Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação do dia 31/10 na Mostra
+ Consulte a programação completa da Mostra
+ Saiba quais são os filmes imperdíveis da Mostra

+ Conheça a programação grátis da Mostra
+ Veja quem são os diretores convidados da Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra nesta quinta-feira, 31 de outubro:

Maratona Ozu:

A Rotina tem seu Encanto (Sanma no Aji, Yasujiro Ozu, Japão, 1962, 112min, Livre)
Flor do Equinócio (Higanbana, Yasujiro Ozu, Japão, 1958, 118 min)
Era Uma Vez em Tóquio (Tôkyô Monogatari, Yasujiro Ozu, Japão, 1953, 135min, 18 anos)

O cineasta japonês, considerado o mestre em retratar a família “nua e crua” no cinema, ganha uma maratona no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca a partir das 15h40. O “combo” se encerra com “Era Uma Vez Em Tóquio”, comédia dramática sobre um casal que viaja à capital para visitar os filhos, mas é recebido com indiferença.


15h40 / 17h50 / 20h - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 3

O Grande Mestre (Yi Dai Zong Shi, Wong Kar Wai, Hong Kong, 2013, 120 min, 18 anos)

Wong Kar Wai tem seu lugar cravado como um dos maiores cineastas chineses da contemporaneidade. Isso já seria suficiente para provar que “O Grande Mestre” é um filme imperdível, mas há ainda mais em cena: a bela Ziyi Zhang (O Tigre e o Dragão, cujo coreógrafo também está no filme) contracena com Tony Leung, que interpreta ninguém menos que o treinador de Bruce Lee, Ip Man. O filme acompanha a história do artista marcial durante os anos 30, quando lutadores se enfrentavam para defender a honra de suas famílias. Após vencer um grande mestre, Man precisa enfrentar a filha do adversário (Zhang), que busca provar seu valor para que o pai a escolha como sucessora.


16h - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 4

Cidade Cinza (idem, Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, Brasil/Reino Unido, 2012, 85 min, Livre)

O documentário de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo mostra a realidade do grafite no Brasil, partindo de uma situação inusitada para provocar a reflexão: enquanto um artista pintava as paredes do museu Tate Modern, em Londres, um mural de sua autoria era apagado pela prefeitura em São Paulo.

19h30 - Vão Livre Do Masp

Que Estranho Chamar-se Federico — Scola Conta Fellini (Che strano chiamarsi Federico, Ettore Scola, Itália, 2013, 93 min, 16 anos)

Vinte anos após a morte de Federico Fellini, o público tem a chance de conhecê-lo melhor pelos olhos de outro diretor, Ettore Scola. Os dois foram amigos por muitos anos e o documentário, mais do que mostrar a trajetória biográfica do artista, escolhe uma abordagem mais bem-humorada e intimista, como uma homenagem de quem conhece muito bem o biografado. O filme encerra a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, após a cerimônia que começa às 20h.


21h - Cinesesc

Por Juliana Varella

Atualizado em 31 Out 2013.