Guia da Semana

No final da década de 1960, o jornalista Fernando Faro criou o programa Ensaio, para a TV Tupi. Com close no rosto dos artistas entrevistados, perguntas em off e fundo preto, o programa documenta a música brasileira até hoje, na TV Cultura.

Enquanto isso, já nos anos 70, Don Letts, DJ do bar Roxy, em Londres, filmava as primeiras apresentações dos Sex Pixtols, The Clash e The Damned, registrando o início do movimento punk.

>> Confira a programação do circuito alternativo de cinema em SP
>> Estreias no cinema
>> Mostra Ingmar Bergman
>> Vencedores do Festival de Cannes 2012

Não para menos, Fernando Faro e Don Letts são homenageados na 4ª edição do In-Edit, o festival internacional de documentários musicais que acontece entre 01 e 10 de junho, em seis salas de cinema, em São Paulo.

A programação do festival exibe 77 títulos, representando 11 países, nas salas do MIS (Museu da Imagem e do Som), CineSESC, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cine Livraria Cultura e Matilha Cultural, revelando artistas e movimentos musicais.

Entre os destaques brasileiros, o filme Lira Paulistana e Vanguarda Paulista abre o evento contando a história da casa Lira Paulistana, de onde saíram várias tendências musicais entre 1979 e 1986 com Itamar Assumpção, Grupo Rumo, Premeditando o Breque, Titãs, entre outros.

Também aparecem na programação, Marcelo Yuka no caminho das setas, dirigido por Daniela Broitman; Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt e Siba - Nos balés da tormenta, de Caio Jobim e Pablo Francischelli, sobre uma viagem do músico e seu contato com Biu Roque.

Outro movimento importante da música brasileira aparece em Tropicalismo Now, um documentário que mistura intervenções artísticas com entrevistas e atores em pequenos esquetes e conta com Gilberto Gil e André Abujamra.

Para mostrar as raízes do nosso samba, Noel Rosa - Poeta da Vila e do povo, de Dácio Malta; e Nelson Sargento - Memória do Samba, também aparecem na programação.

Outros filmes falam sobre músicos como Lobão (Lobão – Não há estilo sem fracasso), Geraldo Vandré (O que eu sou nunca escondi), Di Melo (Di Melo – O Imorrível) e Nação Zumbi (Pisando em Terra de Reis).

Já a diretora Ana Rieper traça um histórico da música romântica no Brasil com o filme Vou Rifar meu Coração, trazendo artistas como Wando, Odair José, Amado Baptista e Nelson Ned.


The Libertines: There Are No Innocent Bystanders

Os destaques internacionais ficam para George Harrison: Living In The Material World, dirigido por Martin Scorsese; God Bless Ozzy Osbourne, mostrando a vida do artista desde o início do Black Sabbath e Queen: Days of Our Lives.

Também rolam filmes sobre os punks The Libertines (The Libertines: There Are No Innocent Bystanders) e The Clash (The Clash - Westway To The World),além de The Sacred Triangle, sobre a relação entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed, nos anos 70.


Je Suis Venus Vous Dire - Gainsbourg By Gainsbourg

O francês Je Suis Venus Vous Dire - Gainsbourg By Gainsbourg, de Pierre-Henry Salfati, reúne material de áudio e vídeo de Serge Gainsbourg e passa por sua música, pintura, poesia e vai até sua relação com Brigitte Bardot e Jane Birkin. Vale também conferir Troubadours, sobre compositores norte-americanos como Carole King e James Taylor.

Confira a programação completa de cada sala:
MIS
CineSESC
Cinemateca Brasileira
Cine Olido
Cine Livraria Cultura

Matilha Cultural

Por Mariana Morais

Atualizado em 8 Jun 2012.