Guia da Semana

Brinquedos que viraram filmes

O jogo Batalha Naval chega aos cinemas em Battleship. Mas não é a primeira vez que brinquedos ganham versões cinematográficas

Depois do sucesso da franquia Transformers e de G.I. Joe: A Origem da Cobra - que já tem continuação prevista para estrear em agosto deste ano -, mais um filme chega aos cinemas inspirado em jogos e brinquedos da Hasbro.

Battleship – A Batalha dos Mares leva o clássico e mundial Batalha Naval às telonas, com direito a muitos efeitos especiais, tecnologia 3D e alienígenas, além da estreia da cantora Rihanna como atriz.

>> Os navios que já passaram pelos cinemas
>> Confira as estreias da semana
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz, salas e horários de exibição

Mas não é de hoje que brinquedos famosos ganham vida nas telonas. Em 1985 a Paramount Pictures lançou o jogo Detetive na sétima arte com o título Os 7 Suspeitos.

A boneca mais famosa do mundo, Barbie, também ganhou diversas animações e logo deve chegar às salas de exibição em versão live-action (com atores reais). Os direitos já foram comprados pela Universal. 

Ainda estão previstos os lançamentos de Lego, Candy Land, Strech Armstrong e Ouija. 

Relembre alguns brinquedos que saíram das prateleiras e ganharam espaço nas salas de cinema

Os Sete Suspeitos (Clue) - 1985 

Numa noite chuvosa, seis pessoas desconhecidas se encontram numa mansão com apenas uma coisa em comum: todas são chentageadas pelo anfitrião Mr. Broddy. Logo, um a um é assassinado, a começar pelo chantagista. E aí, quem será o criminoso? O mordomo? O Coronel Mostarda? O Professor Plum? 

Inspirado no jogo Detetive (criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949, e trazido ao Brasil pela Estrela), o filme ganhou três finais diferentes na edição especial lançada em DVD.

 

Transformers - 2007, 2009 e 2011

Lançados em 1984 pela Hasbro, os bonecos Transformers fizeram tanto sucesso que ganharam desenho animado, games e uma trilogia dirigida por Michael Bay. O primeiro filme foi lançado em 2007, seguido por Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009) e Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011).

Este último, indicado ao Oscar 2012 nas categorias melhores efeitos especiais, edição e mixagem de som.

 

GI Joe: A Origem da Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra) - 2009 

Protagonizado por Dennis Quaid Channing Tatum (Querido JohnAnjos da Lei), o longa de ação se inspira em outro brinquedo da Hasbro: os bonecos do Comando em Ação. O filme só chegou aos cinemas após Transformers ter mostrado aos produtores que a receita poderia dar certo.

A adaptação foi feita 45 anos depois do lançamento do brinquedo, que também virou história em quadrinhos e desenho animado. 

 

Bratz: O Filme (Bratz: The Movie) - 2007 

Criadas pela MGA Entertainment, as bonecas Bratz ganham vida com a história das adolescentes Cloe, Jade, Sasha e Yasmin. Amigas inseparáveis que são obrigadas a frequentar grupos diferentes quando entram no colégio.

O longa acabou não fazendo muito sucesso e recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro: pior filme, pior atriz, pior dupla, pior ator coadjuvante e pior refilmagem ou filme derivado de algo. 

 

O Diário da Barbie (Barbie Diaries) - 2006

A boneca mais conhecida do mundo já teve diversas profissões, encarou personagens de todos os tipos (como Barbie e as Três Mosqueteiras, Barbie no Lago dos Cisnes, Barbie Rapunzel etc), e futuramente deve chegar aos cinemas num filme live-action, já que todos os anteriores foram apenas animações.

A parceria entre Mattel e Universal Pictures foi fechada em 2009.

 

Vem aí!

Além da chance de ver Barbie, Ken e companhia na pele de atores reais, existem promessas de que outros brinquedos que divertiram as crianças de gerações passadas cheguem aos cinemas.

 

Lego

Já tem data marcada para as pecinhas e bonecos da Lego chegarem aos cinemas. A estreia norte-americana está marcada para 28 de fevereiro de 2014 e a animação será exibida em 3D. Direção e roteiro são assinados por Phil Lord e Christopher Miller - dupla de Tá Chovendo Hambúrguer e Anjos da Lei

 

Stretch Armstrong 

O boneco lançado pela Hasbro nos anos 1970, que esticava os braços e pernas até 1,5m, tem previsão de estreia para 2014. Inicialmente ligado à Universal Pictures, a produção contaria com Taylor Lautner como protagonista. Porém, a adaptação passou para a Relativity Media, e o galã abandonou o projeto por incompatibilidade de agenda.

 

Candy Land

Criado em 1945 e lançado quatro anos depois também pela Hasbro, o jogo de tabuleiro cheio de personagens mágicas é outra aposta da sétima arte. O projeto da adaptação infantil ainda não tem data para estrear, já que o acordo de quatro anos entre Hasbro e Universal já terminou. Porém, Adam Sandler negocia com a Sony Pictures uma versão do jogo para os cinemas.

 

Ouija

Quem não se lembra do tradicional "jogo do copo"? Em 1966 a Hasbro (novamente ela) lançou o jogo em tabuleiro, e, em breve, a brincadeira deve chegar aos cinemas. Depois de sofrer cortes de orçamento, a produção, que seria uma aventura no estilo A Múmia, seguirá a mesma linha do terror  Sobrenatural

 

 

Atualizado em 14 Mai 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Após vídeo de supostos maus-tratos, pré-estreia de "Quatro Vidas de Um Cachorro" é cancelada

Universal Pictures divulgou comunicado oficial informando o cancelamento

Animação francesa “A Bailarina” é opção para as férias

Filme mostra uma menina que sonha em ser bailarina, mas, para isso, terá que aprender lições importantes de vida

Rede Cinesystem inaugura seu primeiro cinema em São Paulo

Com nove salas e projeção a laser, cinema promete ser o mais moderno da cidade

Rita Repulsa, Zordon e Alpha 5 estão no novo trailer dos "Power Rangers"; assista

Remake da série dos anos 90 estreia em março

“xXx: Reativado” – terceiro filme da franquia estrelada por Vin Diesel estreia nesta quinta

Longa traz Nina Dobrev no elenco e tem participação de Neymar Jr.