Guia da Semana

Produções independentes baseadas em uma história ou personagem já existente, os fan films são uma das formas encontradas pelos fãs para contarem, com muita criatividade e sob um olhar único, como sagas favoritas se desdobrariam caso fosse dada à eles a missão de chefiar uma produção.

+ Confira a programação de cinema na sua cidade
+ Veja nossa lista com 8 filmes realistas sobre o espaço

Por vezes, as obras são produzidas em parcerias com estúdios independentes de produção de filmes ou efeitos especiais, o que dá a alguns deles uma aparência profissional – levando muitos a acreditar que tudo se trata de algo relacionado às grandes produções originais.

Focando em personagens secundários ou de apoio em obras originais, fazendo remakes, histórias paralelas e reinventando tudo do zero, o Guia da Semana selecionou para você alguns dos melhores fan films já produzidos. Confira!

Chapulin Colorado

Para quem acha que Chapolin Colorado é amado apenas no Brasil e no México, se engana: esta produção estadunidense é de fazer o queixo cair. Dando ao herói um ar mais sério, sombrio e (por quê não) real, o fan film trata do Vermelhinho de um jeito que provavelmente nem a Televisa e Roberto Bolaños imaginaram ver.

Batman: Dead End

Com uma maquiagem caprichada, interpretação de deixar muito ator profissional no chinelo e efeitos sonoros que mais parecem de uma grande produção, neste fan film vemos como a referência dos quadrinhos se faz presente, tanto nos diálogos quanto na edição – planos, cortes e figurino condizentes aos que vemos nas tiras do super herói.

Spider-Man: Eclipse

Lutas coreografadas, uma fotografia impecável e um figurino que não parece ter sido confeccionado por amadores, este fan film do Homem Aranha é um excelente exemplo de como um fã, apaixonado por algo, é capaz de produzir obras incríveis sem depender de grandes estúdios. Mostrando um personagem em meio a um mundo cruel e hostil, o curta conta com efeitos especiais e muita ação do começo ao fim

Star Wars x Dragon Ball Z

Em campo aberto, neste fan film vemos como seria uma luta entre duas das paixões do mundo nerd: um Jedi contra um Saiajin. Armados com um sabre de luz e a capacidade de soltar kamehamehas, a alucinante busca pelas esferas do dragão é o mote para esta trama que acontece em um mundo cinematográfico paralelo ao nosso.

Mortal Kombat

A produção parece profissional: maquiagem excelente, fotografia com nível cinematográfico e trilha sonora que casa perfeitamente com as cenas. Tudo isso, na verdade, foi feito por fãs da conhecida franquia de jogos Mortal Kombat – e o fan film deu tão certo que acabou virando uma web série chamada “Mortal Combat Legacy”.

Street Fighter Legacy

Também falando de um jogo de luta, em Street Figther Legacy a ação fica por conta do encontro de Ryu com Ken, encenando um dos mais clássicos combates do jogo. Com tudo muito bem ensaiado e um figurino idêntico ao jogo, é como assistir ao demo encenado seres humanos reais.

O Justiceiro

Em um curta não oficial, Thomas Jane que interpretou o personagem principal no filme oficial de 2004, vive seu personagem neste fan film que chega a dar inveja em muitos trailers de produções profissionais.

Por Leila Vieira

Atualizado em 16 Mar 2014.