Guia da Semana

Está chegando a premiação de cinema mais badalada do mundo. Na noite de 22 de fevereiro, serão entregues as estatuetas do Oscar 2015, premiando os melhores filmes de 2014, segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

Os campeões de indicações neste ano são, curiosamente, dois filmes fora do padrão hollywoodiano: Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro G. Iñarritu, e O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson. Ambos concorrem em nove categorias, incluindo Melhor Filme.

Confira todas as críticas dos indicados publicadas até agora no Guia da Semana:

Birdman (Ou A Inesperada Virtude da Ignorância)

"'Birdman', estranho na medida certa, cumpre a promessa de refletir sobre o cinema e o teatro e tudo ao redor, olhando para dentro de si e nos obrigando a fazer o mesmo.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Edição de Som, Mixagem de Som e Fotografia.

O Grande Hotel Budapeste

A pegada teatral, o tom monocromático, as câmeras conduzidas por veículos, a infantilidade das personagens e até os mesmos atores: no universo de Wes tudo é igual, e ao mesmo tempo, tudo é diferente.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Trilha Sonora Original, Montagem, Design de Produção, Fotografia, Figurino e Maquiagem e Cabelo.

O Jogo da Imitação

Cumberbatch cumpre com excelência a missão de construir um personagem com dois lados – mecânico e, ao mesmo tempo, doce; previsível e, ao mesmo tempo, enigmático.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz Coadjuvante, Montagem, Trilha Sonora Original e Design de Produção.

Boyhood

Assistir a 'Boyhood – Da Infância à Juventude', de Richard Linklater, é algo como testemunhar a vida real, comum e constante, mas com pequenos insights que fazem tudo aquilo – e tudo isto – ganhar outro sentido.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Montagem.

Sniper Americano

"É assim, sem saber por quê, que centenas de homens, jovens e adultos, obrigados ou voluntários, marcham rumo à morte (sua ou de um inimigo igualmente determinado), nas ruas empoeiradas do Iraque. E se iludem, acreditando que marcham em direção à glória." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Ator, Roteiro Adaptado, Montagem, Mixagem de Som e Edição de Som.

A Teoria de Tudo

"O filme de James Marsh, baseado no livro homônimo de Jane Hawking sobre seu famoso ex-marido – Stephen, o próprio – prefere o caminho fácil do romance de superação ao desafio de discutir a mente de um dos pensadores mais intrigantes que a humanidade já conheceu." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz e Trilha Sonora Original.

Whiplash

Simmons empresta a Fletcher uma densidade maior do que se esperaria do personagem e acaba transformando-o num ser humano de carne, osso e emoções conflitantes. Assistir a ele, na tela, é um deleite quase masoquista.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante, Montagem e Mixagem de Som.

Interestelar

Com 'Interestelar', Nolan nos faz perceber que o tempo, que rege cada um de nossos dias humanos, está totalmente fora do nosso controle. Ele é relativo, como Eistein vinha tentando nos dizer há mais ou menos um século... Mas a ficha não tinha caído até agora.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som e Design de Produção.

Foxcatcher

"'Foxcatcher' se demora até o limite em cenas irrelevantes, então resolve bruscamente seus conflitos mais interessantes – o do filho desprezado e o do irmão mais novo emocionalmente dependente. Depois disso, não sobra qualquer espaço para reflexão." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Direção, Roteiro Original, Ator, Ator Coadjuvante e Maquiagem e Cabelo.

Caminhos da Floresta

“'Caminhos da Floresta' tem todos os ingredientes para quem procura a experiência de um teatro no cinema: as músicas, as atuações exageradas, o visual colorido e as piadinhas. O que falta é algo que justifique ao público trocar um meio pelo outro” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Atriz Coadjuvante, Figurino e Design de Produção.

Invencível

A história de Zamperini tem todos os altos e baixos de uma grande jornada, oferece material para uma boa discussão sobre os valores da guerra em contraste com os do esporte e ainda tem o apelativo elemento “superação”, que o público adora. O que poderia dar errado?” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Fotografia, Edição de Som e Mixagem de Som.

Selma

"Como '12 Anos de Escravidão', vencedor do Oscar em 2014, 'Selma' toca em feridas mal-resolvidas da história americana (não que não nos identifiquemos também) e pode ser igualmente celebrado ou rejeitado pela Academia." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme e Canção Original.

Guardiões da Galáxia

Há algo de apetitoso num filme que não se leva tão a sério, para variar. Não que não exista humor nos outros longas da Marvel, mas 'Guardiões' abraça a causa e coloca em foco um time de desajustados, seus interesses pouco louváveis e suas relações nada delicadas entre si.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhores Efeitos Visuais e Maquiagem e Cabelo.

Livre

Apesar de oferecer todos os elementos para impulsionar a carreira de Reese Witherspoon, 'Livre' não encontra uma abordagem suficientemente original – perdendo-se entre filmes mais bem resolvidos como Na Natureza Selvagem e 127 Horas.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.

Para Sempre Alice

"'Para Sempre Alice' consegue evitar o melodrama intrínseco das histórias de enfermidades e mostrar um outro lado da situação – mais verdadeiro e mais difícil. Porque encarar a mudança pode ser mais duro do que enfrentar a perda." Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Atriz.

Operação Big Hero

“'Big Hero' tem a vocação de um filme de super-herói nos moldes da Marvel, mas também traz da Pixar a sensibilidade para arrancar lágrimas de marmanjos. Da Disney, carrega a delicadeza de um filme infantil.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Animação (longa-metragem).

Os Boxtrolls

“Infantil na história e adulto nas entrelinhas, 'Os Boxtrolls' fogem do padrão cômico-bobo de alguns sucessos recentes e oferece aquele “algo a mais”: um texto bem escrito, uma animação bem feita e um trabalho artesanal que só pode ser descrito como uma obra de arte.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Animação (longa-metragem).

Como treinar o seu dragão 2

“Belo, divertido e com um roteiro inteligente, 'Como Treinar Seu Dragão 2' eleva-se como um dos melhores filmes do ano, para crianças e adultos, e entra para a lista de animações maduras onde reinam, também, Up – Altas Aventuras, Os Incríveis e o primeiro Como Treinar o Seu Dragão.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Animação (longa-metragem)

Uma Aventura Lego

“A chegada de 'Uma Aventura Lego' vem para substituir o espaço afetivo deixado pelo fim da franquia Toy Story. Como eles, as figuras de Lego também temem a modernização, pois ela pode lhes tirar o que elas têm de mais especial (e que a própria marca quase esqueceu): a capacidade de inventar.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Canção Original.

Relatos Selvagens


Os episódios têm temas muito diferentes, mas se encontram no descontrole de seus personagens, que reagem a problemas típicos do homem contemporâneo – uma briga de trânsito, uma negociação ilícita, a arte de tirar vantagem de qualquer situação.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Filme Estrangeiro.

Ida

A beleza de 'Ida' não está só na sua história, mas na construção do paradoxo da protagonista, que é conduzida à uma viagem dentro de si, confrontando diretamente as suas crenças.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Filme Estrangeiro.

Leviatã

"O auge de 'Leviatã' não está apenas na beleza de sua fotografia, na acidez de sua crítica ou na crueza com que retrata o ser humano. E sim na maneira como Andrey Zvyagintsev tece delicadamente todos esses pontos colocando o cinema como o mais fiel e tocante retrato da natureza humana." Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Filme Estrangeiro.

O Abutre

“'O Abutre' é um filme sombrio e crescente, que envolve o espectador pouco a pouco, mostrando um protagonista gélido, mas irresistível.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Roteiro Original.

Garota Exemplar

Há espaço para curiosidade, medo, sensualidade e até um pouco de humor nas duas horas e meia de 'Garota Exemplar'. É um humor negro, louco, de quem coloca seus personagens para fazerem as escolhas menos sensatas o tempo todo.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Atriz.

Dois Dias, Uma Noite

"'Dois Dias, Uma Noite' passa rapidamente por temas como a violência doméstica e a crise econômica, mas sempre se volta para a questão básica: até que ponto conseguimos nos colocar na posição do outro?"Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Atriz.

Mesmo Se Nada Der Certo

Aliado a trilha sonora, o humor leve, porém não menos inteligente, proporciona uma agradável e sedutora sessão. É difícil não entrar no ritmo” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Canção Original.

O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos

Para os fãs, é uma pena ver que um livro tão importante da literatura fantástica se transformou em três filmes esquecíveis, pensados como diversão passageira por um diretor capaz de fazer melhor.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Edição de Som.

Capitão América 2 – O Soldado Invernal

“Ficou claro que a Marvel vive um momento mais sombrio do que a brilhante e multicolorida fase Vingadores. Esses mesmos super-heróis que outrora lutavam contra um mal bem definido, hoje se digladiam com as próprias consciências e não têm mais a mesma segurança de que estão fazendo a coisa certa.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais.

Planeta dos Macacos – O Confronto

No segundo filme da terceira franquia inspirada no livro de Pierre Boulle, são os símios que desenvolvem os principais conflitos e se relacionam de formas infinitamente mais complexas que seus primos despelados.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais.

X-men – dias de um futuro esquecido

A verdade é que, ao mexer com o tempo, Singer discretamente reiniciou a franquia, abrindo caminho para começar tudo de novo, sem os erros do passado. Ou quase: seria melhor se tivesse recomeçado sem certos atores.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais.

Malévola

“O problema não é (apenas) Jolie, mas um roteiro que dedica mais tempo à redenção da vilã do que à devida exposição de seu mundo, seus desejos e frustrações.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Figurino.

O Juiz

“Os sentimentos masculinos têm peso especial em 'O Juiz', centrado numa família onde só os homens restaram e as mulheres se resumem a crianças delicadas ou parceiras de cama.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Ator Coadjuvante.

Por Juliana Varella e Ricardo Martins

Atualizado em 21 Fev 2015.