Guia da Semana

“Há muitas coisas que eu não lembro, mas lembro-me do que aconteceu no sótão. Lembro-me do que eu estava vestindo e do que não estava.” A declaração de Dylan Farrow, filha adotiva de Mia Farrow, para a revista americana Vanity Fair no dia 2 de outubro de 2013 reacendeu uma longa polêmica envolvendo a vida do diretor Woody Allen - que volta à pauta novamente com a carta aberta publicada pela jovem pelo jornal New York Times.

+ Conheça as musas de Woody Allen
+ Fique por dentro das notícias de cinema
+ Saiba mais sobre grandes diretores no especial ABC do Cinema Com a ESPM

Allen e Mia Farrow tiveram um relacionamento nos anos 80, mas nunca se casaram. Ela se tornou uma de suas maiores musas, até que os laços se romperam totalmente em 1992, quando a atriz descobriu que o diretor estava se relacionando com sua filha adotiva mais velha (ao todo, são 15 filhos), Soon-Yi Previn. Para completar, Allen se casaria com Soon-Yi em dezembro de 1997.

Se a diferença de idade do novo casal (38 anos) chocou o mundo, ela não é muito maior do que a diferença que havia entre Mia Farrow e Frank Sinatra quando os dois se casaram, em 1966: ela tinha 21 e ele, 50. O casamento durou pouco, mas, até hoje, a loira garante que ele foi o amor de sua vida.

Woody Allen

Se a situação parece ruim para o diretor de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, espere para ouvir o resto. Também em entrevista à Vanity Fair, Mia declarou recentemente que seu filho com Allen, Ronan Farrow (criado pelo pai), “poderia ser” de Sinatra. A afirmação não só irritou o pai, como se tornou motivo de piada pelo próprio Ronan, que respondeu via Twitter: “somos todos ‘possivelmente’ filhos de Frank Sinatra”.

A última bomba veio no depoimento de Dylan, hoje com 28 anos. A jovem, pela primeira vez, confirmou as acusações feitas por sua mãe em 1993 (à mesma revista) de que Allen teria abusado dela quando tinha sete anos, na mesma época em que o caso com Soon-Yi fora descoberto.

Woody Allen jamais foi condenado e se declara inocente. Quando ao filho Ronan, o artista apenas negou as suposições. Allen lançou, recentemente, o drama Blue Jasmine, e recebeu o prêmio Cecil De Mille no Globo de Ouro 2014, sob críticas de seus familiares.

Por Juliana Varella

Atualizado em 3 Fev 2014.