Guia da Semana

Dossiê Oscar 2015: confira todas as críticas publicadas pelo Guia

Conheça melhor cada um dos indicados nas principais categorias

Está chegando a premiação de cinema mais badalada do mundo. Na noite de 22 de fevereiro, serão entregues as estatuetas do Oscar 2015, premiando os melhores filmes de 2014, segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

Os campeões de indicações neste ano são, curiosamente, dois filmes fora do padrão hollywoodiano: Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro G. Iñarritu, e O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson. Ambos concorrem em nove categorias, incluindo Melhor Filme.

Confira todas as críticas dos indicados publicadas até agora no Guia da Semana:

  

Birdman (Ou A Inesperada Virtude da Ignorância)

"'Birdman', estranho na medida certa, cumpre a promessa de refletir sobre o cinema e o teatro e tudo ao redor, olhando para dentro de si e nos obrigando a fazer o mesmo.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Edição de Som, Mixagem de Som e Fotografia.

O Grande Hotel Budapeste

A pegada teatral, o tom monocromático, as câmeras conduzidas por veículos, a infantilidade das personagens e até os mesmos atores: no universo de Wes tudo é igual, e ao mesmo tempo, tudo é diferente.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias:  Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Trilha Sonora Original,  Montagem, Design de Produção, Fotografia, Figurino e Maquiagem e Cabelo.

O Jogo da Imitação

Cumberbatch cumpre com excelência a missão de construir um personagem com dois lados – mecânico e, ao mesmo tempo, doce; previsível e, ao mesmo tempo,  enigmático.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz Coadjuvante, Montagem, Trilha Sonora Original e Design de Produção.

Boyhood

Assistir a 'Boyhood – Da Infância à Juventude', de Richard Linklater, é algo como testemunhar a vida real, comum e constante, mas com pequenos insights que fazem tudo aquilo – e tudo isto – ganhar outro sentido.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias:  Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Montagem.

Sniper Americano

"É assim, sem saber por quê, que centenas de homens, jovens e adultos, obrigados ou voluntários, marcham rumo à morte (sua ou de um inimigo igualmente determinado), nas ruas empoeiradas do Iraque. E se iludem, acreditando que marcham em direção à glória." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Ator, Roteiro Adaptado, Montagem, Mixagem de Som e Edição de Som.

A Teoria de Tudo

"O filme de James Marsh, baseado no livro homônimo de Jane Hawking sobre seu famoso ex-marido – Stephen, o próprio – prefere o caminho fácil do romance de superação ao desafio de discutir a mente de um dos pensadores mais intrigantes que a humanidade já conheceu." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz e Trilha Sonora Original.

Whiplash

Simmons empresta a Fletcher uma densidade maior do que se esperaria do personagem e acaba transformando-o num ser humano de carne, osso e emoções conflitantes. Assistir a ele, na tela, é um deleite quase masoquista.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias:  Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante, Montagem e Mixagem de Som.

Interestelar

Com 'Interestelar', Nolan nos faz perceber que o tempo, que rege cada um de nossos dias humanos, está totalmente fora do nosso controle. Ele é relativo, como Eistein vinha tentando nos dizer há mais ou menos um século... Mas a ficha não tinha caído até agora.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias:  Melhor Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som e Design de Produção.

Foxcatcher

"'Foxcatcher' se demora até o limite em cenas irrelevantes, então resolve bruscamente seus conflitos mais interessantes – o do filho desprezado e o do irmão mais novo emocionalmente dependente. Depois disso, não sobra qualquer espaço para reflexão." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Direção, Roteiro Original, Ator, Ator Coadjuvante e Maquiagem e Cabelo.

Caminhos da Floresta

“'Caminhos da Floresta' tem todos os ingredientes para quem procura a experiência de um teatro no cinema: as músicas, as atuações exageradas, o visual colorido e as piadinhas. O que falta é algo que justifique ao público trocar um meio pelo outro” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias:  Melhor Atriz Coadjuvante, Figurino e Design de Produção.

Invencível

A história de Zamperini tem todos os altos e baixos de uma grande jornada, oferece material para uma boa discussão sobre os valores da guerra em contraste com os do esporte e ainda tem o apelativo elemento “superação”, que o público adora. O que poderia dar errado?” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Fotografia, Edição de Som e Mixagem de Som.

Selma

"Como '12 Anos de Escravidão', vencedor do Oscar em 2014, 'Selma' toca em feridas mal-resolvidas da história americana (não que não nos identifiquemos também) e pode ser igualmente celebrado ou rejeitado pela Academia." Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Filme e Canção Original.

Guardiões da Galáxia

Há algo de apetitoso num filme que não se leva tão a sério, para variar. Não que não exista humor nos outros longas da Marvel, mas 'Guardiões' abraça a causa e coloca em foco um time de desajustados, seus interesses pouco louváveis e suas relações nada delicadas entre si.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhores Efeitos Visuais e Maquiagem e Cabelo.

Livre

Apesar de oferecer todos os elementos para impulsionar a carreira de Reese Witherspoon, 'Livre' não encontra uma abordagem suficientemente original – perdendo-se entre filmes mais bem resolvidos como Na Natureza Selvagem e 127 Horas.” Leia a crítica completa.

Indicado nas categorias: Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.

Para Sempre Alice

"'Para Sempre Alice' consegue evitar o melodrama intrínseco das histórias de enfermidades e mostrar um outro lado da situação – mais verdadeiro e mais difícil. Porque encarar a mudança pode ser mais duro do que enfrentar a perda." Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Atriz.

Operação Big Hero

“'Big Hero' tem a vocação de um filme de super-herói nos moldes da Marvel, mas também traz da Pixar a sensibilidade para arrancar lágrimas de marmanjos. Da Disney, carrega a delicadeza de um filme infantil.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Animação (longa-metragem).

Os Boxtrolls

“Infantil na história e adulto nas entrelinhas, 'Os Boxtrolls' fogem do padrão cômico-bobo de alguns sucessos recentes e oferece aquele “algo a mais”: um texto bem escrito, uma animação bem feita e um trabalho artesanal que só pode ser descrito como uma obra de arte.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Animação (longa-metragem).

Como treinar o seu dragão 2

“Belo, divertido e com um roteiro inteligente, 'Como Treinar Seu Dragão 2' eleva-se como um dos melhores filmes do ano, para crianças e adultos, e entra para a lista de animações maduras onde reinam, também, Up – Altas Aventuras, Os Incríveis e o primeiro Como Treinar o Seu Dragão.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Animação (longa-metragem)

Uma Aventura Lego

“A chegada de 'Uma Aventura Lego' vem para substituir o espaço afetivo deixado pelo fim da franquia Toy Story. Como eles, as figuras de Lego também temem a modernização, pois ela pode lhes tirar o que elas têm de mais especial (e que a própria marca quase esqueceu): a capacidade de inventar.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Canção Original.

Relatos Selvagens


Os episódios têm temas muito diferentes, mas se encontram no descontrole de seus personagens, que reagem a problemas típicos do homem contemporâneo – uma briga de trânsito, uma negociação ilícita, a arte de tirar vantagem de qualquer situação.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Filme Estrangeiro.

Ida

A beleza de 'Ida' não está só na sua história, mas na construção do paradoxo da protagonista, que é conduzida à uma viagem dentro de si, confrontando diretamente as suas crenças.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Filme Estrangeiro.

Leviatã

"O auge de 'Leviatã' não está apenas na beleza de sua fotografia, na acidez de sua crítica ou na crueza com que retrata o ser humano. E sim na maneira como Andrey Zvyagintsev tece delicadamente todos esses pontos colocando o cinema como o mais fiel e tocante retrato da natureza humana." Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Filme Estrangeiro.

O Abutre

“'O Abutre' é um filme sombrio e crescente, que envolve o espectador pouco a pouco, mostrando um protagonista gélido, mas irresistível.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Roteiro Original.

Garota Exemplar

Há espaço para curiosidade, medo, sensualidade e até um pouco de humor nas duas horas e meia de 'Garota Exemplar'. É um humor negro, louco, de quem coloca seus personagens para fazerem as escolhas menos sensatas o tempo todo.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Atriz.

Dois Dias, Uma Noite

"'Dois Dias, Uma Noite' passa rapidamente por temas como a violência doméstica e a crise econômica, mas sempre se volta para a questão básica: até que ponto conseguimos nos colocar na posição do outro?"Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Atriz.

Mesmo Se Nada Der Certo

Aliado a trilha sonora, o humor leve, porém não menos inteligente, proporciona uma agradável e sedutora sessão. É difícil não entrar no ritmo” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Canção Original.

O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos

Para os fãs, é uma pena ver que um livro tão importante da literatura fantástica se transformou em três filmes esquecíveis, pensados como diversão passageira por um diretor capaz de fazer melhor.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Edição de Som.

Capitão América 2 – O Soldado Invernal

“Ficou claro que a Marvel vive um momento mais sombrio do que a brilhante e multicolorida fase Vingadores. Esses mesmos super-heróis que outrora lutavam contra um mal bem definido, hoje se digladiam com as próprias consciências e não têm mais a mesma segurança de que estão fazendo a coisa certa.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais.

Planeta dos Macacos – O Confronto

No segundo filme da terceira franquia inspirada no livro de Pierre Boulle, são os símios que desenvolvem os principais conflitos e se relacionam de formas infinitamente mais complexas que seus primos despelados.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais.

X-men – dias de um futuro esquecido

A verdade é que, ao mexer com o tempo, Singer discretamente reiniciou a franquia, abrindo caminho para começar tudo de novo, sem os erros do passado. Ou quase: seria melhor se tivesse recomeçado sem certos atores.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais.

Malévola

“O problema não é (apenas) Jolie, mas um roteiro que dedica mais tempo à redenção da vilã do que à devida exposição de seu mundo, seus desejos e frustrações.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Figurino.

O Juiz

“Os sentimentos masculinos têm peso especial em 'O Juiz', centrado numa família onde só os homens restaram e as mulheres se resumem a crianças delicadas ou parceiras de cama.” Leia a crítica completa.

Indicado na categoria: Melhor Ator Coadjuvante.

Atualizado em 21 Fev 2015.

Por Juliana Varella e Ricardo Martins
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas