Guia da Semana

Entre os dias 12 e 15 de julho, a cidade de San Diego recebe um dos maiores eventos de cultura nerd do planeta, a Comic Con. A convenção anual reúne estúdios de cinema, empresas de quadrinhos, action figures, e vários tipos de empresas que trabalham com o mundo geek e revelam as novidades em cada um dos gêneros.

O Guia da Semana reúne aqui as principais novidades do mundo do cinema que foram apresentados este ano. Confira:

Marvel Studios

O painel dos estúdios Marvel teve como principal destaque o filme Homem de Ferro 3. O estúdio expôs todas as armaduras usadas por Tony Stark, usadas nos primeiros filmes, e na produção dos Vingadores, para em seguida revelar a nova versão (foto acima) que deve ser usada pelo herói no novo longa. Além disso, foi exibido o novo trailer do filme, que adapatará livremente o arco Extremis dos quadrinhos e terá como vilão o Mandarim, interpretado por Ben Kingsley (Invenção de Hugo Cabret e Ilha do Medo).

O presidente do estúdio, Kevin Feige, também confirmou os próximos filmes da marvel e suas datas de estréais: Thor - The Dark World, novembro de 2013; Captião América - The Winter Soldier, abril de 2014, e Guardiões da Galáxia, 1º de agosto de 2014. Ainda houve uma apresentação de uma cena teste do vindouro filme do Homem Formiga, sem data ainda, dirigido por Edgar Wright (de Scott Pilgrim contra o Mundo).

O Hobbit

A semana começou com uma divulgação de um mega poster reunindo algumas das primeiras cenas do filme. Já os transeuntes da Comic Con puderam conferir de perto uma estatueta mostrando o visual dos Trolls que capturam o grupo de anões na história.

Já quem participou do painel do filme, pôde conferir as primeiras cenas da adaptação que conta a história antes dos filmes do Senhor dos Anéis. A pequena montagem de 14 minutos mostrava o encontro de Bilbo com os anões, com o Gollum e uma cena quase romântica de Gandalf com a elfa Galadriel.

O diretor Peter Jackson, presente no painel, disse que o dragão Smaug aparece somente na segunda parte do filme, e que não existem planos para adaptar o livro Silmarillion por problemas de direitos autorais.

Superman: O Homem de Aço

Mesmo com uma overdose de filmes da Marvel, a DC Comics também marcou presença na Comic Con com a apresentação do primeiro trailer de Superman: O Homem de Aço. A prévia chega anexada às cópias de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Dirigido por Zack Snyder (de adaptações de quadrinhos como Watchmen e 300), este novo longa reconta a origem do super herói e a forma como ele lida com seus poderes.

Saga Crepúsculo


Como era de se esperar, o painel do filme Amanhecer Parte 2 reúniu uma multidão de fãs que esperaram na fila desde o começo da semana para saber as novidades do filme dos vampiros. Os primeiros 7 mil aficionados que conseguiram entrar no hall H do salão tiveram o privilégio de assistir a uma prévia de 7 minutos do filme.

Durante as entrevistas, a escritora da saga Stephenie Meyer disse não ter planos de escrever mais romances sobre vampiros, mas que tem novas idéias para outros livros. A surpresa foi a exibição surpresa de alguns minutos de A Hospedeira, novo filme inspirado numa obra da autora, dirigido por Andrew Niccol (O Preço do Amanhã eShow de Truman).

Disney

O diretor Tim Burton foi para o evento apresentar pessoalmente o novo trailer de sua animação Frankweenie, além de duas cenas exclusivas para quem estava no evento. Outro destaque relacionado ao filme foi um stand onde estavam todas as miniaturas usadas para as filmagens do Stop Motion.

Outro cineasta que compareceu pessoalmente ao evento foi Sam Raimi, que mostrou o primeiro trailer de OZ: Mágico e Poderoso, longa que conta a verdade por trás do homem que Dorothy busca. Para terminar, o diretor e elenco de Detona Ralph apareceram para contar um pouco mais da animação que homenageia o mundo dos videogames.

Animações da DreamWorks


O divisão de animações do estúdio anunciou alguns de seus futuros lançamentos nos cinemas. O primeiro filme confirmado foi o terceiro longa da série Kung Fu Panda. Outra novidade, foi a confirmação de um filme estrelado pelos pinguins de Madagascar, que deve chegar aos cinemas em 2015.

Também foram confirmados longas menos conhecidos do público: The Croods, sobre um homem das cavernas e sua família que saem para explorar o mundo, com vozes de Ryan Reynolds, Emma Stone e Nicolas Cage; Me and My Shadow, dublado por Bill Hader, do programa de TV Saturday Night Live; e Book of Mórmon, com voz de Josh Gad.

007 - Operação Skyfall

O novo filme de James Bond também ganhou espaço na convenção. A principal novidade revelada até agora é que o ator Ben Whishaw (Não Estou Lá e Brilho de uma Paixão) interpretará Q, cientista responsável pelos acessórios que o agente secreto usa em suas missões. O último ator a dar vida ao personagem foi o ex Monty Python, John Cleese, em Um Novo dia para Morrer, de 2002.

TV e Seriados

Os fãs de Walking Dead puderam bater um papo com o elenco, produtores e o Robert Kirkman criador da HQ e seriado. A equipe confirmou que o cenário para a terceira temporada será uma prisão, que fez parte de um arco aclamado nos quadrinhos. Também foram apresentados também os atores recém chegados: Danai Gurira, que viverá Michonne (foto acima) e David Morrisey, como o vilão Governador.

No mundo dos quadrinhos, a novidade foi Arrow, seriado que adapta as aventuras de Oliver Queen, o Arqueiro Verde, para as telinhas. Outra novidade, foi o anúncio de Riders of Berk, animação com os personagens de Como Treinar seu Dragão que promete unir as pontas entre o primeiro e segundo filme da franquia, previsto para junho de 2014.

Por Edson Castro

Atualizado em 20 Jul 2012.