Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação da Mostra no dia 21/10
+ Conheça a programação grátis da Mostra 2013
+ Veja a lista completa de filmes da Mostra 2013
+ Veja os candidatos ao Oscar de Filme Estrangeiro que estarão na Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra nesta segunda-feira, 21 de outubro:

Heremias Livro Um: A Lenda Da Princesa Lagarto (Heremias : Unang Aklat -Ang Alamat Ng Prinsesang Bayawak, Lav Diaz, 540', Filipinas, Holanda, Suécia, 18 Anos)

Dizer que “Heremias” é um filme imperdível da Mostra seria no mínimo cruel, mas este é um programa obrigatório para cinéfilos persistentes, que procuram esquisitices no panorama do festival. O épico, afinal, tem nada menos que nove horas de duração – e esta é apenas a primeira metade da história, dividida em dois “livros”. O filme acompanha a jornada de um jovem do campo, que presencia a maldade e a violência sem se deixar corromper.

14h - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 5

Inside Llewyin Davis (Ethan Coen, Joel Coen, 105', Estados Unidos, França, 16 Anos)

O novo filme dos irmãos Coen, que também abre a Mostra, volta aos anos 60 e ao ambiente que viu crescer grandes talentos da música norte-americana. O protagonista é, como eles, um músico (Oscar Isaac), mas sua trajetória não encontra tantas oportunidades e sucesso quanto as de seus contemporâneos. Com Justin Timberlake e Carrey Mulligan.

21h30 - Cine Livraria Cultura 1

Círculos (Krugovi, Srdan Glolubovic, 110', França, Sérvia, Alemanha, Eslovênia, Croácia, 16 Anos)

Partindo de um ato violento cometido em 1993, o longa do diretor servo analisa o impacto da guerra no comportamento psicológico e emocional das pessoas, indo e voltando no tempo para conferir as consequências daquele ato. “Círculos” foi exibido em Sundance.

19h20 - Cinesesc

São Silvestre (Lina Chamie, 80', Brasil, Livre)

Não haveria lugar mais apropriado para se assistir ao novo documentário de Lina Chamie se não no coração da Avenida Paulista. Em “São Silvestre”, a cineasta tenta captar na tela a emoção de quem percorre os 15 km da mais tradicional corrida de rua de São Paulo, realizada sempre no dia 31 de dezembro.

19h30 - Vão Livre Do Masp

Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Out 2013.