Guia da Semana

Jean-Pierre Jeunet pode ter uma carreira sólida no cinema francês, mas, no Brasil, ainda é reconhecido como “o diretor de Amélie Poulain”. Ou melhor, de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, romance fantástico de 2001 com Audrey Tatou. Em 2014, o diretor lança seu sétimo longa-metragem e aproveita para mostrar aos brasileiros sua obra completa.

A visita faz parte do Festival Varilux de Cinema Francês, evento que passará por 45 cidades trazendo o melhor do cinema francês contemporâneo – incluindo o lançamento de “Uma Viagem Extraordinária”, novo trabalho do diretor.

Durante o festival, Jeunet conversará com estudantes universitários em duas Masterclasses – na FAAP em São Paulo no dia 8, às 15h; e na UFRJ no Rio de Janeiro no dia 10, às 16h40. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo site (http://variluxcinefrances.com) e participar de um sorteio.

Além das aulas, o cineasta ganhará uma retrospectiva gratuita com todos os seus longas nas duas capitais. Em São Paulo, a mostra começa no dia 8 de abril no MIS, com presença do diretor, e segue nos dias 18 a 20. Já no Rio, as exibições acontecem no Instituto Moreira Salles, com abertura no dia 11 (com o artista) e mostra nos dias 15 a 17.

Por Juliana Varella

Atualizado em 27 Mar 2014.