Guia da Semana

Drama e suspense envolvem o espectador em "O Vendedor de Passados"

Filme estrelado por Lázaro Ramos e Alinne Moraes estreia no dia 21 de maio

O que você faria se pudesse alterar ou acrescentar lembranças a sua vida? É a partir desse imaginário que se desenvolve a trama de "O Vendedor de Passados", novo longa de Lula Buarque de Hollanda, estrelado por Lázaro Ramos e Alinne Moraes. Inspirado no livro homônimo do escritor angolano José Eduardo Agualus, o filme estreia no dia 21 de maio e vai na contramão dos lançamentos comerciais do cinema brasileiro, na maioria das vezes, centrados na comédia.

Lázaro Ramos está na pele de Vicente, cuja profissão é, no mínimo, inusitada: ele vende passados a pessoas que, de alguma forma, estejam descontentes com suas vidas. Para isso, ele recria documentos, álbum de fotos e qualquer outro resquício de tudo que alguém já viveu. Até que surge Clara, Alinne Moraes, uma mulher misteriosa que, sem fornecer nenhuma informação de sua história, encomenda a Lázaro um novo passado, partindo completamente do zero. A sua única exigência é ter cometido um crime. 

O pontapé inicial já é o suficiente para que o espectador se prenda à trama. Mesmo que os fatos se desenrolem com um ritmo lento, sem nenhum sinal de serem desvendados ou justificados, a curiosidade prevalece. Outro ponto interessante é a discussão que o filme traz: não só a infelicidade crônica da nossa geração, mas também a necessidade da representação. Em uma era onde a imagem é cada vez mais relevante, a alegoria é mais importante do que a essência em si. 

As reviravoltas tentam manter o fôlego e conferem ao drama ares de suspense. À certa altura, não sabemos o que é real e o que não é, tampouco as consequências da obsessão das personagens. E o problema está justamente aí: em subjetividades e ambições narrativas pouco exploradas, que não deixa de tornar "O Vendedor de Passados" menos ousado, criativo e envolvente. 

Atualizado em 21 Mai 2015.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas