Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação completa da Mostra
+ Veja a programação completa do dia 23/10 na Mostra
+ Confira a programação grátis da Mostra

+ Saiba quais são os filmes imperdíveis da Mostra
+ Veja quem são os diretores convidados da Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra nesta quarta-feira, 23 de outubro:

3x3D (Jean-Luc Godard, Peter Greenaway, Edgar Pêra, 70', Portugal, 16 Anos)

Dividido em três pequenos filmes, “3x3D” explora as possibilidades do 3D no cinema enquanto presta homenagem à cidade portuguesa de Guimarães. Com um nome forte como Jean-Luc Godard (sim, ainda ativo), o longa pode se dar ao luxo de ser experimental, sem deixar de arrastar legiões de fãs às salas de todo o mundo. Enquanto Peter Greenaway faz uma mistura mais convencional – transformando prédios históricos e personalidades em viagens psicodélicas, Godard lembra, justamente, que o 3D está acabando com o cinema como narrativa e reúne imagens de filmes clássicos, lado-a-lado com blockbusters contemporâneos para mostrar a evolução da manipulação de imagens.

22h - Cinesesc

Ilo Ilo (Anthony Chen, 99', Singapura, Livre)

O longa de Anthony Chen, de Singapura, foi considerado delicado e cativante nos festivais por onde passou, oferecendo uma reflexão sobre a condição das crianças deixadas em casas enquanto seus pais trabalham, muitas vezes durante o dia todo. Jiale é um garoto de 10 anos que ganha uma babá filipina, da província de llo Ilo, depois de começar a ter problemas na escola por falta de atenção. O filme se centra na relação entre o garoto e a nova figura materna.

21h30 - Espaço Itaú De Cinema - Pompeia 1

Les Garçons Et Guillaume, À Table! (Les Garçons Et Guillaume, À Table!, Guillaume Gallienne, 85', França, Bélgica, Livre)

Na comédia de Guillaume Gallienne, o diretor-ator de 41 anos interpreta múltiplos personagens na tela – de si mesmo (criança, adolescente ou adulto) à sua mãe. A experiência no teatro com o grupo da Comédie Française certamente ajudou nas caracterizações. A história aborda o amadurecimento de um garoto em crise com a própria sexualidade e traz Diane Kruger no elenco.

19h - Cinemark -Shopping Cidade Jardim 6

Espadas Voadoras (Flying Swords Of Dragon Gate, Hark Tsui, 122', China,16 Anos)

Para os fãs de lutas coreografadas e cenários de encher os olhos, o novo filme de Hark Tsui com Jet Li será um deleite. O longa se passa três anos após “Dragon Inn”, quando uma nova pousada foi construída e agora é ocupada por caçadores de recompensas, que buscam um tesouro lendário.

15h - CCSP -Sala Lima Barreto

De Volta A 1942 (Back To 1942, Xiaogang Feng, 145', China, 16 Anos)

Em 1942, a província chinesa de Henan passa por uma crise generalizada de fome, causada pela seca, por tragédias naturais e pela guerra contra o Japão. O filme traz estrelas locais e internacionais, com nomes como Chen Daoming, Li Xuejian, Adrien Brody e Tim Robbins.

17h30 - CCSP -Sala Lima Barreto

Por Juliana Varella

Atualizado em 23 Out 2013.