha do terror Sobrenatural.

Por Mariana Viola

Atualizado em 14 Mai 2012.