Guia da Semana

2014 começa cheio de energia, trazendo algumas das estreias mais esperadas do primeiro semestre. Em janeiro, chegam ao Brasil mais alguns favoritos ao Oscar, como “O Lobo de Wall Street” e “Trapaça”, além das primeiras promessas do ano, como “Ninfomaníaca”, de Lars Von Trier.

+ Confira a lista de lançamentos de 2014 nos cinemas
+ Leia a crítica de “Frozen”
+ Veja as peças de teatro imperdíveis de 2014

Apesar de poucas opções para as crianças, janeiro tem duas animações imperdíveis: "Frozen", da Disney, e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. Para os adolescentes, a dica é o longa “Confissões de Adolescente”, inspirado na série dos anos 90, ou a adaptação do romance “A Menina que Roubava Livros”.

Quem procura um filme mais denso vai poder contar com as estreias de “Pelos Olhos de Maisie” e “Fruitvale Station”.

Confira as principais estreias de janeiro nos cinemas:

Frozen - Uma aventura congelante


A nova animação da Disney tem gostinho de clássico: sua história é inspirada num conto de Hans Christian Andersen (o mesmo que escreveu A Pequena Sereia) e traz duas princesas cheias de personalidade. A primeira é Elsa – capaz de controlar o gelo, ela acidentalmente congela todo o reino e foge para as montanhas. A segunda é Anna, sua irmã caçula que só queria conhecer o mundo, mas acabou provocando a irmã e agora precisa consertar o estrago.

Confissões de adolescente


A série dos anos 90 ganhou sua versão para os cinemas, com roteiro de Matheus Souza (Apenas o Fim). Com participações especiais das antigas protagonistas, o filme renova a história do pai solteiro com quatro filhas em diferentes estágios da adolescência: a mais nova encara seu primeiro amor na escola, outra lida com o bullying e com a escolha da profissão, outra está prestes a perder a virgindade e a mais velha começa a procurar emprego.

Ninfomaníaca – Parte 1


O projeto megalomaníaco de Lars Von Trier chegará aos cinemas em etapas: primeiro, o filme será lançado em duas partes, censuradas (a segunda chega em março). Depois, uma versão completa e sem cortes será exibida no Festival de Cannes de 2014. Por isso, podemos esperar uma “Parte 1” pouco explícita, mas certamente chocante.

Pelos olhos de Maisie


O romance de Henry James inspirou o drama de Scott McGehee e David Siegel, com a pequena Onata Aprile no papel de Maisie. A menina, à primeira vista muito bem cuidada pelos pais (ambos artistas), de repente se vê no meio de um divórcio e de uma luta por sua guarda. Aos poucos, a raiva que os adultos sentem uns pelos outros altera a forma como a tratam e Maisie fica num labirinto de relações mal resolvidas. Pais separados, levem seus lencinhos à sessão.

O menino e o mundo


A animação brasileira foi um dos filmes nacionais mais elogiados do ano pelos críticos. O filme, de Alê Abreu, conta a história de um menino que perde o pai e resolve deixar sua aldeia para conhecer o mundo de fora. Lá, ele encontra as mais estranhas criaturas, incluindo bichos híbridos de máquinas.

O lobo de Wall Street


Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio voltam aos cinemas, desta vez com a história (real) de um corretor da bolsa de Nova York que ficou milionário aos 26 anos, aproveitou a vida, depois mergulhou na decadência até ser preso.

Trapaça


O quarteto David O’Russell (diretor), Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro volta a se unir para tentar repetir o sucesso de “O Lado Bom da Vida”, agora com a ajuda de Christian Bale e Amy Adams. Apesar de ter dividido a crítica americana, “Trapaça” tem fortes chances de concorrer ao Oscar, em várias categorias. O filme acompanha as reviravoltas de um casal de trapaceiros e um agente do FBI. Estreia adiada para 7 de fevereiro.

Fruitvale Station – A última parada


Sucesso absoluto no Festival de Cannes, “Fruitvale Station” promete emocionar o público com a história de Oscar, um jovem de 22 anos da periferia americana, que decide começar a colocar em prática suas resoluções de Ano Novo, tornando-se uma pessoa melhor no último dia de 2008. No caminho, ele encontra diversas pessoas que o fazem perceber que mudar pode ser mais difícil do que parece.

A menina que roubava livros


A adaptação do bestseller de Markus Zusak para os cinemas estreou sem alarde nos Estados Unidos, mas é uma parada obrigatória para os fãs do livro. Sophie Nélisse interpreta Liesel, uma menina que supera os horrores da Segunda Guerra Mundial com a ajuda de livros, que rouba e compartilha com outras vítimas da perseguição.

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Jan 2014.