Os filmes dos Vingadores

Relembre todos os filmes de heróis lançados pela Marvel Studios e sua relação com o filme dos Vingadores

Última publicação: 04/04/2014

  • Os Vingadores se reuniram em 2012, dando origem a um novo conceito de cinema: o "universo cinemático"

    Os Vingadores se reuniram em 2012, dando origem a um novo conceito de cinema: o "universo cinemático"
    Créditos: Divulgação

  • Capitão América 2: O Soldado Invernal se passa pouco após os eventos de "Os Vingadores"

    Capitão América 2: O Soldado Invernal se passa pouco após os eventos de "Os Vingadores"
    Créditos: Divulgação

  • "Thor 2: O Mundo Sombrio" arrecadou mais de US$ 600 milhões em todo o mundo

    "Thor 2: O Mundo Sombrio" arrecadou mais de US$ 600 milhões em todo o mundo
    Créditos: Divulgação

Quando Samuel L. Jackson apareceu como Nick Fury na cena pós créditos de Homem de Ferro, em 2008, convidando Tony Stark a se juntar ao projeto Vingadores, o mundo nerd entrou em furor: os heróis mais poderosos daTerra  (e dos quadrinhos) estavam prestes a ganhar a telonas.

O que os fãs não imaginavam na época era a ousadia do projeto. A Marvel lançou outros quatro filmes de seus heróis mais famosos: Hulk, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América, que acabaram convergindo para a união da super equipe em The Avengers - Os Vingadores. Nem mesmo a Warner Bros., dona de personagens como Batman e Superman, da Liga da Justiça, havia planejado algo assim.

Depois dessa primeira onda, viram as cópias - projetos semelhantes vindos da própria Warner e da Sony. A Marvel talvez não tivesse consciência, mas havia transformado a forma como se pensa o cinema, lançando o conceito de "rede" (incluindo, ainda, uma série de televisão) e tornando obsoletas as sequências lineares.

Dando continuidade ao trabalho, a Marvel/DC lançou sequências mais maduras dos filmes de seus heróis principais e anunciou que fará Os Vingadores 2, além de lançar, em 2014, um filme que abrirá caminho para um novo conjunto de franquias no mesmo universo: Guardiões da Galáxia.

Para ajudar você a recordar tudo que rolou neste universo até agora, o Guia da Semana preparou uma retrospectiva com todos os filmes lançados pela Marvel Studios. Confira.

Homem de Ferro (2008) 

O primeiro longa produzido pelo Marvel Studios talvez tenha sido o maior responsável pelo sucesso desta empreitada até agora. O filme apresentou ao grande público o bilionário Tony Stark e sua jornada para criar a armadura do Homem de Ferro. Misturando comédia com boas doses de ação, foi um sucesso de público e crítica, dando sinal verde para as próximas adaptções. O longa também apresentou a S.H.I.E.L.D. e seu diretor Nick Fury, responsáveis por reunir o grupo dos Vingadores.

 

Incrível Hulk (2008)

Talvez seja o filme menos bem sucedido do estúdio, mas serviu para tirar o gosto ruim que o filme Hulk (2003), de Ang Lee, deixou nos fãs. Aqui Bruce Banner tenta encontrar uma cura para a alteração que o faz se tornar o Gigante Esmeralda usando uma fórmula baseada no soro do supersoldado (o mesmo que criou o Capitão América).  Destaque também para a aparição de Tony Stark na cena pós créditos, convidando o General Ross para o projeto Vingadores.

 

Homem de Ferro 2 (2010)

Depois do sucesso do primeiro, a sequência estava mais do que garantida. Desta vez, o Homem de Ferro luta para manter-se vivo quando uma doença começa a tomar conta de seu corpo. Ao mesmo tempo, o exercíto se apossa de uma de suas armaduras criando o herói militar Máquina de Guerra. O longa também serviu para apresentar a heróina Viúva Negra, interpretada por Scarlet Johanson, mais sensual do que nunca no seu colant preto, e o pai de Tony Stark, que faria uma aparição no filme do Capitão América.

 

Thor (2011)

Talvez seja o filme com mais importância para os Vingadores. Além de apresentar o herói nórdico Thor, conhecemos Loki, seu irmão, que será o vilão no filme do grupo. Aqui, ele toma conta de Asgard e tenta matar seu pai e irmão com ajuda dos gigantes de gelo. No final, o herói loiro se livra de Loki, fazendo com que ele se perca no tempo e espaço. O filme também traz uma aparição relâmpago do Gavião Arqueiro.

 

Capitão América: o primeiro vingador (2011)

 

Último filme de herói lançando antes dos Vingadores, o Capitão América tem que impedir o vilão Caveira Vermelha de se apoderar do Cubo Cósmico, objeto que pode dar um poder infinito ao seu dono. No final do filme, Steve Rogers acaba congelado, nos tempos atuais, para ser recepecionado por Nick Fury no prédio da S.H.I.E.L.D.

 

Os Vingadores (2012)

A trama de Vingadores mostra Loki ameaçando atacar a Terra com um exército misterioso. Ao mesmo tempo o deus do trovão Thor vem ao nosso mundo para tentar impedir o seu irmão.

Para salvar o planeta da destruição, Nick Fury resolver reunir um grupo formado pelos heróis mais poderosos da Terra: Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

 

Homem de Ferro 3


No terceiro filme centrado em Tony Stark (Robert Downey Jr.), o herói está mais inseguro após os acontecimentos de “Os Vingadores” e cria um exército de armaduras para se proteger. Mesmo assim, um inimigo terrorista (Mandarim – Bem Kingsley) surge para ameaçar sua vida pessoal, forçando Stark a reencontrar a coragem e decidir se quer mesmo continuar a ser um super-herói.

 

Thor 2: O Mundo Sombrio


Enquanto Jane (Natalie Portman) espera por Thor (Chris Hemsworth) na Terra, ela e sua equipe estudam um novo fenômeno dimensional, que acaba trazendo de volta o Éter, uma arma perigosa há muito tempo escondida, capaz de transformar todos os mundos em trevas. Para combater essa ameaça, Thor precisará da ajuda da pessoa mais improvável: Loki (Tom Hiddleston).

 

Capitão América 2: O Soldado Invernal


Depois de ficar congelado por cerca de 70 anos e acordar para viver as aventuras de “Os Vingadores”, Steve Rogers (Chris Evans) agora trabalha para a S.H.I.E.L.D.. Quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) sofre um atentado, Rogers, Natasha Romanov (Scarlett Johansson) e um novo aliado, Sam Wilson (Anthony Mackie), partem em busca do culpado, e acabam reencontrando um antigo inimigo. 

 

Edson Castro redator(a)

Comentários

Destaques do guia