Guia da Semana

A Academia divulgou os grandes vencedores do Oscar 2012 na noite de domingo, 26. O destaque da edição foi o francês O Artista. Além deste, muitos longas vencedores e indicados estão em cartaz, outros têm data de estreia prevista para os próximos meses e alguns até já podem ser encontrados em DVD/ Blu-ray.

Confira os horários e salas de cinema que exibem os filmes que participaram da maior disputa de Hollywood.

* Clique nos títulos para saber mais informações: sinopse, trailers, local de exibição e horários

VENCEDORES:

O Artista

Grande vencedor da edição 2012 do Oscar, O Artista levou os prêmios de melhor filme, diretor, ator, trilha sonora original e figurino.

A história que homenageia o cinema mudo estreou sendo alvo de grande expectativa do público, já que recebeu 10 indicações ao prêmio.

A Invenção de Hugo Cabret

O filme assinado por Martin Scorsese liderava a lista de indicados com 11 categorias, mas levou cinco troféus em categorias técnicas (melhores efeitos visuais, edição de som, mixagem de som, direção de arte e fotografia).

A obra marca a estreia do diretor em uma produção em 3D e para o público infanto-juvenil.

A Dama de Ferro

Vencedor da categoria melhor maquiagem, o filme também rendeu a estatueta de melhor atriz para Meryl Streep (em sua 17ª indicação ao Oscar).

O filme lança um olhar humanizado sobre a mulher de forte personalidade que se destacou no cenário político do Reino Unido no século 20. No papel de Margaret Thatcher, a atriz Meryl Streep ganhou sua terceira estatueta.



Os Descendentes

Estrelado por George Clooney (que estava entre os indicados na categoria melhor ator, mas perdeu para Jean Dujardin, de O Artista), o filme ganhou o troféu de melhor roteiro adaptado.

Na lista dos indicados, a produção também aparecia na disputa pelos títulos de melhor filme, diretor e montagem.






Histórias Cruzadas

O filme que leva para as telonas o preconceito e a segregação racial da década de 60 rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer.

A obra ainda concorria aos prêmios de melhor filme e atriz (Viola Davis).


A Separação

O mais comentado filme estrangeiro que figurava na disputa ao Oscar 2012 confirmou o favoritismo e levou a estatueta.

Inicialmente, o longa era uma das opções em cinemas mais alternativos de São Paulo, mas conseguiu espaço em salas do circuito comercial.

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

A história dirigida por David Fincher figurou entre as estreias de janeiro. A adaptação hollywoodiana para o suspense sueco venceu o Oscar na categoria melhor montagem, mas também recebeu indicação para melhor atriz (Rooney Mara).

Os Muppets


O filme, que estreou no dia 2 dezembro continua em cartaz em algumas salas para quem ainda não conferiu a nova aventura de Kermit, Miss Pig e toda a turma.

No Oscar 2012 o longa bateu a animação RIO (que concorria com uma canção de Carlinhos Brown) e levou a estatueta de melhor canção original.


Meia-Noite Em Paris

O filme assinado por Woody Allen estreou em junho de 2011 e não está mais em cartaz, mas já pode ser visto em DVD e Blu-ray.

O filme, que também estava concorrendo nas categorias melhor filme e diretor (Woody Allen), levou a estatueta de melhor roteiro original.

INDICADOS:

Albert Nobbs

Protagonista do filme, Glenn Close estava entre as concorrentes ao prêmio de melhor atriz pela interpretação do personagem-título.

No longa, o mordomo Albert Nobbs é, na verdade, uma mulher que, na Irlanda do século 19, se traveste de homem para poder trabalhar e viver com o mínimo de dignidade.

A atriz perdeu o troféu para Meryl Streep (A Dama de Ferro).


Tão Forte e Tão Perto


Com Tom Hanks e Sandra Bullock no elenco, o drama estava entre os indicados aos prêmios de melhor filme e ator coadjuvante.

O primeiro ficou para o longa francês O Artista, enquanto Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) levou o segundo.


O Homem que Mudou o Jogo

Protagonizado por Brad Pitt (que concorreu na categoria melhor ator), o filme ainda constava entre os indicados ao Oscar 2012 como melhor filme e ator coadjuvante (para Jonah Hill).

Cavalo de Guerra

A produção assinada por Steven Spielberg estava na expectativa do Oscar 2012. Indicado em seis categorias, entre elas melhor filme e fotografia, o longa acabou não vencendo em nenhuma.

Mas continua em cartaz para quem quiser conferir a obra.



As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne

Também assinado por Steven Spielberg, o filme está em cartaz desde o dia 20 de janeiro. A superprodução ficou fora da categoria melhor animação por ter sido feita com a técnica de captura de movimentos, mas concorria ao prêmio de melhor trilha sonora original.

O vencedor da categoria foi o filme O Artista.

Gato de Botas

Um dos candidatos ao título de melhor longa de animação estreou no dia 9 de dezembro, mas ainda se mantém em cartaz nos cinemas das principais capitais.

O filme perdeu a estatueta para o camaleão que sofre com crisa de identidade Rango (esta animação já pode ser conferida em DVD e Blu-ray).




Sete Dias Com Marilyn

O longa ainda não chegou ao Brasil (a previsão de estreia é 23 de março), mas estava entre os indicados nas categorias melhor atriz (Michelle Williams) e melhor ator coadjuvante (Kenneth Branagh).




Por Jussi Maria e Mariana Viola

Atualizado em 10 Abr 2012.