Guia da Semana

No mês da cerimônia do Oscar, chegam aos cinemas brasileiros alguns dos principais indicados. Da categoria de Melhor Filme, estreiam em fevereiro “O Jogo da Imitação”, “Selma” e “Sniper Americano”. Já entre as melhores atrizes, Julianne Moore concorre por “Para Sempre Alice”.

Quem gosta de ficção científica finalmente poderá conferir o novo trabalho dos irmãos Wachowski, “O Destino de Júpiter” e, para as crianças, a dica é o musical “Annie”. Também é neste mês que estreia a esperada adaptação do romance erótico “Cinquenta Tons de Cinza”, cujos ingressos já estão à venda desde janeiro em alguns cinemas.

Confira as principais estreias de fevereiro nos cinemas:

O Destino de Júpiter
(Jupiter Ascending, Andy Wachowski, Lana Wachowski, Estados Unidos, 2015)

Mila Kunis interpreta Júpiter, uma jovem faxineira que descobre, de uma hora para a outra, que tem o código genético idêntico ao da Rainha do Universo, o que faz dela uma ameaça à rainha tirana. Previsão de estreia: 5 de fevereiro.

O jogo da imitação
(The Imitation Game, Morten Tyldum, Reino Unido, Estados Unidos, 2014)

Com Benedict Cumberbatch no papel principal, o filme narra parte da vida de Alan Turing, o matemático que, durante a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu o primeiro computador do mundo para desvendar as mensagens criptografadas da Alemanha. Saiba o que esperar do filme. Previsão de estreia: 5 de fevereiro.

Selma
(Selma, Ava DuVernay, Reino Unido, Estados Unidos, 2014) Roth

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, “Selma” conta a história real da campanha conduzida por Martin Luther King (David Oyelowo) por direitos iguais ao voto, partindo da cidade de Selma até Montgomery, em 1965. Previsão de estreia: 5 de fevereiro.

Um santo vizinho
(St. Vincent, Theodore Melfi, Estados Unidos, 2014)

O veterano de guerra Vincent (Bill Murray) não é a pessoa mais apropriada da vizinhança para cuidar de uma criança, mas, quando Maggie (Melissa McCarthy) aceita que ele a ajude com seu filho enquanto ela trabalha, uma forte amizade começa a nascer. Previsão de estreia: 5 de fevereiro.

Annie
(Annie, Will Gluck, Estados Unidos, 2014)

“Annie” é um musical alto astral, que conta a história da pequena e travessa órfã Annie (Quvenzhané Wallis) e de seu protetor Will Stacks (Jamie Foxx) – um político que vê na menina a oportunidade de ganhar popularidade com seus eleitores. Previsão de estreia: 12 de fevereiro.

Cinquenta tons de cinza
(Fifty Shades of Grey, Sam Taylor-Johnson, Estados Unidos, 2014)

Baseado no livro de E.L. James, “Cinquenta Tons de Cinza” traz Dakota Johnson no papel de Anastasia Steele, uma estudante de literatura virgem e inocente que se envolve com o sedutor e sadomasoquista Christian Grey (Jamie Dornan). Previsão de estreia: 12 de fevereiro.


O duplo
(The Double, Richard Ayoade, Reino Unido, 2013)

Inspirado no romance homônimo de Fiódor Dostoiévski, o filme conta a estranha saga de um agente do governo (Jesse Eisenberg) que passa a dividir o escritório com um homem idêntico, mas com uma personalidade oposta. Previsão de estreia: 12 de fevereiro.


Sniper americano
(American Sniper, Clint Eastwood, Estados Unidos, 2014)

O novo filme de Clint Eastwood soma seis indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme. Bradley Cooper interpreta um atirador de elite do exército americano considerado um herói por sua atuação no Iraque, mas que vive em conflito com sua consciência. Previsão de estreia: 19 de fevereiro.

Mapas para as estrelas
(Maps to the stars, David Cronenberg, Canadá, Estados Unidos, 2014)

David Cronenberg constrói uma crítica ao universo das celebridades de Hollywood e suas relações movidas por interesses e excentricidades. Com Julianne Moore, Robert Pattinson, Mia Wasikowska e John Cusack. Previsão de estreia: 26 de fevereiro.

Para sempre Alice
(Still Alice, Richard Glatzer, Wash Westmoreland, Estados Unidos, 2014)

Julianne Moore concorre ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em “Para Sempre Alice”. Ela interpreta uma professora de linguística bem sucedida, nos seus cinquenta anos, que começa a esquecer palavras e é diagnosticada com Alzheimer. Previsão de estreia: 26 de fevereiro.

Por Juliana Varella

Atualizado em 2 Fev 2015.