Guia da Semana

Mais uma superprodução inspirada nos textos bíblicos está chegando aos cinemas, desta vez contando a história de Moisés (Christian Bale) e sua turbulenta relação com o faraó Ramsés II (Joel Edgerton), numa jornada que culminará na grande fuga que dá nome ao filme.

Êxodo – Deuses e Reis” estreia no dia 25 de dezembro e tem direção de Ridley Scott. Confira os melhores motivos para ver o filme:

1. Christian Bale interpreta Moisés


Não basta ser o Batman, Bale agora vai abrir o mar e salvar os hebreus do domínio do faraó Ramsés II. O ator tem um histórico de assumir papéis difíceis e bem variados, portanto, se depender dele, Moisés terá uma carga dramática mais forte do que já se viu em qualquer outro filme.

2. Aaron Paul é seu braço-direito


Ele foi descoberto na série de TV Breaking Bad e agora é o queridinho dos diretores em Hollywood. Mas não é por acaso: Aaron Paul tem talento e personalidade, por isso, é perfeito para papéis de jovens ousados, como Josué – pupilo de Moisés no filme.

3. Os efeitos especiais são de cair o queixo


Os filmes de Ridley Scott são conhecidos por seus orçamentos estratosféricos, mas também pela alta qualidade dos efeitos visuais. No caso de Êxodo, a tecnologia não estará apenas no mar dividido, mas também na criação de um exuberante Egito antigo, em cenas de guerra (com direito a cavalos e armaduras) e na representação das pragas que atingem o reino.

4. Todas as religiões são bem vindas


Ou nenhuma. O diretor do filme, Ridley Scott, é ateu e escolheu essa história para mostrar como diferentes povos já entraram em guerra em nome de seus respectivos deuses, mascarando interesses econômicos e políticos por trás de um discurso religioso. Apesar disso, Êxodo não deixará de exaltar o caráter religioso e milagroso da peregrinação de Moisés. Como Scott, outro diretor ateu a dirigir um épico bíblico foi Darren Aronofsky (Noé).

Por Juliana Varella

Atualizado em 15 Dez 2014.