Guia da Semana

2013 foi um ano bem criativo para os editores de trailers. Grandes filmes foram impulsionados pela expectativa criada por esses pequenos vídeos, de um ou dois minutos, capazes de transmitir ao futuro espectador não apenas a história, mas o clima e algumas das sensações que ele irá experimentar com o filme.

+ Conheça o especial Melhores de 2013 no Guia da Semana
+ Saiba quais foram os melhores filmes do ano para a redação do Guia da Semana

+ Relembre os melhores filmes de terror de 2013
+ Confira as estreias de cinema de 2014

Entre os trailers que marcaram o ano, dois se destacam pelo barulho que causaram na rede muito antes de seus filmes alcançarem a telona: o de Homem de Aço e o de Gravidade. Homem de Aço, aliás, ganhou uma série de trailers impactantes, com música e diálogos que o afastavam do padrão de filme com super-herói. Selecionamos aqui o que mais emocionou o público – o que focaliza a relação entre Clark e seus dois pais.

Já o trailer “I’ve Got You” de Gravidade conseguiu reproduzir as sensações de impotência e desespero, anunciando a trajetória de imprevistos e superações que a personagem iria enfrentar. Quem também conseguiu elevar a adrenalina dos fãs antes da chegada do filme foi o trailer de Círculo de Fogo, que evocou o clássico "Godzilla" ao mesmo tempo em que mostrou um ambiente de guerra e superação (com direito a uma frase de efeito à la "300").

A campanha de Meu Malvado Favorito 2 começou cedo: no Halloween de 2012, a Universal lançou o trailer temático, com uma simpática cena envolvendo dois minions e uma nave espacial. Jogada certeira, já que as criaturas são o que há de melhor no segundo filme da franquia.

O terror Invocação do Mal também ganhou com o boca-a-boca, que cresceu apoiado em boatos, relatos de espectadores assustados, lendas e um trailer assustador. Do outro lado da balança, o romance francês A Espuma dos Dias cativou seu público com imagens surrealistas e músicas “feel good”, misturando um velho jazz com o recente sucesso da banda indie The Lumineers, “Hey Ho”.

Dois filmes que ainda não chegaram ao Brasil completam a lista com trailers “sensoriais”, um explorando os sons e o outro, a água: o primeiro é o remake de Oldboy por Spike Lee, que estreia em dezembro; o segundo é O Grande Mestre, filme de artes marciais de Wong Kar Wai que foi exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e deve estrear no ano que vem.

Confira a seleção do Guia da Semana com os melhores trailers de 2013:

Invocação do Mal

Gravidade (I’ve got you)

Meu Malvado Favorito 2 (Halloween)

Oldboy (Preparing Your Stay)

O Grande Mestre

O Homem de Aço

A Espuma dos Dias

Círculo de Fogo

Por Juliana Varella

Atualizado em 17 Dez 2013.