Guia da Semana

Grandes e luxuosos ou assombrados e cheios de magia. Usados para o trabalho ou pura diversão, os navios já serviram de cenário para diversas produções cinematográficas e ganharam, inclusive, papel de protagonista.

Um dos mais famosos, o Titanic volta às telonas para homenagear o centenário do naufrágio do maior transatlântico já construído até 1912, em 14 de abril.

Com direção assinada por James Cameron, a produção lançada em 1997 ganha efeitos em 3D e relembra a história da embarcação que naufragou alguns dias após partir para sua primeira viagem. Como não poderia faltar em um bom drama, o romance de Jack e Rose (Leonardo DiCaprio e Kate Winslet) dita o ritmo da história.

Para relembrar os navios que fizeram sucesso no cinema, o Guia da Semana selecionou alguns títulos. Assista aos trailers e embarque nessa viagem!

Titanic (1997/2012)

Em 1997, o filme de James Cameron bateu récorde ao arrecadar US$ 1,8 bilhão (marca que foi batida por ele mesmo em 2009, com Avatar). A produção ainda levou 11 estatuetas do Oscar, entre elas, melhor filme, diretor e canção original para My Heart Will Go On. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet formaram o casal protagonista que emocionou muitos espectadores. ALiás, os atores voltaram a atuar junto em Foi Apenas um Sonho.

Além dessa versão, o Titanic foi o tema de outras produções do cinema.

Piratas do Caribe (2003, 2006, 2007 e 2011)

A saga do Capitão Jack Sparrow começou em 2003, com A Maldição do Pérola Negra. Inspirado numa atração da Disney World, o filme fez sucesso com Johnny Depp no papel principal e Orlando Bloom e Keira Knightley no elenco. Assim, ganhou a sequência O Baú da Morte em 2006 e, no ano seguinte, lançado No Fim do Mundo. O quarto, porém não último longa da franquia chegou aos cinemas em 2011 com o título Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas. Vamos esperar para ver qual será a próxima aventura do Capitão Sparrow.


Poseidon (2006)

Baseado no longa baseado no longa The Poseidon Adventure, de 1972, a produção de 2006 narra uma desesperada luta pela sobrevivência quando uma onda de 45 metros de altura atinge o navio de cruzeiro Poseidon. Na embarcação, os passageiros comemoravam a chegada do ano novo quando são surpreendidos pelo desastre. Agora, devem confiar uns nos outros e enfrentar chamas, água e destroços do navio prestes a afundar.


Cruzeiro das Loucas (2002)

Cuba Gooding Jr. e Horatio Sanz protagonizam a comédia a bordo de um navio. Depois de terminar um relacionamento, Jerry (Cuba Jr.) resolve embarcar num cruzeiro e se divertir com seu amigo Nick (Sanz). Porém, quando já estão em alto mar e prontos para conhecer a mulherada, descobrem que entraram numa roubada: é um cruzeiro gay.


Navio Fantasma (2001)

A equipe Artic Warriortem como missão trazer para a costa navios perdidos ou com problemas em alto-mar. Porém, em uma das viagens pela costa do Alasca, o grupo encontra os dertroços de uma lendária embarcação que estava desaparecida há 40 anos. Liderados por Sean Murphy (Gabriel Byrne), eles entram no navio, sem saber que, agora, o local é habitado por um ser mortal. A vida de todos está em perigo.

Mar em Fúria (2000)

Em outubro de 1991 a "tempestade perfeita" combinava uma série de fatores muito rara, que só acontece a cada século. Com ondas do tamanho de prédios e ventos de quase 200 km/h, poucos foram os sobreviventes que presenciaram esse acontecimento. No meio dessa tempestade estavam os tripulantes do Andrea Gail, um barco de pesca comercial que estava bem no centro desse gigantesco inferno em alto-mar. No elenco do filme estão George Clooney, John C. Reilly, Mark Wahlberg e Diane Lane.

Amistad (1997)

O filme é ambientado na Costa de Cuba do anos de 1939 para contar a história de dezenas de escravos negros que se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Com o sonho de voltar para a África, eles são obrigados a confiar em dois tripulantes, já que não possuem conhecimento sobre navegação. Porém, acabam sendo enganados. Os africanos acabam sendo capturados por um navio americano e julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma grandes proporções e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito e ainda quer agradar aos estados do sul e fortalecer os laços com a Espanha.

Por Mariana Viola

Atualizado em 16 Abr 2012.