Guia da Semana

A terceira edição da Comic Con Experience (apelidada oficialmente de “CCXP”), versão brasileira das famosas convenções de cultura pop que reúnem fãs de quadrinhos, cinema, TV e games no mundo todo, está mostrando que aprendeu com os erros das edições passadas e cresceu significativamente – tanto em dimensão quanto em relevância.

Enquanto as duas primeiras edições foram marcadas por reexibições de conteúdos exibidos em outras feiras, muitas filas e uma organização aos trancos e barrancos, esta está presenteando o público com novidades realmente impactantes, conteúdo exclusivo, atividades mais interativas, melhor espaço para circulação e uma organização praticamente impecável. Se há uma crítica a fazer, é a fragilidade do isolamento acústico no auditório principal – de onde se pode ouvir a gritaria que cerca o ambiente do lado de fora. Isso e os preços dos produtos vendidos nas diversas lojas da feira. Alguns incidentes ainda acontecem aqui ou ali, mas os problemas estão sendo corrigidos prontamente.

Nesta sexta-feira, segundo dia do evento que ocupa toda a extensão do São Paulo Expo, o público pôde assistir a cenas, trailers e vídeos de bastidores totalmente inéditos, exibidos pela primeira vez na tela gigante do Auditório Cinemark, e a maioria deles foi anunciada por uma gravação, também personalizada, de um dos protagonistas. Jennifer Lawrence, Michael Fassbender e Tom Holland estiveram entre os artistas que gravaram mensagens especialmente para o público brasileiro.

Holland, inclusive, anunciou uma das principais novidades do dia: uma cena do primeiro trailer de “Homem-Aranha: De Volta Para O Lar” (o título brasileiro também foi anunciado ali) mostrando o novo figurino do super-herói. [INÍCIO DOS SPOILERS] O traje, que surpreendeu a audiência, faz referência a quadrinhos clássicos e inclui uma “asa” semelhante à membrana de um esquilo-voador. [FIM DOS SPOILERS]

Outros vídeos exclusivos foram uma cena de “Resident Evil 6: O Capítulo Final”, uma cena de “Logan”, duas de “O Poderoso Chefinho”, uma longa sequência de “Assassin’s Creed”, um vídeo mostrando os bastidores da produção de “Alien: Covenant”, um trailer estendido de “A Cura” e a pré-estreia do primeiro trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” – que deixou o público babando.

O dia também foi marcado por presenças ilustres: pela manhã, Adam Nimoy apresentou o documentário que dirigiu sobre seu pai, Leonard Nimoy, o eterno Spock de “Jornada nas Estrelas”, e anunciou que o filme será lançado pela Netflix. Depois, Milla Jovovich e Paul W.S. Anderson – protagonista e diretor da franquia “Resident Evil”, respectivamente – subiram ao palco para falar sobre o último filme da série, que estreia em 2017. Os dois são casados e contaram curiosidades sobre como os filmes (e os jogos) influenciaram sua vida doméstica.

Quem também apareceu – embora apenas na tela – foram Dwayne “The Rock” Johnson e Kevin Hart, protagonistas da sequência de “Jumanji”, que teve a estreia adiada para 2018. A dupla respondeu a perguntas dos fãs brasileiros, que haviam enviado suas questões pelas redes sociais, e revelou que o filme se passará 20 anos após o clássico com Robin Williams e que o personagem de Williams, Alan Parrish, será muito importante para a história. Ele deixará “pistas” para que os novos jogadores consigam sobreviver à selva.

Quem também deu as caras no segundo dia da CCXP foi Damien Walters, dublê de Michael Fassbender em “Assassin’s Creed”. Walters realizou um salto de quase 40 metros de altura para que o “salto de fé”, no filme, fosse o mais realista possível. Na feira, ele realizou pequenos saltos ornamentais no stand da 20th Century Fox, numa arena equipada com desafios de parkour e um colchão inflável abertos para o público.

Por fim, a feira tem surpreendido com a quantidade de produções nacionais inovadoras que estão sendo mostradas ao público. Nesta sexta, duas se destacaram: uma animação chamada “Lino”, que mistura comédia e aventura e promete atingir um público adulto tanto quanto o infantil, e “O Rastro”, horror ambientado num hospital sombrio que ganhou um stand exclusivo e um trailer exibido pela primeira vez no auditório.

A Comic Con Experience segue até este domingo, 4 de dezembro, e os ingressos para o último dia podem ser adquiridos na bilheteria por R$ 200 (mediante doação de um livro) ou por R$ 400. Credenciais para o sábado estão esgotadas. Mais informações no site ccxp.com.br.

Natalie Dormer fala sobre Game of Thrones e compara Trump a Ramsey no primeiro dia de CCXP 2016

CCXP 2016 acontece entre 1 e 4 de dezembro no São Paulo Expo

10 Motivos para não perder a CCXP 2016 por NADA

Conhecer seu ator favorito e voltar à infância são alguns dos motivos para visitar a feira neste fim de semana

CCXP: conheça os convidados da 3ª edição da Comic Con brasileira

Natalie Dormer, Milla Jovovich, Evanna Lynch e Vin Diesel estão entre os destaques da programação

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

Por Juliana Varella

Atualizado em 2 Dez 2016.