Guia da Semana

No dia 14 de Abril de 1912 o transatlântico RMS Titanic se chocou contra um iceberg que o levaria para o fundo do mar. A tragédia matou cerca de 1500 pessoas com 700 sobreviventes, sendo conhecido com um dos maiores acidentes marítimos da história.

Em lembrança ao acontecimento, o diretor James Cameron resolveu lançar seu filme Titanic, de 1996, em uma versão convertida para 3D. Mas muito antes de Leonardo DiCaprio gritar que era o rei do mundo, muitos outros filmes contaram histórias sobre o trágico destino do navio.

O Guia da Semana fez uma lista para relembrar alguns deles. Confira:

Titanic (1943)

O primeiro longa metragem produzido sobre a tragédia foi feito na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O filme foi o mais caro feito pela indústria cinematógrafica alemã da época e sua estreia teve que ser atrasada devido a um ataque aéreo que acabou destruindo o cinema onde seria exibido.

A tragédia do Titanic (1953)

Somente 10 anos depois que Holywood faria sua primeira obra inspirada na tragédia do navio. O longa foca na história de um casal que está em vias de separação quando a tragédia acontece. A repercursão foi boa e o filme acabou ganhando um Oscar de melhor roteiro e foi nomeado para melhor direção de arte.

Somente Deus por testemunha (1958)

O docudrama inglês é considerado pelos historiados como uma das obras mais fiéis ao naufrágio além de ser reconhecido pela crítica como o melhor filmes o RMS Titanic. O longa segue o navio desde sua partida até a chegada do Carpathia, embarcação que apareceu para resgatar os poucos mais de 700 sobreviventes da tragédia.

O resgate do Titanic (1980)

A trama bizarra conta a história de um grupo de americanos que tem que erguer o Titanic do fundo do mar para poder extrair um tipo raro de mineral que pode ser usado para criar um raio de som capaz de derrubar misséis. Os problemas da equipe começa quando a União Soviética entra na mesma busca para obter o mineral. O realizadores construiram uma réplica fiel e imensa do navio para a produção, só que a história estranha não atraiu as pessoas para os cinemas, fazendo com que ela se tornasse um dos maiores fracassos de bilheteria da época.

Titanic (1996)

Este filme feito para TV foi lançado um ano antes do blockbuster de James Cameron, mas ganhou sua fama tempos depois graças a uma manobra genial de Silvio Santos. Na esteira do sucesso do filme de Leonardo di Caprio, o SBT anunciou esse filme na TV como "Titanic 2", como se fosse uma sequência direta do longa, o que garantiu uma audiência extra na hora de sua exibição. Na verdade, o filme é apenas mais uma versão do naufrágio e a única coisa boa nele é que revelou para o mundo a atriz Catherine Zeta-Jones.

A Camareira do Titanic (1998)

O filme francês, baseado num romance homônimo de Didier Décoin, conta a história de um rapaz que conhece uma camareira do navio um dia antes de sua partida. Com apenas uma foto de recordação ele começa a fantasiar uma história de amor e contá-la para seus amigos. O conto vai ganhando fama e atraindo mais e mais espectadores todas as noite.

Fantasmas do Abismo (2003)

Depois do seu sucesos estrondoso em 97, James Cameron voltou a falar do Titanic neste documentário feio para Imax. Com narração de Bill Paxton, o Fantasmas do Abismo traz gravações feitas por submarinos que exploraram o navio naufragado.

Titanic 2 (2010)

Esse filme sim se chama Titanic 2 e não é enganação do senhor Abravanel. O longa foi produzido pela Asylum, produtora famosa por seus filmes de gosto duvidoso como Megapiranha e Sharktopus. Na trama, no 100 º aniversário da viagem original, um navio de luxo moderno batizado de Titanic 2, segue o caminho de seu homônimo. Mas quando um tsunami lança um iceberg no caminho do novo navio, os passageiros e a tripulação precisam lutar para evitar um destino semelhante. Assista por sua conta e risco.

Por Edson Castro

Atualizado em 17 Abr 2012.